Matemática para Áudio 2

Matemática para Áudio 2
Curso:
Licenciatura em Tecnologias da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
22.5
Area científica:
TM
Ano curricular:
1
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
3
Tipo (1):
T
Docente responsavel:
Gonçalo Marques
Carga horária do docente responsável na UC:
22.5
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Melhorar a preparação anterior dos estudantes na área da Matemática em diversas matérias necessárias ao desenvolvimento das UCs, da área científica, onde a matemática é essencial.

Conteúdos Programáticos:

Noções e probabilidades discretas e contínuas. Noções básicas de estatística descritiva. Testes de hipótese. Matrizes. Espaços vectoriais e formas lineares. Resolução de sistemas de equações lineares. Limites e continuidade de funções. Cálculo diferencial. Derivadas. Função composta e função implícita. Máximos, mínimos e pontos de inflexão. Derivadas parciais. Cálculo integral. Primitivas. Integral definido. Aplicações do cálculo integral: área e comprimento de um arco. Aplicações do cálculo integral: volume. Séries infinitas. Séries de potências. Equações diferenciais de 1ª e 2ª ordem. Fundamentos de probabilidades e estatística

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objetivo da UC a aquisição de saberes e competências para que o aluno possa intervir numa diversidade de contextos, os conteúdos programáticos indicados são selecionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas do ponto de vista da formação matemática para a abordagem das outras UCs que necessitam de competências sólidas na área.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação pelo docente, complementada com o seu estudo e abordagem dos exercícios e actividades realizadas na aula, com vista à aquisição dos conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. Aula em turma. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas atividades desenvolvidas em aula, incluindo trabalhos e testes, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C. AVALIAÇÃO CONTÍNUA AF= T1x0.5+T2x0.5 AF ­ Avaliação Final; T1 ­ Teste 1; T2 ­ Teste 2. Máximo de faltas para ter aproveitamento na avaliação contínua: 3 (exceto trabalhadores estudantes). Os estudantes que não tenham completado a Avaliação Contínua, ou reprovado por faltas poderão apresentar-se a Exame na Época Normal e se reprovarem poderão ainda apresentar-se na Época de Recurso. Os estudantes que tenham reprovado na Avaliação Contínua poderão apresentar-se a Exame apenas na Época de Recurso.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem é aferida através do desempenho e evolução do aluno nas aulas, nas apresentações de trabalhos, testes e/ou exames e pelo melhor aproveitamento na abordagem das outras UCs onde a matemática é fundamental.

Bibliografia:

Strang, Gilbert (2005), Linear Algebra and Its application, Thomson Broos/Cole. Bento . Murteira (1992), robabilidades e estatística, McGra­ill

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)