Repertório Coral 2 |
---|
Repertório Coral 2
|
Conhecer as peças mais importantes do repertório coral sinfónico e 'a cappella'.
Obras corais do período Romântico. Obras corais do Século XX.
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada ao estudo do repertório de referência seleccionado, sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo a preparação para as aulas, trabalhos e testes, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
Berger, Melvin. Guide to Choral Masterpieces. New York: Anchor Books, 1993. Repertório coral.A título de exemplo: Os requiems de Brahms, Verdi e Fauré. As oratórias de Mendelssohn. As obras para coro 'a cappella' de Hindemith, Debussy e Ravel. As obras corais de Fernando Lopes-Graça e Eurico Carrapatoso.
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)