Metodologia da Investigação Musical 1

Mestrado em Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
Area científica:
CS
Ano curricular:
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
Tipo (1):
Docente responsavel:
Francisco Cardoso
Carga horária do docente responsável na UC:
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os alicerces teóricos da investigação no âmbito das ciências sociais. Conhecer possibilidades de investigação no âmbito da Musicologia. Adquirir competências associadas à selecção e leitura especializada de literatura no âmbito das ciências sociais e da musicologia. Adquirir as competências necessárias para a elaboração de uma proposta de projecto de investigação._x000B_

Conteúdos Programáticos:

Perspectivas Teóricas; Perguntas de Investigação; Natureza da Investigação; Musicologia; Paradigmas; Processo de Investigação; Entrevistas; Transcrição; Questionários; Observação; Investigação-Acção; Estudos Quantitativos; Estudos Qualitativos; Estudos Mistos; Estudos Etnográficos; Fenomenologia; Diários; Cuidados Éticos; Análise Quantitativa; Análise Qualitativa; Estudos de Caso.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Os conteúdos programáticos abrangem um conjunto alargado de campos de trabalho no âmbito da Investigação em Ciências Sociais, em Musicologia Por sua vez, a aquisição do conhecimento na área da Metodologia de Investigação permitirá ao estudante equacionar linhas alternativas para a prática musical enquanto performer. O conhecimento sobre Metodologia de Investigação que se espera que o aluno adquira irá contribuir para a elaboração de projectos de investigação no âmbito da Musicologia que, por sua, vez contribuirão para o aprofundar a sua perspetiva pessoal enquanto músicos.

Método de Ensino e de Avaliação:

O ensino articula o método expositivo, e a reflexão e debate em grande grupo, com a realização prática de exercícios e trabalhos conducentes ao aprofundamento e consolidação das competências e conhecimentos desenvolvidos, com vista à aquisição dos conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C.. Realização um pequeno projecto de investigação. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas atividades desenvolvidas em aula, incluindo trabalhos e testes, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A metodologia de ensino é adequada aos objectivos da unidade curricular, já que permite a apresentação de tópicos com um largo alcance de aplicabilidade, e permite a partilha de perspectivas sobre tópicos de investigação no âmbito da Musicologia. A metodologia de avaliação é adequada visto que materializa a aquisição dos conhecimentos e das competências acima descritas e prepara os estudantes para a UC do segundo semestre – Projecto de Investigação Musical.

Bibliografia:

Clarke, E. F., & Cook, N. (Eds.). (2004). Empirical musicology: aims, methods, prospects. Oxford ; New York: Oxford University Press. Colwell, R., & Music Educators National Conference (U.S.) (Eds.). (2006). MENC handbook of research methodologies. Oxford ; New York: Oxford University Press. Colwell, R., Richardson, C. P., & Music Educators National Conference (U.S.) (Eds.). (2002). The new handbook of research on music teaching and learning: a project of the Music Educators National Conference. Oxford ; New York: Oxford University Press. Crawford, T., & Gibson, L. (Eds.). (2009). Modern methods for musicology: prospects, proposals, and realities. Farnham, England ; Burlington, VT: Ashgate. Neuman, W. L. (1994). Social research methods: qualitative and quantitative approaches (2nd ed). Boston: Allyn and Bacon. Ockelford, A. (2013). Applied musicology: using zygonic theory to inform music education, therapy, and psychology research. Oxford: Oxford University Press. Phelps, R. P. (2005).

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)