No dia 25 de março, no âmbito do ciclo de Concertos ESML | Antena 2 | PortugalSOM, será apresentado o seu 3.º concerto onde serão interpretadas obras de B. Strozzi, H. Purcell, T. Merula, M. Portugal e R. Schumann
PROGRAMA
Os mares, minha bela não se movem
Mariana Santos | Tiorba
Maria Catarino | Piano
Auditório Vianna da Motta | Entrada livre sujeita à lotação da sala
Acesso: Entrada SUL Campus de Benfica do IPL (estação de Benfica)
NOTAS DE PROGRAMA
Udite Amanti
Udite Amanti (“Ouçam, amantes”) é um programa que nos leva a vivenciar as nuances do amor nas suas variadas facetas. As peças que o compõem lembram a êxtase da paixão, a desilusão amorosa, a loucura e o amor materno. Este programa convida todos os amantes a uma reflexão íntima sobre suas experiências amorosas, tendo como ponto de partida os diferentes cenários das obras apresentadas.
L'Eraclito amoroso de Barbara Strozzi leva-nos a uma jornada emocional, que oscila entre a dor, a tristeza, o prazer e a alegria. O eu lírico apela a que oiçam a razão pela qual chora (Udite amanti la cagione, oh Dio,/ch'a lagrimar mi porta; Ouçam, amantes, a razão, oh Deus,/que me leva a chorar): o seu belo e amado ídolo não lhe é fiel. A partir desta ideia, somos transportados para uma ambiência hipnótica onde a dor da desilusão amorosa e o deleite de viver um amor imperfeito dançam intimamente (Ogni martire aggradami,/ogni dolor dilettami,/i singulti mi sanano,/i sospir mi consolano; Cada martírio agrada-me,/cada dor deleita-me,/os soluços curam-me,/os suspiros consolam-me). Esta oscilação revela o desejo infinito da personagem em aprisionar-se num amor ferido até à morte. Há um contentamento em apenas vivê-lo nos seus pensamentos, anulando qualquer possibilidade de superar este desgosto.
Bess of Bedlam de Henry Purcell é uma peça que explora os desafios das paixões humanas e que nos transporta para um cenário sombrio e ao mesmo tempo cómico, evocando a angústia e a confusão mental de Bess, que se encontra num hospício. A morte do seu amado levou-a à loucura e agora faz por curar a sua melancolia amorosa. É notório o contraste das secções da peça que ora trazem momentos breves de tristeza lúcida ora momentos de efusividade, ou ainda de evasão à realidade. O uso de referências a figuras mitológicas ajudam a dar vida ao mundo paralelo que Bess construiu para superar a sua dor (Who is content/Does all sorrow prevent,/And Bess in her straw,/Whilst free from the law,/In her thoughts is as great as a King.; Quem está contente/Previne toda a tristeza,/E Bess nas suas palhas,/Enquanto livre da lei,/Nos seus pensamentos é tão grandiosa quanto um Rei).
Hor ch'è tempo di dormire de Tarquinio Merula é a obra mais complexa e, possivelmente, a mais bela do programa, pois conduz-nos às profundezas da experiência materna e divina. Esta não é uma simples canção de embalar de uma mãe para o seu filho. Nossa Senhora embala o menino Jesus estando ciente das provações que este enfrentará no futuro (Chiudi, chiudi quei lumi divini/Come fan gl'altri bambini/Perchè tosto oscuro velo/Priverà di lume il cielo; Fecha, fecha essas luzes divinas/Como fazem as outras crianças/Pois em breve um véu escuro/Privará o céu da luz.). Logo no início, uma sonoridade hipnótica e desconcertante é-nos apresentada pela tiorba. Junta-se-lhe a melodia da voz que oscila entre a ternura do embalo e a sombra da dor e da aflição de Maria, não esquecendo a promessa de redenção futura e paz no paraíso. Maria embala e contempla Jesus enquanto se aflige com as penas que este viverá (Ah con quanto tuo dolore/Sola speme del mio core/Questo capo e questi crini/Passeran acuti spini; Ah, com quanta dor,/Minha esperança, meu coração,/Esta cabeça e estes cabelos/Passarão por espinhos agudos.). Esta poderia também ser uma canção de embalar a todos os filhos especiais, que venham a passar por provações.
Por fim, para terminar esta parte do concerto, e não podendo faltar a faceta leve, alegre e apaixonada do amor, propõe-se a modinha luso-brasileira, Os mares, minha bela não se movem de Marcos Portugal, uma obra presente no catálogo da PortugalSom. As suas características simples e populares tornam esta peça agradável de se ouvir, permitindo que se feche o programa lembrando que o Amor não é só feito de tristezas, dores e desgostos.
Dueto Canto e Piano
A 6 de Outubro de 1843, o compositor Robert Schumann (1810–1856) entregou à editora C. F. Peters um conjunto de obras de sua autoria, no intuito de serem futuramente publicadas. Deste grupo, seria apenas aceite para este propósito um ciclo de vinte canções sobre poemas de Heinrich Heine (1797–1856) que, depois de reapropriado a um total de dezasseis, viria a ser publicado em fevereiro de 1844 com o célebre título de Dichterliebe (Amor de Poeta), Op. 48. Após esta data, a popularidade dispersa e independente de alguns dos constituintes desta obra tornou-se, em pouco tempo, num notável reconhecimento da sua totalidade enquanto um dos mais elevados símbolos do lied alemão. Depois de ter convidado à sua interpretação músicos tão célebres como Johannes Brahms (1833–1897) ou Wilhelmine Schröder-Devrient (1804–1860), este ciclo de canções continua a aliciar ao mesmo tempo vários intérpretes da contemporaneidade.
As razões do grande interesse que Dichterliebe suscitou no ouvinte ao longo dos séculos distinguem-se nos diferentes aspetos da sua con]guração, que o tornam inequivocamente singular no seu contexto musical. Em primeiro lugar, a mestria com que Schumann seleciona determinados textos da obra poética Lyrisches Intermezzo – recombinando-os num enredo simples, mas profundo e inevitavelmente comovente – permite ao compositor um discurso musical versátil e elaborado, que demonstra da sua parte um conhecimento industrioso da expressão artística e das necessidades da sua clareza. Assim, os sentimentos de amor do poeta central a este enredo, que ‘orescem e o levam consequentemente ao seu declínio, ilustram-se nas eloquentes canções miniaturais deste ciclo, admiráveis no testemunho dos objetos expressivos e delicados do seu lirismo.
Acompanhando a deceção do poeta enamorado, Dichterliebe circunscreve ao seu discurso uma atmosfera progressivamente obscura, habilmente mediando o texto, a voz e o piano numa profunda simbiose. Um vínculo expressivo semelhante também se configura na obra de Franz Schubert (1797–1828) ou de Brahms, no entanto Schumann distingue-se na sua formalização ao alterar constantemente o seu foco principal entre a linha vocal e a parte do piano. Deste modo, a voz que ao longo destas dezasseis canções ocupa uma função condutora e comunicante com o afeto do piano, cede-lhe por inúmeras vezes esta mesma função, em suporte da qual passa a fazer-se principalmente valer das características do texto. É nesta abordagem inédita que o compositor deste ciclo abre ao ouvinte uma dimensão musical desconhecida e inovadora, na qual um discurso sentimental objetivo dialoga com um discurso emotivo abstrato.
Esta obra assenta, portanto, numa multiplicidade de relações expressivas que, independentemente da sua origem, proporcionam ao executante uma vasta e pessoal exploração das suas nuances. Dichterliebe concretiza assim uma narrativa de devoção, ]delidade e aceitação, que pela expressão deslumbrante da música de Schumann perdura, mas sempre renovando o seu valor. (Tiago Simas 15 de fevereiro de 2024)
BIOS
Magarida Simões
Margarida Simões, natural de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos, tendo estudado violino na Escola de Música da Orquestra Metropolitana. Em 2014, concluiu o curso de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional integrada na classe da professora Ana Paula Russo. Estudou ainda com a soprano Sandra Medeiros a nível particular. Em 2023 concluiu os seus estudos de canto da Licenciatura em Música com o professor Armando Possante na Escola Superior de Música de Lisboa.
Frequentou ainda masterclasses com os artistas de renome Susan Waters, João Paulo Santos, Lucia Mazzaria, Siphiwe McKenzie, Elena Valdelomar, James Newby e Ana Quintans.
Das suas apresentações destacam-se os papéis de Venus da ópera Venus and Adonis de J. Blow, de Hänsel da ópera Hänsel und Gretel de E. Humperdinck, Rapaz de Bronze da ópera O Rapaz de Bronze de Nuno Côrte-Real, de Bastienne da ópera Bastien und Bastienne de Mozart. Outros trabalhos a solo incluem a cantata Tra le Fiamme de G.F. Handel, Parte Oh dio de Leonardo Leo, as Missas Brevis KV192 e KV194 de Mozart, o Gloria RV 589 de Vivaldi, o Te Deum e a Missa em Sib de Marcos Portugal, o Magnificat de Bach, o Stabat Mater de Pergolesi, o Te Deum de Dvořák e o Requiem de Mozart. Interpreta ainda modinhas luso-brasileiras como membro do grupo Cantos do Sabiá em diversos eventos de recriação histórica.
Em 2023 conquistou o 3.º prémio do Concurso de canto para Jovens Interpretes José Augusto Alegria (8ª edição), tendo-se apresentado no Teatro Garcia Resende (Évora) no respetivo Concerto dos Laureados.
Tem-se apresentado com vários grupos corais com os quais canta frequentemente a solo, mais notavelmente o Ensemble São Tomás de Aquino e, no passado, o Coro de Câmara de Lisboa, dirigido por Teresita Gutierrez Marques. Com estes grupos atuou em Portugal, França, Malásia, Singapura, Indonésia e China. O seu repertório abrange diversos períodos musicais: do Renascimento à atualidade. Em 2017, integrou o Festival ZêzereArts.
Lecciona, desde 2023, Técnica Vocal na Paróquia São Tomás de Aquino. Paralelamente, exerce a profissão de Médica Dentista desde 2014.
Mariana Santos
Mariana Santos iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos. Completou o 8ª grau em guitarra clássica na EAMCN com Júlio Guerreiro e a Licenciatura em alaúde na ESML com Guilherme Barroso, onde atualmente frequenta o Mestrado em Ensino de Música. Ao abrigo do programa Erasmus, estudou no Conservatório Real de Haia com os professores Mike Fentross e Joachim Held.
Despertado o interesse neste ramo, participou em diversos cursos tais como “XVI CIMA” da ESMAE, “IX CIMA” da MAAC, “XXX EIMCM” da Fundação da Casa de Mateus, a “Ton Koopman Academy 2021” no Conservatório Real de Haia, "Academia Ludovice Ensemble 2022" no CMACG e "Basel Lute Days" na Schola Canstorum Basiliensis, onde teve masterclasses com Paul O'Dette, Julian Behr e Peter Croton.
Mariana apresentou-se nos dias da música no CCB com o projecto “o colinho da rainha”, como solista convidada em Concertos para Bebés ®️, com o Ensemble 258 no projeto 7Colinas7Cantatas, com a Orquestra 1755 e com a Orquestra Barroca D’Aquém Mar. Na área da música de câmara é membro fundador de Altos do Bairro e do Duo d’outrora.
Tiago Simas
Tiago Simas iniciou os seus estudos de música na Escola Luís António Maldonado Rodrigues, em Torres Vedras, onde estudou Canto com Susana Duarte. Concluiu o Curso Secundário de Canto Gregoriano no Instituto Gregoriano de Lisboa, na classe de Elsa Cortez. Iniciou em 2020 um percurso simultâneo como estudante de Canto e de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2023, licenciou-se em Canto nesta instituição enquanto aluno de Armando Possante e estudou com Noa Frenkel, em intercâmbio com o Real Conservatório de Haia.
No âmbito da Composição, estudou com João Madureira e Sérgio Azevedo. Atualmente, dá continuidade à Licenciatura neste ramo sob a orientação de Carlos Caires e, simultaneamente, frequenta o ramo de Canto do Mestrado em Ensino da Música. Também por se dedicar a estas duas áreas, contacta constantemente com música de variadas estéticas e períodos históricos, procurando muitas vezes nesta relação uma aproximação multidisciplinar.
O conhecimento dos diversos estilos e maneirismos musicais tem-lhe permitido interpretar, enquanto cantor solista, um repertório muito diversificado, que integra desde a música antiga à contemporânea. Enquanto compositor, procura um discurso expressivo claro, à base da exploração de objetos sonoros transversais a diversas linguagens, na consciência da ligação intrínseca entre a arte do passado e do presente enquanto aspirantes ao mesmo diálogo. Em 2024, é um dos convidados a integrar o programa Jovens Compositores nos Estúdios Victor Córdon. Recentemente, tem trabalhado como intérprete com vários grupos que contribuem de forma ativa para o panorama musical português, como o Grupo Vocal Olisipo, o Ensemble 258 e o Officium Ensemble. Participou em várias estreias modernas de obras antigas recém-editadas, tal como em várias estreias mundiais de obras contemporâneas.
Maria Catarino
Tocou em masterclasses lecionadas por Fausto Neves, Ana Telles, Jorge Moyano, António Rosado, Ana Valente, Luísa Tender, Jill Lawson, Elen Corver, David Kuyken, Denys Proshayev e Frank van de Laar. Na área de Música de Câmara, participou em masterclasses com Andrew Watkinson e Evan Rothstein. Foi premiada por vários concursos, nomeadamente, pelo Concurso Internacional da Cidade de Almada, o Concurso Nacional da Escola de Música de São Teotónio e o Concurso Ibérico do Alto Minho. Em 2023, recebeu o primeiro prémio do VI Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva com o Trio Âmbar.
A Orquestra de Solsitas ESML apresenta nos próximos dias 22 e 23 de março, o seu 2.º programa da temporada de Orquestras ESML 23-24, onde interpretará obras de J. Neruda, J. Vanhal, C. Reinecke, F. David, R. Schumann, Hoffmeister, Davidoff, Desenclos e Tchaikovsky.
6.ª feira, 22 de março, às 21h00
PROGRAMA
contrabaixo | Luis Ferreira
flauta | Ondina Österdahl
Trombone | Rodrigo Freitas
trompas | Telmo Rocha, Henrique Cymbron, Maria Sousa e João Rodrigues
Sábado, 23 de março, às 17h00
PROGRAMA
viola de arco | Eva Grancho
violoncelo | António Cortez Marques
saxofone | Joana Teixeira
violino | André Teixeira
Auditório Vianna da Motta | Entrada livre sujeita à lotação da sala
Acesso: Entrada SUL Campus de Benfica do IPL (estação de Benfica)
Dia do Clarinete ESML '24
Escola Superior de Música de Lisboa - 12 de março de 2024
Aulas Abertas pelos professores da classe de clarinete da ESML e pelo recém diplomado ESML Mestre Telmo Costa dirigidas sobretudo para os candidatos às provas de acesso de Clarinete ao curso Licenciatura em Música e aos cursos de Mestrado que desejem vir conhecer a Escola e trabalhar as peças escolhidas para a sua prova específica.
Programa
9h45m – receção no pátio de entrada e visita às instalações (Serviços académicos, Centro de documentação/ Biblioteca, Grande Auditório Vianna da Mota) e Marcação/ distribuição das aulas presenciais pelos professores.
10h às 12h na sala 2.11 - Conferência “Capriccio para Clarinete em Lá solo de Heinrich Sutermeister: noções pedagógicas e interpretativas” seguida de Aulas Abertas pelo prof. Manuel Jerónimo
13h às 14h na sala 2.16 - Aula aberta de Didática Específica pelo Prof. Manuel Jerónimo incluindo a apresentação de Telmo Costa do projeto de investigação do MEM "Quatro solos de orquestra com conteúdos pedagógicos para o ensino do clarinete”
15h às 17h na sala 1.35 - Aulas Abertas pelo prof. Manuel Jerónimo
10h às 13h e 14h às 17h na sala 1.20 - Aulas Abertas pelo prof. Francisco Ribeiro
14h às 17h na sala 1.12 - Aulas Abertas pelo prof. Paulo Gaspar
14h às 17h na sala 1.14 - Aulas Abertas pelo prof. Rui Martins
10h às 12h e 15h às 17h na sala 1.37 - Aulas Abertas prof. convidado Telmo Costa
11h às 15h na sala 1.99 - Aulas Abertas pelos profs clarinete com acompanhamento ao piano pelo prof. Ricardo Martins
Semana de Musica Antiga
De 8 a 15 de Março - Aulas Abertas 2024
Elisabeth Joyé -Cravo
Guilherme Barroso- Alaúde
Joana Bagulho- Baixo contínuo
Pedro castro- Oboé Barroco e Flauta de Bisel
inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Masterclass de Canto - Area de Musica Antiga da ESML
Professor Hugo Oliveira
Sala Dinarte Machado
9 de Março
das 15:00 às 18:00
Inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até 29 de Fevereiro
Hugo Oliveira - Barítono
Nascido em Lisboa, Hugo Oliveira especializou-se em repertório dos séculos XVII-XIX tendo cantado com Ton Koopman, Frans Brüggen, Paul McCreesh, René Jacobs, Jordi Saval, Giuliano Carella, François-
Xavier Roth, Wayne Marshall e Jaap van Zweden. Esteve inserido em diversas produções com ensembles e orquestras includindo Akademie für Alte Musik Berlin, Orchestra of the Eighteenth Century, Hespèrion
XXI, Ricercar Consort, London Symphony Orchestra, Concertgebouw Orchestra, Al Ayre Español,Nederlands Bach Society, Collegium 1704, L’Arpeggiata, Ludovice Ensemble, Orquestra Gulbenkian Orchestra e Orchestra Sinfónica Portuguesa.
Destacam-se as apresentações na prestigiada NPS series no Concertgebouw Amsterdam, Festival de Aix-en-Provence, Festival de Ambronay, Staatsoper Berlin, Vienna Konzerthaus, Opera Real de Versailles, Prague Rudolfinum, London Barbican Center, Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian e Teatro Nacional de São Carlos.
Hugo Oliveira participou ainda em várias gravações, designadamente “French Bass Cantatas” com o Ludovice Ensemble (Miguel Jalôto), Keizer’s “Brockes Passion” com Les Muffatti (Peter van Heyghen), a ópera “Un Retour” de Oscar Strasnoy, “Mozart Vesperae Solenne de Confessore & Bach BWV61” com a Düsseldorf Symphoniker (Toralf Hildebrandt), “Pegaso” com música de T. Merula e o ensemble La Galania e “Mediterráneo” com a Cappella Mediterranea sob a direção de Leonardo García Alarcón.
FESTIVAL DE CORDAS ESML 2024
Programação
10h00-13h00 e 14h00-17h00: Masterclass (Viola) - Prof. Mihai Cocea (Pequeno Auditório)
10h00-13h00 e 14h00-1700h: Masterclass (Viola) - Prof. Mihai Cocea (Grande Auditório / Pequeno Auditório)
10h00-13h00 e 14h00-17h00: Masterclass (Viola) - Prof. Mihai Cocea (Pequeno Auditório)
10h00-13h00 e 14h00-17h00: Masterclass (Música de Câmara) - Prof.ª Meagan Milatz (Pequeno Auditório)
17h00: Recital de Violoncelo e Piano - Cameron Crozman & Meagan Milatz (Grande Auditório)
12h30-16h30: Aulas abertas (Contrabaixo) - Prof. Manuel Rego (Pequeno Auditório)
13h45: Ensemble de Violas da Classe do Prof. Pedro Muñoz (Foyer)
14h00-17h00: Audição de Cordas e Música de Câmara (Pequeno Auditório)
10h00-13h00 e 14h00-17h00: Masterclass (Contrabaixo) - Prof. José Trigo (Sala 0.84 / Pequeno Auditório)
10h00-13h00 e 14h00-17h00: Masterclass (Contrabaixo) - Prof. José Trigo (Pequeno Auditório)
21h00: 1.º Concerto de Solistas - Orquestra Sinfónica da ESML (Grande Auditório)
17h:00 Concerto de Solistas - Orquestra Sinfónica da ESML (Grande Auditório)
AULAS ABERTAS
Violino:
Ana Beatriz Manzanilla: sábado, 16 de março (10h30-14h00 - sala 0.81) - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Bin Chao: sábado, 16 de março (11h00-13h00 - sala 0.84) - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tiago Neto: sábado, 23 de março (10h30-14h00 - sala 0.84) - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Viola:
Pedro Saglimbeni Muñoz: sábado, 16 de março (10h30-14h00 - sala 1.76) - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Samuel Barsegian: sábado, 23 de março (10h30-14h00 - sala 0.81) - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Violoncelo:
Levon Mouradian: sábado, 23 de março (10h30-14h00 - Pequeno Auditório) - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Varoujan Bartikian: sábado, 16 de março (10h30-14h00 - sala 1.136) - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Contrabaixo:
Manuel Rego: sábado, 16 de março (12h30-16h30 - Pequeno Auditório) - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Informações e inscrições contactar os professores através do seu endereço electrónico.