Masterclass de Música de Câmara com Alessandra G. Longo

Local:
Pequeno Auditório
Participante(s):

Alessandra Giura Longo (mobilidade Erasmus, professora convidada do Conservatório de Cagliari, Itália)

Repetições ou continuação:
repete dia 8 e 9, das 10:00 às 18:00
Masterclass de Música de Câmara com Alessandra G. Longo
07 Mar.
2018

A Professora Alessandra Giura Longo do Conservatório de Cagliari (Itália) irá realizar uma masterclass de música de câmara, nos próximos dias 7, 8 e 9 de Março, para os alunos da escola.

Mais informações junto do professor Paulo Pacheco.

Biografia

Nasceu em Matera (Itália) onde diplomou-se em Flauta no Conservatório "E.R.Duni". Aperfeiçou-se seguidamente com a flautista Marianne Eckstein (1983-’89) e com C. Klemm, A. Nicolet (flauta) F. Ferrari, H. Schellenberger (orquestra e música de conjunto), Vinko Globokar (música contemporânea), Alvise Vidolin (música electrónica), Annette Sachs e Georges Aperghis (teatro musical contemporâneo).
Em 1993 recebeu de A. Nicolet uma bolsa de estudo para a Accademia Chigiana em Siena (Itália).
Estudou a voz com Geneviève Yans Barboni, Imaculada Pacheco e Yva Barthélèmy.
Estudou Musicologia junto da Universidade de Bologna (Itália) e conclui em 2015 o seu doutoramento junto da universidade de Evry-val-d’Essonne (Paris), com uma thèse sobre Comunicaçao e Interacção na Música de Câmara.
Entre 1993 e 2001 viveu e trabalhou em Ponta Delgada (Açores), como professora de Flauta, Música de Câmera e História da Música no Conservatório Regional de Ponta Delgada, assim como professora de Expressão Musical na Universidade dos Açores e concertista.
Desde 2003 è professora de Música de Câmera no Conservatório "G. P. da Palestrina" em Cagliari (Itália).
Principiou a actividade concertistica em 1982. Apresentou-se quer como solista, quer integrando diferentes orquestras (entre as quais: orchestra "F.Ferrara" di Bisceglie-Bari, do Teatro de Budrio e da Provincia de Bologna, da Provincia de Matera, do Laboratorio Lirico de Teatro de Alessandria, Orquestra Mediterranea) e sobretudo tocando em numerosos grupos de cámera desde duo até oteto, com repertório desde o barroco até aos nosso dias, privilegiando a interpretação da música dos século XX e XXI e a improvisação. Tocou em quase todos os países da Europa e nos Estados Unidos.
Gravou para RAI 3, para RTP-A, para OWL Records de Paris (obras de P.Fresu e F. Di Castri), para a Preludio Records.
Desde 1988 cria e interpreta, diferentes performances de música e teatro ou dança, à solo ou em colaboração com outros artistas (Eduardo Sérgio, Alessandro Olla, Angelo Tripodo e Giovanna La Maestra, Dedalus Ensemble, Tom Johnson, Françoise Rivalland, Deborah Walker, Sofi Hémon, Silvia Corda, SpazioDanza Cagliari, Grand Magasin, etc…)

www.alessandragiuralongo.net

Modificado em quinta-feira, 15 março 2018 15:03