Dido e Eneias

DIDO E ENEIAS | Henry Purcell
Teatro Municipal de Almada | 31 de Maio de 2008 | às 21h30

No âmbito das suas actividades de extensão cultural, a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) apresenta na Sala Experimental do Teatro Municipal de Almada, no dia 31 de Maio de 2008, às 21h30, o exercício final dos alunos da classe de Interpretação Cénica da Licenciatura em Música/Variante Canto. Será apresentada a ópera DIDO E ENEIAS de Henry Purcell, com direcção musical e direcção cénica da professora Sílvia Mateus.

Direcção Musical e Direcção Cénica – Sílvia Mateus

Piano – Francisco Sassetti

Personagens e intérpretes:

Dido – Carla Moniz

Eneias – Tiago Pereira Bastos

Belinda – Maria José Conceição

2ª Dama – Lucília de Jesus

Feiticeira – Pedro Nascimento

1ª Bruxa – Alexandra Filipe

2ª Bruxa – Diana Afonso

Espírito – Sara Gonçalves

1º Marinheiro – João Rosa

Coro de Cortesãos, Bruxas e Marinheiros -

Alexandra Filipe, Diana Afonso, Joana Amaro, Joana Martins, Lucília de Jesus, Maria José Conceição, Marta Fonseca, Mónica Monteiro, Sara Gonçalves, Diogo Cerdeira, Pedro Nascimento, Tiago Pereira Bastos, João Rosa

DIDO E ENEIAS

Resumo do argumento

I Acto

Depois do saque de Tróia pelos Gregos, Eneias, príncipe troiano, na sua viagem em busca de um lugar para fundar uma nova cidade, acaba por ir ter a Cartago, e ao palácio da Rainha Dido. Esta, perturbada pela presença do príncipe, faz parte da inquietação a Belinda, a sua confidente. Belinda e a restante corte encorajam a Rainha a ceder à insistência do Príncipe e a casar, dando assim uma nova alegria à cidade de Cartago.

II Acto

Entretanto, uma bruxa inimiga de Dido, sabendo do que está em curso, prepara uma destruição de todos os planos reais. Com outras bruxas, resolve enviar um espírito que, sob a aparência de Mercúrio, dirá a Eneias que Júpiter ordena a sua imediata partida, e o abandono de todos os planos de casamento com Dido.

Eneias anda à caça, enquanto Dido e a sua corte preparam um divertimento para o príncipe, no bosque. Subitamente estala uma tempestade. A Rainha e a corte regressam a Cartago, e o espírito aparece a Eneias, com a mensagem das bruxas. Este resolve partir, apesar de profundamente contrariado.

III Acto

Já no cais, os marinheiros de Eneias divertem-se enquanto preparam a nova viagem. No palácio, Dido dá largas à sua dor, e acusa Eneias de fraqueza de carácter, recusando os argumentos de origem divina. Perturbado, Eneias resolve ficar, mas Dido recusa: ter pensado em partir uma só vez foi traição suficiente. A Rainha prepara-se para morrer, dirigindo as últimas palavras à sua fiel confidente Belinda.

Sílvia Mateus | Direcção Musical e Direcção Cénica

Nasceu em Salzburg.

Possui o Mestrado em Music Theatre Studies da Universidade de Sheffield, em Inglaterra.

Obteve o Primeiro Prémio do Concurso Nacional de Canto Luísa Todi em 1993 e o

Primeiro Prémio do Concurso Nacional de Canto da Juventude Musical Portuguesa em 1988.

Interpretou várias personagens de óperas, nomeadamente de Purcell, Mozart e Peter Maxwell Davies.

Tem-se apresentado frequentemente em concertos de oratória com diferentes orquestras, e em recitais de lied, em festivais nacionais e internacionais - República Popular da China, Áustria, Alemanha, Itália, Suécia, Espanha, Venezuela, Brasil, El Salvador, Rússia, etc. Em Portugal actuou nas principais salas de espectáculo, nomeadamente no Teatro Nacional de São Carlos e na Casa da Música. Gravou diversos CDs.

É professora de Canto e de Interpretação Cénica na Escola Superior de Música de Lisboa.

Francisco Sassetti | Pianista

Iniciou os seus estudos de piano com Maria Fernanda Costa, tendo concluído o bacharelato na classe da pianista Tania Achot e o mestrado em "piano performance" na Universidade de Cincinnati com Eugene Pridonoff. Estudou ainda com diversos outros professores. Apresenta-se profissionalmente desde 1988, como solista, integrado em grupos de câmara e acompanhando cantores. Gravou para a rádio clássica de Cincinnati, para a Antena 2 e, recentemente, com a cantora alemã Ute Lemper, para o filme francês "Aurelien". Actuou nos EUA, França e Bélgica, bem como nas principais salas portuguesas. É actualmente pianista acompanhador na Escola Superior de Música de Lisboa.

Modificado em segunda-feira, 23 abril 2018 12:33
Tagged em