Masterclass de Traverso por Laura Pontecorvo

10-03-2014 (2a Feira) | 14h30 | 0.67

LAURA PONTECORVO

Nasceu em Roma e estudou com Marianne Eckstein, Peter Lukas-Graf e Marc Hantai.

Durante muitos anos tem tocado nas mais importantes temporadas de concertos do mundo com vários grupos orquestrais ou de câmara com Concerto Italiano (Rinaldo Alessandrini), Europa Galante (Fabio Biondi), Accademia Bizantina, Divino Sospiro, Accordone, La Capella della Pietà dei Turchinni, L’Arte dell’Arco.

Tocou como solista no Japão, Estados Unidos, Holanda, Israel, Alemanha, Itália, Portugal, Bélgica e Austria; Gravou para as etiquetas Opus 111, Naïve, Stradivarius, Brilliant, Dynamic e Inedita.

É professora de Música de Câmara e flauta barroca no Conservatório de Música de Cosenza e no Instituto superior de Educação Giulio Briccialdi em Terni. Ministrou masterclasses de flauta barroca na Escola Superior de Música de Lisboa, no Real Conservatório de Música de Madrid e na Universitat Fur Musik und darstellende Kunst em Viena.

Durante um recente ano sabático investigou nos arquivos da biblioteca do Convento de Assis as origens da colecção de instrumentos ali preservada, publicando um ensaio na Ricercare, Rivista per lo studio e la pratica della música antica.
Como produto dessa investigação, gravou um CD com o grupo Helianthus recentemente editado pela etiqueta Brilliant: “L’e’ tanto tempo hormai: G. B. Buonamenteand the colection of Instruments at the Holy Convent in Assisi”.
O próximo disco do grupo, previsto para a Primavera de 2014, é uma gravação dos Quartetos para flauta, viola e cravo obligato compostos por Carl Philipp Emmanuel Bach no último ano da sua vida.

Modificado em quinta-feira, 06 março 2014 17:15