Técnica Vocal 2 |
---|
Técnica Vocal 2
|
Aperfeiçoamento do desempenho vocal individual e em conjunto sempre numa perspectiva de sensibilizar os estudantes para focar o ouvido na qualidade da emissão vocal e nos vários aspectos que a influenciam. Relacionar sempre o trabalho técnico com uma intenção expressiva e com a criação de interpretação, tanto no trabalho com repertório, como na leitura à 1ª vista, como na execução de exercícios vocais.
Desenvolvimento de legato, mudança de vogais, uso de ressonâncias. Respiração, apoio, descontracção física. Dicção, voz falada, pronúncia de diferentes línguas em função do repertório estudado. Exercícios de aquecimento e trabalho vocal para ensaios de conjunto. Detecção de dificuldades técnicas no repertório a trabalhar.
Sendo objectivo da U.C. a aquisição de saberes e competências para que o estudante possa intervir numa diversidade de contextos artístico-musicais, os conteúdos programáticos indicados são seleccionados de forma a preencher a abrangência das matérias envolvidas.
A metodologia de ensino assenta na apresentação expositiva sistemática e organizada da informação através da reflexão, análise crítica e pesquisa sugerida pelo docente, complementada com o seu estudo e discussão aplicada à abordagem de exercícios e actividades realizadas na aula, com a orientação e supervisão do processo de aquisição de conhecimentos e competências previstos nos objectivos da U.C. - O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas actividades desenvolvidas durante a leccionação da unidade curricular, incluindo testes e outras provas, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C.
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pela própria natureza do desempenho e evolução do estudante nas aulas, nas apresentações, trabalhos e nos exames.
Barlow, H. e Morgenstern, S. (1976) Dictionary of Opera and Song Themes.Londres: Faber and Faber. Azevedo, F.J. (2002) Antologia Poético-Musical.Porto: IPL. Schubert, F. e Brahms, J. (1991) Lieder der Romantik. Frankfurt: Peters.
(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)