Prática de Piano 1 |
---|
Prática de Piano 1
|
Desenvolver a capacidade de entendimento de voice leading e a capacidade de explorar as diversas possibilidades de construção de acordes, contribuindo para uma melhoria das competências harmónicas dos estudantes. Incentivar conhecimentos básicos de escalas ao piano. Estimular a composição no instrumento (piano). Oferecer mecanismos que permitam ao estudante acompanhar uma melodia com acordes.
Estudo de Voicings (fórmulas fixas) em II-V-I´s e em Standards. Estudo de escalas maiores e menores. Exercício de composição baseado em Ostinato (ex. Peace piece, Evans). Análise das vozes de um voicing para o outro – voice leading. Blockchords (4way close) e drop2 para arranjo. Exercícios básicos de independência e de leitura harmónica. Shell voicings – 1 + 3/7 e 1+7/3
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem de exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo testes e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
Real Book, London: Hal Leonard, 2005
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)