Seminário sobre acordeão por Paulo Jorge Ferreira

Paulo Jorge Ferreira27 de Abril ESML | 10.00h-13.00h |  15.00h-18.00h

Entrada Livre
- Enquadramento do acordeão no meio musical actual
- Repertório acordeonístico
- Compositores mais importantes
- Tipo de escrita musical para o instrumento
- Audição de obras

Paulo Jorge Ferreira nasceu em Lisboa, em 1966. Iniciou os estudos musicais aos cinco anos com o professor José António Sousa. O estudo profundo dedicado ao acordeão, com o seu credenciado professor, proporcionou-lhe várias participações em concursos nacionais e internacionais, obtendo honrosas classificações. Ao longo da sua aprendizagem musical, frequentou seminários dirigidos por alguns dos mais prestigiados acordeonistas contemporâneos. Concluiu o curso complementar de acordeão no Instituto de Música Vitorino Matono, tendo posteriormente finalizado os seus estudos superiores na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

Tem realizado recitais tanto a nível nacional como internacional, nomeadamente em França, México, Bélgica, Áustria, Itália, Macau, Espanha e Hungria, e concertos de música de câmara, actuando com músicos conceituados como a pianista Maria João Pires e o Maestro António Victorino d'Almeida, entre outros.

Apresentou-se como músico convidado de orquestras sinfónicas e de câmara, tais como, Orquestra de Pequim, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Sinfonieta de Lisboa, Remix Ensemble, e a solo com o Esart Ensemble e Remix Ensemble, trabalhando com maestros de reconhecida qualidade internacional, como, Stefan Asbury, Jürjen Hempel, Lawrence Foster, Peter Rundel, Martin André, Emílio Pomàrico.

Constitui com Pedro Santos um duo de acordeões (Duo Damian), com Pedro Vasconcelos um duo de acordeão e piano (Ars Duo), com Carlos Alves um duo de acordeão e clarinete (Artclac), e um quinteto com quarteto de cordas.

Ao longo da sua carreira musical tem participado em inúmeras gravações discográficas, em programas radiofónicos e televisivos.

Simultâneamente tem desenvolvido também a sua actividade como compositor, escrevendo obras para instrumentos solo, música de câmara e orquestra. Recentemente foi escolhida uma peça sua (acordeão solo), como obra obrigatória de um concurso no País Basco.

É professor na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco, no Conservatório Regional de Castelo Branco, no Conservatório D. Dinis em Odivelas e na Escola de Música do Conservatório Nacional. Alguns dos seus alunos e grupos de música de câmara têm obtido primeiros prémios em concursos nacionais e internacionais de acordeão e de música de câmara. É convidado com regularidade como membro de júri em concursos internacionais de acordeão.

Foi editado, em 2004, um CD seu a solo, "Percursos".

mais informações em http://www.pjferreira.com/pt/index.php

Modificado em terça-feira, 17 abril 2018 18:19