Semana da Composição da ESML 2019 | Conferências

Semana da Composição 2019
Conferências
ESML | Pequeno Auditório

De segunda a Sexta-feira, duas conferências por dia. Composição, Análise Musical, Performance, Estética, Tecnologias e História da Música.

2ª feira | 6 Maio 2019

10h00
Researching a musical Koinè. Chamber and Orchestral compositions from 2000 till today.
Mario Pagotto / Conservatorio statale di Musica Jacopo Tomadini – Udine

In the last 70 years music looks divided between structural and conceptual research (Serialism, Spectralism, Timbral research and so on) , in one side and from Minimalism or Neo Romancism (or new semplicity, post Minimalism, Spiritual music and so on), in the other side. All this expressive opportunities are very exiting, but are this languages really irreconcilable? It is possible a third way? I am not sure about this opportunity, but I always searched it with my works.

Essay VIII, obra-chave da produção pianística de Christopher Bochmann
Ana Telles / Universidade de Évora | CESEM

O idioma pianístico de Christopher Bochmann assenta numa técnica instrumental convencional, herdada da tradição pianística oitocentista, sendo forjado com base nas principais correntes estilísticas europeias da segunda metade do séc. XX, sobretudo sob a influência dos autores associados ao pós-serialismo, mas também dos compositores e obras da 2ª Escola de Viena, sem descurar experiências pontuais mas significativas no domínio do aleatorismo. A permeabilidade a uma sensibilidade neoclássica, estimulada provavelmente pelo contacto com Nadia Boulanger nos anos de formação, manteve-se ao longo dos anos e manifesta-se pontualmente, tanto no recurso a técnicas, géneros e formas do passado, como também, de maneira mais abrangente, numa constante busca de equilíbrio e proporcionalidade, transversal a todas as obras. A partir de 1991, ano da composição de Essay VIII, para piano, inaugura-se a fase de maturidade do compositor, no que diz respeito à escrita para este instrumento, assente no que ele designa como “técnica única”. A significativa consistência desse idioma instrumental resulta, em grande medida, da síntese de elementos previamente explorados através da composição de Essay VIII, como se pretende demonstrar ao longo da presente comunicação.

3ª feira | 7 Maio 2019

Câmara, Ensemble, Orquestra
Gonçalo Gato / Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa | CESEM

A Residência artística na Casa da Música 2018

11h45
Possibilidades de construir um mundo sonoro: Pensar uma dramaturgia na composição musical
Arturo Fuentes | Compositor
Video Conferência

4ª feira | 8 Maio 2019

Microtonalidade
Sarvenaz Safari / Hochschule für Musik und Theater “Felix Mendelssohn Bartholdy” Leipzig

A conferência debruça-se sobre a diversidade de aproximações a conceitos como microtonalidade e micro-intervalos. Para além de um resumo histórico sobre o fenómeno, será dada ênfase ao actual discurso na área da composição

Temperamentos históricos
Joana Bagulho / ESML
(sala 0.69)

Nesta sessão abordamos os principais temperamentos históricos numa perspectiva cronológica e aprendemos a realizar alguns dos temperamentos segundo a prática da época

5ª feira | 9 Maio 2019

Música Distribuída
Pedro Louzeiro / Universidade de Évora | CESEM

Nesta conferência, Pedro Louzeiro falará sobre a utilização de computadores e outros dispositivos móveis na prática de música em rede, através da distribuição de partituras animadas e da difusão sonora. Com exemplos da sua própria actividade criativa, bem como de outros compositores, serão abordados em detalhe dois contextos específicos: performance de comprovisação e música para teatro. O primeiro baseia-se na composição algorítmica de partituras em tempo real enquanto resposta a uma improvisação, e o segundo assenta na difusão sonora através de dispositivos móveis e na utilização de partituras pré-compostas animadas para sincronização entre músicos e electrónica multicanal.

11h45
Técnicas estendidas para órgão de tubos
Cláudio Pina / CESEM

Como produzir técnicas estendidas no órgão de tubos? Que outras formas de produção sonora são possíveis neste instrumento? Num instrumento concebido para um funcionalismo instrumental com um repertório específico, como encontrar outro paradigma? Compositores como Ligeti e Kagel usaram outras notações e regras para expandir o som do instrumento. Que som produzem, como se concretizam e que notação a utilizar? É pertinente o estudo e aplicação de outras sonoridades neste instrumento no contexto de música contemporânea?

6ª feira | 10 Maio 2019

Lied orquestral de Gustav Mahler: dramaturgia e análise
Britta Giesecke von Bergh e Robert Rabenalt / Hochschule für Musik und Theater »Felix Mendelssohn Bartholdy« Leipzig

Metanoite : projecção da Ópera com introdução de João Madureira
João Madureira / ESML CESEM

Metanoite é uma ópera que reflecte sobre "o estado do mundo" neste microclima que é o meio artístico erudito nos nossos dias — as suas contradições, surpresas e perplexidades. E é também uma reflexão sobre o modo como nos pensamos e sobre a própria linguagem que usamos e que a nós nos usa… O libreto é de João Barrento, a partir de O Senhor de Herbais, e outros livros de Maria Gabriela Llansol.

Modificado em quinta-feira, 02 maio 2019 21:53