Notícias

Pós-graduação em Composição Musical Aplicada

A pós-graduação em Composição Aplicada pretende proporcionar uma formação técnica atualizada no domínio da produção musical, focada nos domínios do experimentalismo associado à multiplicidade de práticas inerentes à música erudita contemporânea ocidental e à diversidade de meios de produção que lhe são inerentes. Durante a pós-graduação, os alunos terão a oportunidade de trabalhar com um corpo docente de renome internacional e com o Ensemble Recherche.

Duração: 2 semestres

ECTS: 60

https://www.esml.ipl.pt/index.php/cursos/posgraduacoes/composicao-aplicada

_________________________________________

Pós-Graduação em Produção Audiovisual na área da Música

A pós-graduação em Produção Audiovisual na área da Música pretende proporcionar uma formação técnica atualizada no domínio da produção de conteúdos audiovisuais ao vivo e em estúdio. Esta formação visa o desenvolvimento de competências na área da captação e pós-produção AV, procurando ainda promover a reflexão estética, o conhecimento da linguagem da imagem e a gestão optimizada de projectos audiovisuais.

Duração: 2 semestres

ECTS: 60

Regime: Pós-laboral

2ª FASE DE CANDIDATURAS ATÉ 28 DE OUTUBRO

https://www.esml.ipl.pt/index.php/cursos/posgraduacoes/pos-graduacao-em-producao-audiovisual-aplicada-a-musica

Modificado em terça-feira, 25 outubro 2022 12:09

As Audições para a Gustav Mahler Jugendorchester serão realizadas nas instalações da ESML nos dias 18, 19 e 20 de Novembro.

Mais informações em http://auditions.gmjo.at/

1º Prémio de Música de Câmara – Nível Superior - Prémio Jovens Músicos | 2020/21

Dialecticae Piano Trio

Veronika Taraban, violino
Leonor Mateus, violoncelo
Francisco Costa, piano

Este Trio com Piano foi formado no ano letivo 2018/19 na classe de Música de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa do Professor Paulo Pacheco.

É constituído pela violinista Veronika Taraban (Licenciada pela ESML, frequenta o Mestrado em Ensino da Música na classe da Professora Tamila Kharambura), pela violoncelista Leonor Mateus (Licenciada pela ESML na classe de Paulo Gaio Lima, atualmente a frequentar o Mestrado em Genebra) e pelo pianista Francisco Costa (aluno finalista da Licenciatura na classe do Professor Miguel Henriques).

Em 2019, com um percurso notável nesta disciplina durante três anos, este Trio representou a Escola Superior de Música no Festival Harmos no Porto, apresentou-se em concerto no Encontro Anual da European Chamber Music Teachers Association (ECMTA) no Auditório Vianna da Motta e foi semi-finalista no Ysaye International Music Competition em Liège.

A consistência e solidez deste trajeto pedagógico e artístico culminou com a obtenção do 1º Prémio de Música de Câmara – nível superior, no Prémio Jovens Músicos.

A Prova Final realizou-se a 28 de julho na Casa da Música. Como parte integrante do programa desta prova, o Dialecticae Piano Trio interpretou a obra “Do Desassossego” da compositora e docente da ESML, Ana Seara.

De realçar que, em 2018, Veronika Taraban e Leonor Mateus (com o “Four Trio”, integrando a pianista Ecaterina Popa), já tinham sido laureadas com o 3º Prémio neste concurso, destacando-se igualmente a participação no concerto do Encontro Anual da ECMTA em Varsóvia.

Este é o sétimo grupo de câmara premiado da classe do docente Paulo Pacheco no Prémio Jovens Músicos (o sexto grupo da ESML), para além do 3º Prémio obtido pelo Trio Púrpura – também da ESML – no Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça em 2013.

O programa com que se apresentaram nas 3 fases do PJM, edição 2020/21, foi o seguinte:

1ª Prova Eliminatória | Gravação áudio

Władysław Żeleński (1837-1921)
Trio op. 22 (1874)

II) Mortuos plango. Andante sostenuto

Lili Boulanger (1893-1918)
Trio para violino, violoncelo e piano (1917/18)

“D’un matin de printemps”

Hans Werner Henze (1926-1993)

“Adagio adagio” (1993)

2ª Prova Eliminatória

Johannes Brahms (1833-1897)
Trio nº 2, op. 87 (1880/82)

II) Andante com moto

Arno Babadjanyan (1921-1983)

Trio in F# minor (1952)

Prova Final

Ana Seara (n. 1985)

“Do Desassossego” (2014)

Ernest Chausson (1855-1899)

Trio, op. 3 (1881)

Modificado em quinta-feira, 29 julho 2021 14:56

A Escola Superior de Música de Lisboa, membro da rede Medinea, vai acolher um pequeno grupo de músicos para acompanhá-los na exploração da grande diversidade de expressões estéticas e musicais da cultura mediterrânica. Os participantes, com intensa prática de improvisação e composição musical, experimentarão técnicas de composição colectiva, com o objetivo de conduzir à criação de uma produção musical comum que também revele singularidades individuais. Esta residência oferece uma experiência intercultural única no processo de criação.

Os seis artistas seleccionados, da Bulgária, Tunisia, França e Portugal, irão trabalhar durante dez dias de ensaio e criação sob a orientação dos professores da Escola, e com o apoio da Associação de Estudantes.

A ESML gostaria de dar as boas-vindas a estes jovens músicos e desejar-lhes bom trabalho!

Modificado em sexta-feira, 16 julho 2021 14:02

Programa de Testagem SARS-CoV-2 no Politécnico de Lisboa continua activo - Fase 4

A realização de testes antigénio decorre no Campus de Benfica do IPL, de 2.ª a 6.ª feira, mediante prévia inscrição (clicar no link).

Para mais informações https://www.ipl.pt/iplisboa/comunicacao/noticias/programa-de-testagem-sars-cov-2-no-politecnico-de-lisboa-fase-4

Modificado em sexta-feira, 16 julho 2021 13:36

A sentidosilimitados, associação cultural através do projeto Compota (www.compota.pt), em parceria com a Biblioteca de Marvila (BLX-CML) e o apoio da República Portuguesa / Direção-Geral das Artes, organiza um conjunto de atividades dirigidas ao público em geral, oferecendo diferentes oportunidades de participação.

Enquadrado no programa de Residência Compota na Biblioteca de Marvila aqui ficam algumas sugestões onde pode participar, já a partir de 11 de setembro.

Modificado em terça-feira, 08 setembro 2020 23:19

Investigação

cesem polo2