Metodologia da Investigação (MEM) 1 |
---|
Metodologia da Investigação (MEM) 1
|
Desenvolver conhecimentos e competências no âmbito das metodologias e técnicas de investigação aplicadas à pesquisa na área das ciências musicais e no ensino da música. Desenvolver o rigor científico nos processos de pesquisa, domínio da bibliografia e musicografia. Desenvolver a reflexão e o espírito crítico. Estimular competências com vista a aprendizagem autónoma ao longo da vida. Conceptualizar, conduzir e concluir projectos de cariz científico no domínio das ciências musicais. Estimular as capacidades de expressão escrita e oral no domínio em estudo.
Os conteúdos programáticos abrangem um conjunto alargado de campos de trabalho no âmbito da Investigação em Ciências Sociais, especialmente no campo das Ciências Musicais e Ensino. O conhecimento sobre Metodologia de Investigação que se espera que o aluno adquira irá contribuir para a elaboração de projectos de investigação no âmbito da Musicologia e do Ensino que, por sua, vez contribuirão também para o aprofundar da sua perspectiva pessoal enquanto músicos.
O ensino articula o método expositivo, e a reflexão e debate em grande grupo, com a realização prática de exercícios e trabalhos conducentes ao aprofundamento e consolidação das competências e conhecimentos desenvolvidos, com vista à aquisição dos conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C.. Realização um pequeno projecto de investigação. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas atividades desenvolvidas em aula, incluindo trabalhos e apresentações obrigatórias, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C. Os alunos sem avaliação contínua terão acesso a exame final escrito.
A metodologia de ensino é adequada aos objectivos da unidade curricular, já que permite a apresentação de tópicos com um largo alcance de aplicabilidade, e possibilita a partilha de perspectivas sobre tópicos de investigação no âmbito da Musicologia e do Ensino. A metodologia de avaliação é adequada, visto que materializa a aquisição dos conhecimentos e das competências acima descritas e prepara os estudantes para a o processo de investigação que irá levar à conclusão do ciclo de estudos.
Bell, J. (2010). Como Realizar Um Projecto de Investigação. Lisboa: Gradiva.
Coutinho, C. P. (2021). Metodologia da Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Coimbra: Edições Almedina.
Eco, H. (2015). Como Se Faz Uma Tese Em Ciências Humanas. Lisboa: Editorial Presença.
Gray, D. (2021). Doing Research in the Real World. 5th ed. London: Sage.
Phelps, R., Ferrara, L., Goolsby, T. (1993). A Guide to Research in Music Education. Metuchen, N.J., and London: The Scarecrow Press.
Preece, R. (1994). Starting Research: An Introduction To Academic Research And Dissertation Writing. London: Pinter Publishers.
Sadie, Stanley. (1980). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan Publishers.
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)