Suite para 2 pianos de Shostakovich por Bárbara Costa e Marisa Silva

25-03-2014 (3ª Feira) | 18h00 | Grande Auditório

O duo de pianos formado pelas pianistas Bárbara Sá da Costa e Marisa Reis Silva irá interpretar a Suite em Fá # Menor Op.6 de Dmitri Shostakovich.

PROGRAMA:

Dmitri Shostakovich (1906 - 1975)

Suite para dois pianos Op. 6 em Fá # menor

I) Prelude (Andantino)
II) Fantastic Dance (Allegro vivo)
III) Nocturne (Andante)
IV) Finale (Adagio - Allegro Molto)

INTÉRPRETES:

Bárbara Costa

Bárbara Costa nasceu a 30 de Novembro de 1994. Estudou no Conservatório Regional Silva Marques na classe da professora Catherine Paiva e, posteriormente, na Escola de Música do Conservatório Nacional com o professor João Vasco Almeida. Presentemente é aluna do professor Miguel Henriques na Escola Superior de Música de Lisboa.
Participou em diversos concursos, destacando-se o Concurso Nacional de Ourém em 2006 (1º prémio), o Concurso Internacional do Fundão, Concurso Jovem.Com, Concurso Lopes Graça, o Concurso Internacional de Música da Cidade de Almada, onde obteve o 2º prémio, e o Concurso de Piano da Póvoa de Varzim.
Frequentou diversas masterclasses orientadas por Constantin Sandú, Fausto Neves, Pedro Burmester, Olga Prats, Badura Skoda, Boris Berman e Vitaly Margulis.
Em 2008 apresentou-se na Casa Fernando Pessoa num recital. No ano seguinte, fez a integral das invenções a 3 vozes de J. S. Bach na Semana Aberta do Conservatório e no Banco de Portugal. Atuou, nesse mesmo ano, no Centro Cultural de Belém nos “Dias da Música”.
Tocou com a Orquestra do Conservatório, interpretando o Concerto em Ré menor de Mozart, no Teatro S. Luíz, em 2010. Com a mesma orquestra apresentou-se em Janeiro de 2012 no Teatro da Trindade.
Na classe de música de câmara do professor Daniel Schvets, com o seu agrupamento de trio (violino, violoncelo), estreou-se na Sociedade Euterpe Alhandrense, em 2010, e tocou para os “Concertos Abertos” da Antena 2 em 2011. Em Abril desse ano, receberam uma menção honrosa no Concurso Internacional de Música de Câmara da Cidade de Alcobaça. Tocaram no concerto de abertura do Concurso Internacional de Música da Cidade de Almada em 2012.

Marisa Silva

Marisa Reis Silva iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos na escola de música Oliveira, em Fátima. Ingressou na Escola de Música Jaime Chavinha em 2003.
Em 2006 obteve o 2º lugar no Concurso de Piano “Mozart no Ribatejo” e o 2º lugar no II Concurso de Piano de S. Teotónio. Conseguiu também uma menção honrosa no Concurso Internacional Cidade do Fundão.
No ano de 2007 foi-lhe atribuída uma menção honrosa no Concurso Marília Rocha e um 2º lugar no III Concurso de Piano da Escola de Música S. Teotónio.
Nesse mesmo ano integrou um espectáculo de percussão corporal intitulado “Pulsar Vital” no Cinema S. Jorge.
Apresentou-se como solista na Temporada da Música de Cascais e na Metropolitana de Lisboa, e como solista e em música de câmara no Palácio Foz.
No ano seguinte, conseguiu a terceira classificação no Prémio Jovens Músicos 2008, com o trio Belcanto, na categoria de Música de Câmara.
Em 2009 obteve o 2º lugar com o trio Scherzando, não havendo primeiro, no Prémio Jovens Músicos, também na categoria B de música de câmara. Nas finais desse mesmo concurso estreou a obra “11 Peças Breves” do compositor Sérgio Azevedo.
Em 2010 foi pianista convidada pela banda sinfónica da GNR no concerto de Ano Novo no Tivoli. Também em 2010 obteve o 2º lugar no concurso de piano Lopes-Graça, em Tomar.
Em Julho participou no 47º Curso Internacional de Música do Estoril, orientada pelo pianista António Rosado.
Em Agosto esteve na Academia Internacional de Verão da Figueira da Foz, onde trabalhou com a pianista Nancy Lee Harper. Participou no Concurso de Instrumentistas, integrado na Academia de Verão, tendo ganho o 2º lugar.
Em Julho de 2011 participou no concurso de piano "Elisa de Sousa Pedroso" onde ganhou o 2º lugar.
Em 2013 tocou como cameratista no Festival da ESML 2013 no Jardim de Inverno do Teatro S.Luiz e no 39º Festival do Estoril (Festival Jovem) na Sala dos Espelhos do Palácio Foz.
Frequentou masterclasses com Álvaro Teixeira Lopes, Bernardo Sassetti, Sofia Vinogrodova, Bruno Belthoise e Olga Prats.
Actualmente encontra-se no terceiro ano de licenciatura de Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do prof. Miguel Henriques.

Modificado em sexta-feira, 21 março 2014 00:34