Matemática para Áudio 2 |
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Matemática para Áudio 2
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Melhorar a preparação anterior dos estudantes na área da Matemática em diversas matérias necessárias ao desenvolvimento das UCs, da área científica, onde a matemática é essencial.
Noções e probabilidades discretas e contínuas. Noções básicas de estatística descritiva. Testes de hipótese. Matrizes. Espaços vectoriais e formas lineares. Resolução de sistemas de equações lineares. Limites e continuidade de funções. Cálculo diferencial. Derivadas. Função composta e função implícita. Máximos, mínimos e pontos de inflexão. Derivadas parciais. Cálculo integral. Primitivas. Integral definido. Aplicações do cálculo integral: área e comprimento de um arco. Aplicações do cálculo integral: volume. Séries infinitas. Séries de potências. Equações diferenciais de 1ª e 2ª ordem. Fundamentos de probabilidades e estatística
Sendo objetivo da UC a aquisição de saberes e competências para que o aluno possa intervir numa diversidade de contextos, os conteúdos programáticos indicados são selecionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas do ponto de vista da formação matemática para a abordagem das outras UCs que necessitam de competências sólidas na área.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação pelo docente, complementada com o seu estudo e abordagem dos exercícios e actividades realizadas na aula, com vista à aquisição dos conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. Aula em turma. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas atividades desenvolvidas em aula, incluindo trabalhos e testes, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C. AVALIAÇÃO CONTÍNUA AF= T1x0.5+T2x0.5 AF Avaliação Final; T1 Teste 1; T2 Teste 2. Máximo de faltas para ter aproveitamento na avaliação contínua: 3 (exceto trabalhadores estudantes). Os estudantes que não tenham completado a Avaliação Contínua, ou reprovado por faltas poderão apresentar-se a Exame na Época Normal e se reprovarem poderão ainda apresentar-se na Época de Recurso. Os estudantes que tenham reprovado na Avaliação Contínua poderão apresentar-se a Exame apenas na Época de Recurso.
A coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem é aferida através do desempenho e evolução do aluno nas aulas, nas apresentações de trabalhos, testes e/ou exames e pelo melhor aproveitamento na abordagem das outras UCs onde a matemática é fundamental.
Strang, Gilbert (2005), Linear Algebra and Its application, Thomson Broos/Cole. Bento . Murteira (1992), robabilidades e estatística, McGraill
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)