Adolphe Sax - 120 da sua morte

No dia em que passam 120 anos da morte de Adolphe Sax a classe de saxofone da Escola Superior de Música não poderia deixar de prestar a sua homenagem a esse genial inventor e músico belga. Graças a este ousado músico é hoje possível termos o privilégio de poder conhecer grandiosos músicos que se notabilizaram neste instrumento.

Seria exaustivo e sem dúvida ficariam muitos esquecidos, no entanto são incontornaveis os nomes de Adolphe Sax, o primeiro intérprete do instrumento, François Combelle um dos primeiros notáveis na área erudita assim como o seu "discípulo" na Banda da Guarda de Paris, o famoso Marcel Mule; Sidney Bechet, provavelmente o primeiro músico de jazz a usar o saxofone em detrimento do clarinete; Charlie Parker, John Coltrane e mais recentemente Claude Delangle, Richard Ducros, Daniel Kientzy na área mais contemporânea, Michael Brecker, Joe Lovano, e tantos outros!!!!

E em Portugal? Ainda que com uma história bastante recente, o saxofone em Portugal tem feito uma notável evolução e são já vários os nomes que pelo menos circulam internamente e também nos circuitos internacionais. Também aqui correríamos os rsico de esquecer alguns, nesse sentido aproveitamentos esta efeméride para elogiar o trabalho realizado por um dos estudantes da classe de saxofone da ESML - Philippe Trovão, e dar-lhe os parabéns pelo seu recente 2º prémio no concurso internacional de Chieri (Itália), onde foi o escolhido para tocar com a "Chieri sinfonietta Orchestra" sob a direcção de Maurizio Righetti.

Alberto Roque - director artístico do Ensemble de Saxofone da ESML