13º Festival ESML no Teatro S. Luiz

A 16 de Fevereiro, a partir das 17.00h, o S.Luiz Teatro Municipal volta a receber mais uma edição do Festival ESML. Todos os eventos terão entrada livre e realizar-se-ão no Palco Principal e no Jardim de Inverno do Teatro.

Programa detalhado:

17h00 | Jardim de Inverno
Abertura: música de câmara Ensemble de Saxofones
Direcção: Maestro Alberto Roque
18.30h | Jardim de Inverno
Ópera Dido e Eneias de H. Purcell
Direcção musical e encenação: Sílvia Mateus
Dido e Eneias é uma ópera trágica em três actos e um prólogo, com libreto de Nahum Tate. A história baseia-se no IV Canto da Eneida de Virgílio. A primeira apresentação terá sido no ano de 1688 em Londres, na escola feminina Josias Priest.
A ópera passa-se em Cartago e a acção desenrola-se ao longo de um dia. Após a chegada de Eneias que procura auxílio depois de ter fugido de Tróia destruída pelos gregos, a história conta o drama da rainha Dido que, enamorada, se sente abandonada com a partida de Eneias ao deixar Cartago para cumprir a sua obrigação de fundar a nova Tróia.
21.00h | Sala Principal
Um Requiem Alemão de Johannes Brahms (1833-1897)
Orquestra Sinfónica Escola Superior de Música de Lisboa
Coro de Câmara da ESML e Coro Geral da ESML
Direcção: Maestro Vasco Pearce de Azevedo
Composto entre 1865 e 1868 e estreado, a 18 de Fevereiro de 1869, em Leipzig, Um Requiem Alemão foi a primeira composição por Johannes Brahms para grande orquestra, coro e solistas. Apesar do nome, não se destina à liturgia, visando a criação de uma obra majestosa, que servisse de meditação sobre a morte, baseada em fragmentos da Bíblia, na versão de Lutero. Ao escrevê-la numa síntese que une o legado cristão à espiritualidade contemporânea e “laica”, Brahms terá querido homenagear a memória de outro músico genial com quem manteve intensos laços de amizade, Robert Schumann, que perdeu a razão em 1854 e veio a falecer, em 1856, num asilo psiquiátrico.
22.30h | Jardim de Inverno
Combos jazz