Medições e Equipamentos 1

Licenciatura em Tecnologias da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
37.5
Area científica:
TM
Ano curricular:
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Augusto Silva
Carga horária do docente responsável na UC:
37.5
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Saber avaliar objectivamente um equipamento ou sistema de áudio. Estudar as diversas normas de medição de características de sinais de áudio. Conhecer os erros introduzidos pelos equipamentos de áudio. Conhecer os equipamentos, as técnicas e os métodos utilizados em medições de sinais de áudio.

Conteúdos Programáticos:

Qualidade, características e medições. Testes objectivos vs. subjectivos – vantagens e desvantagens, Medições eléctricas fundamentais. Sistemas lineares e não lineares. Tipos de erros. Sinais de teste. Técnicas de medição em áudio. Normas e recomendações. Analisador para testes de áudio

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos ligados ao áudio, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na exposição sistemática e organizada da informação pelo docente, sendo complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C.. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de temas, outras provas, testes ou exames.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e outras provas.

Bibliografia:

Electronic Test Instruments: Analog and Digital Measurements - Robert A. Witte. Electronic Measurements and Instrumentation - Cage Oliver. Audio Measurement Handbook – Bob Metzler. APx500 Users manual – Audio Precision. Audio Specifications – Rane Note. How to write (and read) audio specifications - David Mathew

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)