Organologia 2 |
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Organologia 2
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Fomentar competências que permitam a comunicação, sobre matérias do âmbito desta UC, quer a públicos especialistas quer a não especialistas; Orientar para uma formação autónoma, ao longo da vida. Introduzir os fundamentos para o estudo da Organologia. Estudo dos instrumentos musicais dos pontos de vista físico, construção e prática.
Cordofones Classificação/Construção/História/ sistema de produção do som. Membranofones Classificação/Construção/História/ sistema de produção do som. Idiofones Classificação/Construção/História/ sistema de produção do som. Aerofones Classificação/Construção/História/ sistema de produção do som. Electrofones Classificação/Construção/História/ sistema de produção do som.
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o aluno possa intervir numa diversidade de contextos artísticomusicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
Grupo/Turma. A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão e com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de trabalhos, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C. Avaliação Contínua: AF= T1x0.5+T2x0.5 AF Avaliação Final; T1 Teste 1; T2 Teste 2. Máximo de faltas para ter aproveitamento na avaliação contínua: 3 (exceto trabalhadores estudantes). Os estudantes que não tenham completado a Avaliação Contínua, ou reprovado por faltas poderão apresentarse a Exame na Época Normal e se reprovarem poderão ainda apresentarse na Época de Recurso. Os estudantes que tenham reprovado na Avaliação Contínua poderão apresentarse a Exame apenas na Época de Recurso.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida através do desempenho e evolução do aluno nas aulas, nas apresentações de trabalhos e exames.
Henrique Luís L., Acústica Musical, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002; Benade, Arthur H., Fundamentals of musical acoustics, second, revised edition, Dover, 1990. Henrique, L. (1988). Instrumentos Musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Buchner, Alexander (1981), Colour encyclopaedia of musical instruments, London : Hamlyn Publ Group Ltd.
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)