Organologia 2

Organologia 2
Curso:
Licenciatura em Tecnologias da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
15
Area científica:
MUS
Ano curricular:
1
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
3
Tipo (1):
T
Docente responsavel:
Ana Seara
Carga horária do docente responsável na UC:
15
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Fomentar competências que permitam a comunicação, sobre matérias do âmbito desta UC, quer a públicos especialistas quer a não especialistas; Orientar para uma formação autónoma, ao longo da vida. Introduzir os fundamentos para o estudo da Organologia. Estudo dos instrumentos musicais dos pontos de vista físico, construção e prática.

Conteúdos Programáticos:

Cordofones ­ Classificação/Construção/História/ sistema de produção do som. Membranofones ­ Classificação/Construção/História/ sistema de produção do som. Idiofones Classificação/Construção/História/ sistema de produção do som. Aerofones Classificação/Construção/História/ sistema de produção do som. Electrofones Classificação/Construção/História/ sistema de produção do som.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o aluno possa intervir numa diversidade de contextos artístico­musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

Grupo/Turma. A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C. Avaliação Contínua: AF= T1x0.5+T2x0.5 AF ­ Avaliação Final; T1 ­ Teste 1; T2 ­ Teste 2. Máximo de faltas para ter aproveitamento na avaliação contínua: 3 (exceto trabalhadores estudantes). Os estudantes que não tenham completado a Avaliação Contínua, ou reprovado por faltas poderão apresentar­se a Exame na Época Normal e se reprovarem poderão ainda apresentar­se na Época de Recurso. Os estudantes que tenham reprovado na Avaliação Contínua poderão apresentar­se a Exame apenas na Época de Recurso.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida através do desempenho e evolução do aluno nas aulas, nas apresentações de trabalhos e exames.

Bibliografia:

Henrique Luís L., Acústica Musical, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002; Benade, Arthur H., Fundamentals of musical acoustics, second, revised edition, Dover, 1990. Henrique, L. (1988). Instrumentos Musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Buchner, Alexander (1981), Colour encyclopaedia of musical instruments, London : Hamlyn Publ Group Ltd.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)