Orquestra 5

Orquestra 5
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Execução
Ramo:
Instrumentos de Arco Sopro e Percussão
Tempo de Contacto/horas (semestral)
90
Area científica:
MUS
Ano curricular:
3
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
6
Tipo (1):
P
Docente responsavel:
Vasco Azevedo
Carga horária do docente responsável na UC:
90 horas, leccionada em conjunto com Orquestra 1,2,3,4,5
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Alberto Roque 90h, leccionada em conjunto com Orquestra 1,2,3,4,5
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conferir uma P de interpretação de música orquestral, preparando para todo o tipo de reportório. Sensibilizar para a problemática da interpretação integrado num naipe.

Conteúdos Programáticos:

Repertório desde o período barroco até ao Século XXI, passando por todas as formações orquestrais (orquestra sinfónica, orquestra de câmara, orquestra de cordas e orquestra de sopros, incluindo a presença de um ou mais solistas).

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada no trabalho de ensaios, sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo ensaios e apresentações em audição, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

Wummer, John. Orchestral excerpts [Música impressa]: from the symphonic repertoire: for flute. New York: International Music Company, 1971. Chambers, James. Orchestral excerpts [Música impressa]: from the symphonic repertoire: for french horn. New York: International Music Company, 1970. Rose, Leonard. Orchestral excerpts [Música impressa]: from the symphonic repertoire: for cello. New York: International Music Company, 1953. Evans, Mark e Pröpper, Klemens. Test pieces for orchestral auditions [Música impressa]: tuba, double bass saxhorn: excerpts from the operatic and concert repertoire. Frankfurt: C.F. Peters, 1993. Miller, Vojislav e Liebermann, Winfried. Test pieces for orchestral auditions [Música impressa]: excerpts from the operatic and concert repertoire: for oboe. Frankfurt: C.F.Peters, copy 1991.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)