Técnica Vocal 2

Técnica Vocal 2
Curso:
Licenciatura em Música
Variante:
Composição, Direcção e Formação Musical
Ramo:
Direcção Coral e Formação Musical
Tempo de Contacto/horas (semestral)
15
Area científica:
MUS
Ano curricular:
1
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
2
Tipo (1):
P
Docente responsavel:
Clara Alcobia Coelho
Carga horária do docente responsável na UC:
30
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aperfeiçoamento do desempenho vocal individual e em conjunto sempre numa perspectiva de sensibilizar os estudantes para focar o ouvido na qualidade da emissão vocal e nos vários aspectos que a influenciam. Relacionar sempre o trabalho técnico com uma intenção expressiva e com a criação de interpretação, tanto no trabalho com repertório, como na leitura à 1ª vista, como na execução de exercícios vocais.

Conteúdos Programáticos:

Desenvolvimento de legato, mudança de vogais, uso de ressonâncias. Respiração, apoio, descontracção física. Dicção, voz falada, pronúncia de diferentes línguas em função do repertório estudado. Exercícios de aquecimento e trabalho vocal para ensaios de conjunto. Detecção de dificuldades técnicas no repertório a trabalhar.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.

Método de Ensino e de Avaliação:

A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem de exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo testes e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.

Bibliografia:

Barlow, H. e Morgenstern, S. (1976) Dictionary of Opera and Song Themes.Londres: Faber and Faber. Azevedo, F.J. (2002) Antologia Poético-Musical.Porto: IPL. Schubert, F. e Brahms, J. (1991) Lieder der Romantik. Frankfurt: Peters.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)