Unidade Curricular de Especialização MEM (Contrabixo) II

Mestrado em Ensino da Música
Variante:
Ramo:
Tempo de Contacto/horas (semestral)
22.5
Area científica:
MUS
Ano curricular:
Semestral/anual:
Semestral
Opção:
[""]
ECTS:
Tipo (1):
PL
Docente responsavel:
Tiago Neto
Carga horária do docente responsável na UC:
Outros docentes e respetivas cargas horárias:
Objetivos de Aprendizagem: (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver conhecimentos e competências pedagógicas e performativas no âmbito da interpretação e/ou criação musical, a solo e em conjunto, nas diferentes áreas de especialização. Promover a autonomia e a capacidade de iniciativa no que diz respeito ao ensino de música na área de especialização, explorando aspetos técnicos e interpretativos. Aperfeiçoar aptidões de interação em grupo. Aprofundar capacidades pedagógicas, interpretativas e/ou de criação musical, tendo em conta a criatividade, o estilo e a época do reportório. Explorar a reflexão e o espírito crítico em relação ao ensino, performance e/ou criação musical, e desenvolver competências de análise e de investigação sobre a transformação das linguagens musicais, assim como os debates técnicos e estéticos inerentes à performance/criação musical. Conhecer as metodologias e dominar os principais conceitos inerentes à didática, à prática pedagógica e ao ensino de música na área de especialização.

Conteúdos Programáticos:

Aquisição de conhecimentos avançados nas vertentes técnica, interpretativa/criativa e metodológica, relacionados com o ensino, o estudo e a prática performativa nas diferentes áreas de especialização. Exploração de repertório, a solo e em conjunto, e de materiais didáticos específicos na área de especialização respetiva. Conhecimento do panorama atual do ensino de música em escolas do Ensino Especializado de Música no que concerne à prática do instrumento/criação musical, apontando novos desafios e abordagens. Aquisição e desenvolvimento de técnicas e noções interpretativas avançadas e de comunicação em público.

Demonstração da Coerência dos Conteudos Programáticos com os Objetivos da UC:

Assume-se uma vertente prática que permita uma correta articulação entre a conceptualização e realização artística/performativa no âmbito do ensino, da performance e da criação musical. A coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem é aferida e demonstrada pelos conteúdos programáticos, os quais têm em consideração os objetivos e competências a adquirir, visando dotar os alunos de um conjunto de ferramentas que incentivem o seu desenvolvimento pedagógico, técnico, interpretativo e artístico, permitindo aos mestrandos intervir numa diversidade de contextos artísticos.

Método de Ensino e de Avaliação:

Privilegiando uma abordagem de prática laboratorial, a metodologia de ensino assenta na discussão dos conteúdos programáticos previstos na unidade curricular, sob orientação e supervisão do docente. Esta abordagem é complementada com a exposição sistemática e organizada da informação por parte do docente, com vista à aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências na área de especialização respetiva. O processo de avaliação tem como base a observação da qualidade da participação nas atividades desenvolvidas durante a lecionação da unidade curricular, incluindo apresentações e discussão de temas, outras provas, testes ou exames, verificando o grau de aquisição dos conhecimentos e competências adquiridas previstos nos objectivos da U.C..

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da UC:

A metodologia de ensino é adequada aos objetivos da unidade curricular, permitindo a apresentação e discussão de tópicos com um largo alcance de aplicabilidade, e a partilha de perspetivas sobre o ensino, o estudo e a prática performativa/criativa, a solo e em conjunto. A metodologia de avaliação é adequada, uma vez que materializa a aquisição dos conhecimentos e o desenvolvimento das competências acima descritas e prepara os estudantes para os objetivos traçados para a unidade curricular.

Bibliografia:

Baines, Anthony. (2012). Brass Instruments: their history and development. London: Dover Publications. Beck, John. (1995). Encyclopedia of percussion instruments. New York: Garland Publishing. Berliner, Paul. (1994). Thinking in Jazz: The Infinite Art of Improvisation. Chicago: University of Chicago Press. Brown, Rachel. (2003). The early Flute: A practical Guide. Cambridge: Cambridge University Press. Couperin, François. (1716). L'Art de toucher le clavecin. Paris. Debay, Auguste. (1861). Hygiène et gymnastique des organes de la voix parlée et chantée. Paris: E. Dentu. Green, Elizabeth A. and Gibson, Mark. (2004). The Modern Conductor (7th Edition). New York: Prentice Hall. Henriques, Miguel. (2014). The (Well) Informed Piano. Lanham: University Press of America. Hotteterre, J. (1968). Principles of the flute, recorder & oboe. New York: Dover. Galamian, Ivan e Neumann, Frederick. (1966). Contemporary Violin Technique. New York: Galaxy Music Corp.

(1) P:Prática, T:Teórica, TP:Teórico-Prática, E:Estágio, OT:Orientação tutorial, S:Seminário, PL:Prática laboratorial)