Seminário de História da Música 1

Seminário de História da Música 1
Curso:
Licenciatura em Tecnologias da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
15
Area científica:
CS
Ano curricular:
2
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
3
Tipo (1):
T
Docente responsavel:
Joaquim Carmelo Rosa
Carga horária do docente responsável na UC:
15
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta unidade, pretende-se que o aluno seja capaz de: Reconhecer o objecto artístico como produto e agente do processo histórico-cultural em que se enquadra (da segunda metade do Século XVIII até aos nossos dias); Identificar, em cada momento, o tempo cronológico preciso, os locais em que os acontecimentos se deram, as personalidades envolvidas, os acontecimentos que os geraram, os instrumentos, géneros musicais e técnicas de composição utilizadas; Identificar os intercâmbios artísticos ao nível da criação e das práticas musicais; Pesquisar, selecionar e organizar a informação de uma forma autónoma, responsável e criativa; Evidenciar uma atitude crítica; Comunicar corretamente opiniões e resultados de pesquisa (oralmente e por escrito).

Conteúdos Programáticos:

A abordagem será feita por tópicos musicais, enquadrados no seu contexto histórico, procurando explorar a vasta gama de reportórios, práticas performativas e suas problemáticas, escolhidos pela relevância que evidenciam no âmbito do período compreendido entre a Idade Média e o final do Barroco: Música e História ou as Histórias da Música; Do cantochão ao Canto Gregoriano; Os alvores da Polifonia, Escola de Notre Dâme e Ars Antiqua; A Ars Nova: Machaut e o Século XIV; Instrumentos e música instrumental na Idade Média e Renascença; As gerações Franco-flamengas: de Dufay a Josquin; O Madrigal e outras formas de Música vocal na 2ª metade do Século XVI; A Ópera, Monteverdi e o seu tempo; Música instrumental no Século XVII; Vivaldi e a geração de 1685

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Na escolha dos conteúdos do arco temporal em questão foi tida em conta a relevância que os mesmos tiveram nos períodos em que se inseriram, a sua interacção com os mesmos, as problemáticas que levantaram, bem como os diversos papéis que desempenharam, nomeadamente enquanto agentes de mudança. Os conteúdos foram selecionados de acordo com uma perspectiva aberta do fenómeno musical, segundo o princípio de que o significado da música está nas inter-relações que se estabelecem entre o social e os indivíduos e de que a sociedade se rege por relações dinâmicas que, ao longo do tempo, se foram materializando em sucessivas formas de entender e questionar o mundo (de acordo com os objetivos). Privilegia-se o contacto com fontes das épocas em questão – sonoras, iconográficas e textuais –, considerando-se o seu contexto e fazendo-se uma abordagem crítica das mesmas (de acordo com os objetivos).

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa, complementada com o seu estudo e discussão sob a orientação e supervisão do docente de modo a garantir o processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo a preparação para as aulas, trabalhos e testes, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.. Método de ensino: Nas sessões teórico-práticas os alunos serão incentivados a participar através da colocação de questões, com base nas seguintes ações dinamizadas pelo docente: a. exposição de tópicos; b. apresentação e discussão de textos; c. audição comentada de trechos musicais; d. análise de partituras; e. visitas de estudo. Método de avaliação: A avaliação contínua terá em conta os seguintes elementos: 1. Pertinência e qualidade da participação nas atividades da aula (10%); 2. Pequenos trabalhos realizados durante o semestre (15%); 3. Um trabalho individual a definir pelo docente, apresentado por escrito (25%); 4. Um teste escrito (50%). Os trabalhadores estudantes / mães estudantes que não estejam presentes em 2/3 das sessões terão, em substituição do ponto 1., de apresentar por escrito um trabalho suplementar. A avaliação por exame constará do seguinte: Realização de uma prova escrita (100%) AF=TLx0.6 + TFx0.4 (AF-­ Avaliação Final; TL-­ Portefólio de trabalhos letivos (pequenos exercícios realizados ao longo do semestre); TF- Trabalho Final.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

Para concretizar os objectivos da UC adopta-se uma metodologia de ensino que visa a participação do aluno em todas as fases da aprendizagem. A partir de recursos diversos (exemplos musicais áudio e em partitura, textos, iconografia diversa) os alunos serão chamados a interpretar o material que lhes é apresentado. De seguida, deverão, autonomamente, construir os seus próprios textos (por escrito), a partir de temas fornecidos pelo professor. Para o efeito, deverão reunir-se das ferramentas necessárias à realização do trabalho a partir de processos que passam: pela compreensão do trabalho a realizar, pela sua estruturação, por uma calendarização adequada, pela escolha dos recursos que mais se ajustem à tarefa pedida. O sucesso dos estudantes dependerá da objectividade, rigor e fundamentação com que utiliza os conceitos, da sua aptidão em relacionar os diversos fenómenos da atividade musical e da sua capacidade de autonomia no trabalho. A realização de trabalhos de pesquisa, apoiados em bibliografia atualizada sobre as temáticas em questão, que culminam em apresentações escritas e discussões orais, assume particular relevância para o cumprimento dos objetivos da UC.

Bibliografia:

Burkholder, J. P., Grout, D. J., Palisca, C. V. (2014). A History of Western Music (9ª ed.). New York, London: W. W. Norton; Kerman, V., Kerman, J., & Tomlinson, G (2016). Listen (8ª ed.). New York, London: W. W. Norton; Michels, U. (2003). Atlas da Música II. Lisboa: Gradiva; Sadie, S. (ed.) (2001). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan; Taruskin, R. (2010). The Oxford History of Western Music – Music in the Early Twentieth Century. Oxford: Oxford University Press; Taruskin, R. (2010). The Oxford History of Western Music – Music in the Late Twentieth Century. Oxford: Oxford University Press; Taruskin, R. (2010). The Oxford History of Western Music – Music in the Nineteenth Century. Oxford: Oxford University Press; Taruskin, R. (2010). The Oxford History of Western Music – Music in the Seventeenth Eighteenth Centuries. Oxford: Oxford University Press; Weiss, P., Taruskin R. (2007). Music in the Western World – A History in Documents. New York: Schirmer Books; Outros textos a distribuir durante as aulas.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)