Metodologia da Investigação (MEM) 1

Mestrado em Ensino da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
Area científica:
CS
Ano curricular:
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
Tipo (1):
Docente responsavel:
Ricardo Pinheiro
Carga horária do docente responsável na UC:
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver conhecimentos e competências no âmbito das metodologias e técnicas de investigação aplicadas à pesquisa na área das ciências musicais e no ensino da música. Desenvolver o rigor científico nos processos de pesquisa, domínio da bibliografia e musicografia. Desenvolver a reflexão e o espírito crítico. Estimular competências com vista a aprendizagem autónoma ao longo da vida. Conceptualizar, conduzir e concluir projectos de cariz científico no domínio das ciências musicais. Estimular as capacidades de expressão escrita e oral no domínio em estudo.

Conteúdos Programáticos:

• Normas para a elaboração de recensões críticas e trabalhos académicos
  • O âmbito das Ciências Musicais
  • O que é ciência e investigação?
  • Problemática e perguntas de investigação
  • O processo de investigação
  • A Pesquisa bibliográfica e documental
    • Identificação de bibliografia adequada
    • Leitura e análise de bibliografia
    • Referências bibliográficas
      • Normas da APA
      • ISSN, ISBN e DOI
      • Fichas de Leitura
  • Perspectivas epistemológicas
  • Perspectivas teóricas e paradigmas de investigação
  • Estudos quantitativos, qualitativos e mistos
  • Observação, entrevistas, questionários e diários
  • Estudos etnográficos
  • Investigação científica e ética
  • Realização de um projecto de investigação

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Os conteúdos programáticos abrangem um conjunto alargado de campos de trabalho no âmbito da Investigação em Ciências Sociais, especialmente no campo das Ciências Musicais e Ensino. O conhecimento sobre Metodologia de Investigação que se espera que o aluno adquira irá contribuir para a elaboração de projectos de investigação no âmbito da Musicologia e do Ensino que, por sua, vez contribuirão também para o aprofundar da sua perspectiva pessoal enquanto músicos.

Método de Ensino e de Avaliação:

O ensino articula o método expositivo, e a reflexão e debate em grande grupo, com a realização prática de exercícios e trabalhos conducentes ao aprofundamento e consolidação das competências e conhecimentos desenvolvidos, com vista à aquisição dos conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C.. Realização um pequeno projecto de investigação. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas atividades desenvolvidas em aula, incluindo trabalhos e apresentações obrigatórias, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C. Os alunos sem avaliação contínua terão acesso a exame final escrito.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A metodologia de ensino é adequada aos objectivos da unidade curricular, já que permite a apresentação de tópicos com um largo alcance de aplicabilidade, e possibilita a partilha de perspectivas sobre tópicos de investigação no âmbito da Musicologia e do Ensino. A metodologia de avaliação é adequada, visto que materializa a aquisição dos conhecimentos e das competências acima descritas e prepara os estudantes para a o processo de investigação que irá levar à conclusão do ciclo de estudos.

Bibliografia:

Bell, J. (2010). Como Realizar Um Projecto de Investigação. Lisboa: Gradiva.

Coutinho, C. P. (2021). Metodologia da Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Coimbra: Edições Almedina.

Eco, H. (2015). Como Se Faz Uma Tese Em Ciências Humanas. Lisboa: Editorial Presença.

Gray, D. (2021). Doing Research in the Real World. 5th ed. London: Sage.

Phelps, R., Ferrara, L., Goolsby, T. (1993). A Guide to Research in Music Education. Metuchen, N.J., and London: The Scarecrow Press.

Preece, R. (1994). Starting Research: An Introduction To Academic Research And Dissertation Writing. London: Pinter Publishers.

Sadie, Stanley. (1980). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan Publishers.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)