II Masterclass de Sacabuxa e Música Antiga de Lisboa

14 Setembro | 17h30 | Igreja Paroquial de S. Tomás de Aquino

Horários:
Dia 12 (sexta) | 15h às 20h
Dia 13 (sábado) | 10h às 13h e 15h às 19h (haverá também um ensaio das 21h às 22h30 na igreja de S. Tomás de Aquino)
Dia 14 (domingo) | 10h às 13h. A partir das 15h: na Igreja de S. Tomás de Aquino.

Propina:
€ 100 - Participante
€ 30 - Ouvinte (3 dias)
€ 15 - Ouvinte (1 dia)

Redução de 50% para alunos da ESML e outros instrumentos

Inscrições:

Apoios:

ESML, AE ESML, Orquestra Sinfónica Juvenil (OSJ), Music Tools, Lisboa a Capella, Associação Notas de Palco e Il Dolcimelo

Biografia:

ADAM WOOLF estudou trombone moderno e sacabuxa na Royal Academy of Music, em Londres, de 1993 a 1997. Rapidamente começou a colaborar com as principais orquestras barrocas do Reino Unido e vários grupos de música de câmara, sendo membro fundador do QuintEssential Sackbut and Cornett Ensemble e tornando-se membro regular do grupo His Majesty's Sagbutts & Cornetts em 1997.

Em 1999, Adam foi nomeado trombonista principal de Sir John Eliot Gardiner's English Baroque Soloists e da Orchestre Revolutionnaire et Romantique, com a qual gravou todas as cantatas de Bach com trombones, uma integral das obras orquestrais de Brahms, algumas óperas e outras obras orquestrais em instrumentos de época.

Em 2001, com vista a explorar um repertório mais solístico para o trombone barroco, Adam Woolf co-fundou o grupo internacional Caecilia-Concert, com o qual gravou e apresentou ao público alguma da música mais virtuosística para sacabuxa, incluindo peças a solo com órgão.

Desde 2005, Adam Woolf reside na Europa Continental e toca regularmente como freelancer com os principais grupos de música antiga e orquestras barrocas em França, Itália, Holanda, Alemanha e Bélgica, incluindo os grupos Concerto Palatino, Oltremontano, Capriccio Stravagante, e La Fenice.

Além do seu trabalho como instrumentista, Adam Woolf tem trabalhado na pesquisa do repertório para o instrumento e tem sido um professor muito activo, leccionando actualmente Sacabuxa na Royal Academy of Music (Londres) e no Utrecht Conservatoire (Holanda), sendo também professor convidado na Zürich University of the Arts e no Royal Welsh College of Music. Orienta com grande regularidade workshops de curta duração e masterclasses por toda a Europa, incluindo Reino Unido, Holanda e Alemanha, assim como Israel, Suécia e EUA.

Em 2007 recebeu o prémio honorário Associate of the Royal Academy of Music (ARAM) pelo seu contributo à música.

Em 2008 Adam lançou o seu Sackbut Solutions early trombone workshops, eventos que incluem tutoria especializada, individual ou em grupo, e levou à publicação, em 2010, do livro de estudo com o mesmo nome (Sackbut Solutions), o primeiro do género a ser publicado.

O seu CD a solo, gravado em 2009 e intitulado Songs Without Words (editado pela sfzmusic), é o primeiro CD que se foca exclusivamente na Sacabuxa como instrumento solista na música dos séculos XVI e XVII.

Em 2013, publicou Duo Seraphim, um livro com 20 duetos para sacabuxas com acompanhamento em CD, com uma intenção educativa e com vista a encorajar outras pessoas a divertirem-se com a música antiga.

Modificado em segunda-feira, 01 janeiro 2018 19:34