Conversa com Kaija Saariaho e Vasco Mendonça

Conversa com Kaija Saariaho e Vasco Mendonça
22 Nov.
2019

A Esml recebe a compositora finlandesa Kaija Saariaho para uma conferência/encontro com estudantes de música.
A conversa será conduzida pelo compositor Vasco Mendonça.

[Actividade aberta ao público]

Nascida em Helsínquia em 1952, Kaija Saariaho estudou na Academia Sibelius, local onde com Paavo Heininen e Magnus Lindberg entre outros, fundou o progressivo grupo "Ears Open". Continuou posteriormente os seus estudos em Freiburg com Brian Ferneyhough e Klaus Huber, nos cursos de verão de Darmstadt e, a partir de 1982, no instituto de investigação IRCAM em Paris, a cidade que tem estado a maior parte do tempo desde então.
[mais em https://saariaho.org/]

Vasco Mendonça (n.1977) formou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, mudando-se posteriormente para Amesterdão, cidade onde obteve o MMus em Composição, sob a orientação de Klaas de Vries. Tem obras realizadas na Europa, em locais como o Het Concertgebouw, Ysbreker (Amesterdão), Vredenburg (Utrecht), Beursschowburg (Bruxelas) e a Casa da Música (Porto).
Obras recentes incluem Reset (co-produção Festival Temps d'Image / Muziektheater Transparente) e Cadaveri (gravada pelo Trio Mediterrain no Clássico Concert Records).
Entre os intérpretes de sua música estão a Asko Ensemble, o Nieuw Ensemble e o Remix Ensemble.
Vencedor em 2004 do Prémio Lopes Graça de Composição, jovem compositor residente da Casa da Música.