Repertório Específico 1 Guitarra

Repertório Específico 1 Guitarra
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Execução
Ramo:
Cordas dedilhadas
Tempo de Contacto/horas (semestral)
15
Area científica:
MUS
Ano curricular:
1
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
2
Tipo (1):
T
Docente responsavel:
João Pedro Duarte
Carga horária do docente responsável na UC:
15
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimento crítico dos vários aspectos relacionados com o repertório da Guitarra. Abordagem ao repertório dos séculos XVI a XVIII, reconhecimento dos tipos de escrita, estilos e formas. Desenvolvimento da capacidade de estruturar, concretizar e apresentar trabalhos de investigação/ transcrição.

Conteúdos Programáticos:

Importância e difusão do repertório. História da Guitarra (organologia e contexto) e do seu repertório desde o século XVI ao século XIX (c.1830). Escrita: tipos de tablaturas e notações. Estilos e formas musicais na sua expressão guitarristica.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada ao estudo do repertório de referência seleccionado, sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo a preparação para as aulas, trabalhos e testes, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

J. Tyler/ P.Sparks, The Guitar from the Renaissance to the Classical Era (Oxford, 2002); G. Radole, Liuto, chitarra e vihuela.Storia e letteratura, (S. Z.1986); M. Del’ara, Manuale di Storia della Chitarra, La Chitarra Antica, Classica e Romântica vol.1 ( Bèrben, 1988); Alain Miteran, Histoire de la Guitare (Zurfluh, 1997)

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)