Música de Conjunto Jazz 5 |
---|
Música de Conjunto Jazz 5
|
Consolidar aspectos dos semestres 1, 2, 3 e 4. Trabalhar repertório de compositores contemporâneos. Incentivo à composição e/ou arranjos adaptados à formação. Compassos complexos (7/8, 9/8, 11/8, 13/8, etc). Improvisação livre. Desenvolver a capacidade de liderança de um grupo ao nível da escolha de repertório, direcção musical nos ensaios, etc..
Conhecer / estudar / transcrever solos, arranjos de discos e solistas contemporâneos (Mark Turner, Brad Mehldau, Terence Blanchard, Larry Grenadier, Jeff Ballard, entre outros). Praticar improvisação / comping sobre estruturas rítmicamente e harmonicamente complexas. Estudar leitura à 1ª vista com instrumento.
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicado à preparação do repertório seleccionado, sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo a preparação das aulas, apresentações em audições, exames e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
Real Book, London: Hal Leonard, 2005
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)