Palestra com António Augusto Aguiar: "Abertura e Experimentação na Música Contemporânea"

Dados do Evento

Data:
segunda-feira, 04 dezembro 2017
Hora:
Local:
Pequeno Auditório da ESML
Participante(s):

Prof. António Augusto Aguiar

26 Nov.

"Abertura e Experimentação na Música Contemporânea"

Biografia:

Desenvolveu o estudo do contrabaixo com o seu irmão Adriano Aguiar e, mais tarde, com Jean-Marc Faucher no Conservatório de Música do Porto. Após a formação na ESMAE com Florian Pertzborn, graduou-se em 2000 com Distinção no Mestrado em Performance da Royal Academy of Music – Londres, com Duncan McTier. Foi premiado com o Major Prize “Special Foundation Award” e obteve o diploma Licenciate – Double Bass teacher. Venceu o concurso Manlio & Selma Di Veroli Double Bass Prize (1999).

É solista do grupo de música contemporânea Remix Ensemble desde a sua fundação, em 2000, e gravou mais de uma dezena de CDs dedicados à música contemporânea.

Desenvolve desde 1992 uma sólida actividade na área do jazz, tendo sido durante cinco anos contrabaixista da Orquestra de Jazz de Matosinhos. Destaca-se a participação nos CDs A Lenda de Carlos Azevedo, Encomenda do Quinteto de Mário Santos, Narsad Suite de Luís Lapa, Ad Libitum para contrabaixo solo, Raku de Hugo Danin Trio, Tu não Danças de Rui Teixeira e Nuvem do Quarteto de Mário Santos.

A sua obra Pandora foi interpretada pelo Remix Ensemble na Casa da Música (Porto), nos Açores, em Clairemont Ferrain (França) e no Festival de Huddersfield (Inglaterra). Esta peça que pode ser ouvida no seu CD Contratemporâneo, dedicado à música contemporânea para contrabaixo solo, onde interpreta também obras de Jorge Peixinho e Rebecca Saunders.

É professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo. Em 2012, concluiu o Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro com o tema: Forma e Memória na Improvisação.

Modificado em terça-feira, 02 janeiro 2018 09:16