Prática de Piano 1

Prática de Piano 1
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Jazz
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
22.5
Area científica:
MUS
Ano curricular:
1
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
2
Tipo (1):
TP
Docente responsavel:
Filipe Melo
Carga horária do docente responsável na UC:
15
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
João Moreira 30h, Nelson Cascais 30h
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver a capacidade de entendimento de voice leading e a capacidade de explorar as diversas possibilidades de construção de acordes, contribuindo para uma melhoria das competências harmónicas dos estudantes. Incentivar conhecimentos básicos de escalas ao piano. Estimular a composição no instrumento (piano). Oferecer mecanismos que permitam ao estudante acompanhar uma melodia com acordes.

Conteúdos Programáticos:

Estudo de Voicings (fórmulas fixas) em II-V-I´s e em Standards. Estudo de escalas maiores e menores. Exercício de composição baseado em Ostinato (ex. Peace piece, Evans). Análise das vozes de um voicing para o outro – voice leading. Blockchords (4way close) e drop2 para arranjo. Exercícios básicos de independência e de leitura harmónica. Shell voicings – 1 + 3/7 e 1+7/3

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem de exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo testes e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

Real Book, London: Hal Leonard, 2005

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)