Fábio Palma - Recital de Acordeão

Allegretto
Andante
Vivo – Andante - Allegro

Fábio Palma nasceu em Lagoa, Algarve, em 1992.
Iniciou os seus estudos musicais com a professora Fátima Matias, tendo ingressado 2 anos depois o Conservatório Joly Braga Santos, em Portimão. Finalizou o curso complementar de acordeão com o professor Gonçalo Pescada, na Academia de Música de Lagos, em 2010. Posteriormente, foi admitido na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), do Instituto Politécnico de Castelo Branco, tendo tirado, em 2013, o grau de Licenciado em Música, variante de instrumento (acordeão), com o professor Paulo Jorge Ferreira. Actualmente frequenta a mesma instituição, em estudos de Mestrado em Ensino da Música.
Participou em vários concursos enquanto músico, nos quais conseguiu obter prémios em distintas categorias: Primeiro prémio em Acordeão Solo (júnior) e em Música de Câmara - Folefest (2011); Primeiro prémio em Acordeão Solo (sénior) - Folefest (2012); Primeiro prémio ex-aequo - Concurso de Jovens Intérpretes de Caldas da Rainha (2012); Segundo prémio em Música de Câmara, nível superior - I Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva (2013); Segundo prémio em Música de Câmara - 38º Concurso Internacional de Acordeão de Castelfidardo, Itália (2013).
Tem-se apresentado a solo e a música de câmara em reconhecidas salas do país, com destaque para o Museu do Papel de Paços de Brandão, auditório Caixa Geral Depósitos do Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa, Salão Nobre do Conservatório Nacional, Sala dos Espelhos do Palácio Foz, entre outras, nas quais estão inseridas duas emissões em directo pela rádio portuguesa Antena 2. Frequentou vários Workshops e Masterclasses orientados por conceituados acordeonistas, nomeadamente Gonçalo Pescada, Paulo Jorge Ferreira, Geir Draugsvoll e Frédéric Deschamps. Frequenta, actualmente, um curso de Acordeão e Técnica Alexander em Itália, com Claudio Jacomucci e Kathleen Delaney.
Foi convidado como músico solista a estrear a obra “Ti’Anita” para orquestra de sopros, voz e acordeão, do compositor Nuno Sequeira Rodrigues. Em música de câmara, estreou a obra “In Extremis” para flauta transversal, violoncelo e acordeão, do compositor Paulo Jorge Ferreira.
Desde 2007, integra um sexteto de acordeões que participou em vários concertos de renome regional e nacional, sob a orientação do professor Gonçalo Pescada. Formou em 2010 um trio de flauta, violoncelo e acordeão com David Nunes e Mariana Barradas – All Libitum Trio – com o qual conseguiu obter prémios e realizou vários concertos, tanto pelo país como no exterior, onde insere uma apresentação em Luanda, Angola.

Modificado em quarta-feira, 20 novembro 2013 12:35