Repertório de Orquestra de Sopros 2

Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Direcção de Orquestra de Sopros
Tempo de Contacto/horas (semestral)
Area científica:
MUS
Ano curricular:
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
Tipo (1):
Docente responsavel:
Alberto Roque
Carga horária do docente responsável na UC:
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimento das obras de referência do período compreendido entre o início do Século XX até à actualidade. Conhecimento dos principais compositores portugueses que escreveram para sopros e qual a relevância dessas obras dentro da restante produção dos mesmos.

Conteúdos Programáticos:

Leitura e audição de obras dos períodos supracitados. Visionamento de vídeos com interpretações de referência de obras dos períodos em estudo.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada ao estudo do repertório de referência seleccionado, sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo a preparação para as aulas, trabalhos e testes, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

ADLER, Samuel, 'Study of Orchestration', Norton, W. W. & Company, Inc., 2000. CIPOLLA, Frank J.; HUNSBERGER, Donald, 'The Wind Ensemble and its Repertoire', Rochester, New York, University of Rochester Press, 1994. FERGUSON, Howard, e MORRIS, Reginald, 'Preparatory Exercises in Score Reading', Oxford University Press, 1996. HAUSWIRTH, Felix, '1000 Plus ausgewälthe Werke für Blasorchester und Bläserensembles' Grad. 4-6, Ruh Musik, 8134 Adliswill/ Schweiz,1986/2003. HAUSWIRTH, Felix; Mauderer, Markus '600 ausgewälthe Werke für Blasorchester und Bläserensembles' Grad.2-3, Ruh Musik, 8134 Adliswill/ Schweiz,1998/2003. HAUSWIRTH, Felix, 'Étude de La Partition', Ruh Musik, 8134 Adliswill/ Schweiz, 2005. SADIE(Ed.), Stanley, 'The New Grove Dictionary of music and musicians', London,.Macmillan Publishers Limited, 1980. SANTOS, Maria Amélia Machado, 'Catálogo de Música Manuscrita' volume I a IX, Biblioteca da Ajuda, Lisboa, 1958.WHITWELL, Sir David, 'The History and Literature of the Wind Band and Wind Ensemble' Vol. IX, Switzerland, Ruh Musik ag, 2000. WHITWELL, Sir David, 'The History and Literature of the Wind Band and Wind Ensemble' Vol.V, Switzerland, Ruh Musik ag, 2000.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)