Ondas Acústicas 1

Ondas Acústicas 1
Curso:
Licenciatura em Tecnologias da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
37.5
Area científica:
TM
Ano curricular:
1
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
4
Tipo (1):
T
Docente responsavel:
Diogo Alarcão
Carga horária do docente responsável na UC:
37.5
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ganhar os conhecimentos necessários para a compreensão e o estudo da acústica linear e dos principais fenómenos ondulatórios do som, desde a sua radiação, à propagação e à recepção das ondas acústicas. Compreender os fenómenos da transmissão, reflexão, refracção e de interferência de ondas acústicas. Desenvolver competências que preparem os alunos para as UCs de Acústica Musical, Psicoacústica, Ruído e Isolamento Acústico, Acústica de Salas e Electroacústica.

Conteúdos Programáticos:

Oscilador harmónico: condições iniciais. Energia vibratória. Movimento harmónico amortecido e forçado. Resposta transiente. Impedância mecânica. Relações de potência. Ressonância mecânica e o Factor de qualidade. Introdução às ondas acústicas: tipos de ondas: longitudinais, transversais e mistas. Grandezas acústicas relevantes: pressão acústica, velocidade das partículas, frequência, comprimento de onda, velocidade do som, impedância específica, intensidade e potência acústica. A equação de onda: ondas propagantes e velocidade do som. Ondas planas, esféricas e cilíndricas. Níveis sonoros: níveis de intensidade, de potência e pressão. Níveis sonoros espectrais e totais. O Efeito Doppler. Reflexão, transmissão e refracção de ondas acústicas. Incidência normal e oblíqua. Fontes sonoras simples: o monopolo acústico, o dipolo acústico, o quadripolo acústico e o pistão. Fenómenos de interferência de ondas monocromáticas e policromáticas. Batimentos. Frequências de fusão e de batimento.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Atendendo aos objetivos de aprendizagem da UC qualquer especialista na matéria poderá constatar que todos os pontos dos conteúdos programáticos visam dotar os alunos com os conhecimentos e competências necessárias ao seu cumprimento e à aquisição dos referidos objetivos.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação pelo docente, complementada com o seu estudo e abordagem dos exercícios e actividades realizadas na aula, com vista à aquisição dos conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. Aulas teórico-práticas com grande componente de exercícios resolvidos e aplicados a casos concretos. Trabalhos de índole prática realizados pelos alunos de modo a cimentarem os conhecimentos adquiridos nas aulas. Turma. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas atividades desenvolvidas em aula, incluindo trabalhos e testes, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C. AVALIAÇÃO CONTÍNUA AF= T1x0.7+T2x0.7+TRABx0.2+PARTx0.1 AF - Avaliação Final; T1 - Teste 1; T2 - Teste 2. TRAB – Trabalhos práticos. PART – participação nas aulas. Máximo de faltas para ter aproveitamento na avaliação contínua: 3 (exceto trabalhadores estudantes). Os estudantes que não tenham completado a Avaliação Contínua, ou reprovado por faltas poderão apresentar-se a Exame na Época Normal e se reprovarem poderão ainda apresentar-se na Época de Recurso. Os estudantes que tenham reprovado na Avaliação Contínua poderão apresentar-se a Exame apenas na Época de Recurso.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A metodologia de ensino basear-se-á na transferência de conceitos teóricos e práticos através da utilização intensiva de aulas com exercícios e problemas práticos e casos de estudo (reais), bem como de aulas de realização de trabalhos experimentais. Todos os conceitos e fundamentos apresentados no programa da UC são amplamente discutidos com os alunos nas aulas procurando-se, sempre que possível, de mostrar a aplicação dos conceitos a casos reais conhecidos pelos alunos. Deste modo consegue-se satisfazer o objectivo de dar a conhecer todos os conceitos ligados às ondas acústicas, em concreto. A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida através do desempenho e evolução do aluno nas aulas, e no resultado dos trabalhos práticos e dos testes ou exames.

Bibliografia:

Textos de Apoio à UC Ondas Acústicas - Diogo Alarcão. Fundamentals of Acoustics - Lawrence E. Kinsler, Austin R. Frey, Alan B. Coppens, James V. Sanders; Editora: John Wiley & Sons. (2000 – 4.ª edição). Acústica Musical – Luís L. Henrique; Editora: Fundação Calouste Gulbenkian (2011 – 4.ª edição)

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)