Notação e Análise 1

Notação e Análise 1
Curso:
Licenciatura em Tecnologias da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
15
Area científica:
MUS
Ano curricular:
1
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
3
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Ana Seara
Carga horária do docente responsável na UC:
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Reconhecer a evoluc?a?o da notac?a?o, da harmonia, do ritmo e da forma desde a idade me?dia ate? ao peri?odo Barroco. Ser capaz de seguir uma partitura (solo, mu?sica de ca?mara ou orquestra)

Conteúdos Programáticos:

Notação Musical: Figuras, compassos, escalas, tonalidades, dinâmica, agógica. Segmentação formal de obras da Idade Média ao Barroco, com ênfase no trabalho auditivo em paralelo com a confrontação com a partitura. Pequenas experiências de harmonização de trecho ao estilo dos diferentes períodos abordados.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da UC a aquisição de saberes e competências para que o aluno possa intervir numa diversidade de contextos artístico­ musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

Turma. A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C. AVALIAÇÃO CONTÍNUA AF= T1x0.5+T2x0.5 AF ­ Avaliação Final; T1 ­ Teste 1; T2 ­ Teste 2. Máximo de faltas para obter aproveitamento na avaliação contínua: 3 (exceto trabalhadores estudantes). Os estudantes que não tenham completado a Avaliação Contínua, ou reprovado por faltas poderão apresentar-­se a Exame na Época Normal e se reprovarem poderão ainda apresentar­-se na Época de Recurso. Os estudantes que tenham reprovado na Avaliação Contínua poderão apresentar­-se a Exame apenas na Época de Recurso.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida através do desempenho e evolução do aluno nas aulas, nas apresentações de trabalhos testes e/ou exames.

Bibliografia:

PALISCA, Claude V. (1988), Norton Anthology of Western Music, Vol. 1 e Vol. 2, W. W. Norton, New York. BOCHMANN, Christopher (2003), A Linguagem Harmónica do Tonalismo, Juventude Musical Portuguesa, Lisboa. PISTON, Walter, (1976), Harmony, Norton, New York. MOTTE, Diether de la (1989), Armonía, Editorial Labor, Barcelona. MICHEL, Ulrich (1980), Atlas de música, Alianza editorial,Madrid GADD, Will (1966), Musical structure and design, Dover Publications, New York KÜHN, Clemens (1992), Tratado de la forma musical, Editorial Labor, Barcelona.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)