Matemática para Áudio 1

Licenciatura em Tecnologias da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
22.5
Area científica:
TM
Ano curricular:
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
Tipo (1):
Docente responsavel:
Gonçalo Marques
Carga horária do docente responsável na UC:
22.5
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Melhorar a preparação anterior dos estudantes na área da Matemática em diversas matérias necessárias ao desenvolvimento das UCs, da área científica, onde a matemática é essencial.

Conteúdos Programáticos:

Revisão da Linguagem básica da Matemática; conjuntos e funções. Conjuntos de números naturais inteiros racionais e reais. Números complexos. Limites de sucessões e funções. Limites e continuidade de funções reais de variável real. Derivadas, integração e primitivação. Álgebra; Expoentes e radicais; Equações lineares; Funções e gráficos; Sistemas de equações simultâneas; Equações quadráticas; Funções polinomiais; Teorema binomial; Permutações e combinações; Trigonometria; Funções exponenciais e logarítmicas; Vectores; Triângulos; Geometria analítica do 1º e 2º grau; Séries aritméticas e geométricas; Números complexos; Transformação de coordenadas; Equações paramétricas; Matrizes; Determinantes

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objetivo da UC a aquisição de saberes e competências para que o aluno possa intervir numa diversidade de contextos, os conteúdos programáticos indicados são selecionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas do ponto de vista da formação matemática para a abordagem das outras UCs que necessitam de competências sólidas na área.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação pelo docente, complementada com o seu estudo e abordagem dos exercícios e actividades realizadas na aula, com vista à aquisição dos conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. Aula em turma. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas atividades desenvolvidas em aula, incluindo trabalhos e testes, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C. AVALIAÇÃO CONTÍNUA AF= T1x0.5+T2x0.5 AF ­ Avaliação Final; T1 ­ Teste 1; T2 ­ Teste 2. Máximo de faltas para ter aproveitamento na avaliação contínua: 3 (exceto trabalhadores estudantes). Os estudantes que não tenham completado a Avaliação Contínua, ou reprovado por faltas poderão apresentar-se a Exame na Época Normal e se reprovarem poderão ainda apresentar-se na Época de Recurso. Os estudantes que tenham reprovado na Avaliação Contínua poderão apresentar-se a Exame apenas na Época de Recurso.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames e pelo melhor aproveitamento na abordagem das outras UCs onde a matemática é fundamental.

Bibliografia:

Apostol, Tom, M. (1998), Cálculus Vol. 1, Barcelona: Ed. Reverté, S. A.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)