Actividades

12 ABR | terça-feira

CONFERÊNCIA

16h | sala 0.100 IDEA

Encontro, perspectivas e diálogo
em torno do Acordeão Moderno

CONCERTO

19h | Auditório Vianna da Motta da ESML

programa:

Sofia Gubaidulina (n. 1937)
De Profundis (1978)

Luciano Berio (1925-2003)
Sequenza XIII (Chanson) (1995)

Edison Denisov(1929-1996)
Des Ténèbres à la Lumiére (1995)

Magnus Lindberg (n. 1958)
Jeux d’anches (1989-90)

Carlos Marecos (n.1963)
O Medo do Ritmo (2004)

Christopher Bochmann (n.1950)
Essay XVIII (2015)

ESML 2016

Modificado em sexta-feira, 08 abril 2016 09:15

Conferência |  20 de Abril na ESML 11h00

"Caminhos singulares por modernismos e pós-modernismos"
Nesta conferência, procurarei explicar e ilustrar com exemplos gravados o meu caminho como compositor, reflectindo sobre as questões estéticas e estilísticas que me têm preocupado ao longo deste percurso, bem como a minha investigação das mesmas como musicólogo, e a interacção entre estas duas actividades.

Encontro com alunos de composição | 20 e 21 de Abril
Aulas individuais

 

Modificado em terça-feira, 17 abril 2018 19:02

14 ABR no SÃO LUIZ | 19h

 

Programa:

Busy Times  (Jörn Marcussen Wulff)
Romance (Beth Gibbons)
Post Pubertät  (Jörn Marcussen Wulff)
And so it goes   (Jörn Marcussen Wulff)
Hymnus for a sailor (Florian Ross)
The road not taken  (Jörn Marcussen Wulff)
Pride & Fear   (Jörn Marcussen Wulff)
Adeus que me vou embora (A. Variações)

Direcção Musical, Lars Arens

ESML 2016

Modificado em quarta-feira, 13 abril 2016 16:18

15 Abril - 21h | 16 Abril - 15h

Auditório Vianna da Motta (Campus de Benfica)

"Sopros e Vozes"

Um programa com a participação da soprano Rita Marques, com a 1ª audição em Portugal da obra "Words of Love" de James Mobberley e "Four Maryland Songs" de Jack Stamp e ainda a participação da mezzo soprano Maria Gil Proença com a estreia absoluta da orquestração de Vasco Pearce de Azevedo da canção açoriana "Bela Aurora".

Os concertos terão ainda a participação do Coro Geral da ESML na obra "Celebraciones Medievales" de Carlos Surinach.

Modificado em sexta-feira, 15 abril 2016 11:10

30 ABR | entre as 15h e as 23h30 no São Luiz

15h00 | Jardim de Inverno
obras de G. Ph. Telmann, G. F. Handel e A. Ariosto

15h30| Jardim de Inverno

obras de C. M. von Weber, Carl Reinecke, George Rochberg e Alfred Desenclos

17h00 | Jardim de Inverno

Laboratório de Música Mista - John Cage e...

17h45 | Sala Principal

Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa - Brahms e os ingleses

19h00 | Jardim de Inverno
Combo jazz - música de André Fernandes, Rezső Seress e Tigran Hamasyan

20.30h | Sala Principal
D. Giovanni de W. A. Mozart - Direcção Musical e Encenação: Sílvia Mateus

 

programa:

 

 15h00 | Jardim de Inverno
Música Antiga

Trio sonata em ré menor para flauta, violino e cravo - G. Ph. Telemann (1681-1767)
Allegro
Adagio
Allegro
Presto

Ana Silva, flauta de bisel
Abel Bence, violino barroco
Leonora Henriques, cravo

Trio-sonata em Fá M HWV 389 - G. F. Handel (1685-1759)
Larghetto
Allegro
Adagio
Allegro

Aria da Cantata "La Rosa" – A. Ariosto (1666-1729)

Sara Pedro, Soprano
Joana Devesa, flauta de bisel
Carolina Costa, violino
Marco Madeira, violoncelo
Daniel Oliveira, cravo

 

15h30 | Jardim de Inverno
Música de Câmara

Trio, Op. 63 - C. M. von Weber (1786-1826)
I. Allegro moderato
II. Scherzo. Allegro vivace
III. “Schafers Klage”. Andante espressivo
IV. Finale. Allegro

Rute Gomes, flauta
Carlos Soares, violoncelo
Diogo Simões, piano

Trio, Op. 274 - Carl Reinecke (1824-1910)
IV. Finale. Allegro

Trio para clarinete, trompa e piano - George Rochberg (1918-2005)
I. Allegro con moto

João Abrantes, clarinete
Paula Midão, trompa
Ana Pires, piano

Trio - A. Khachaturian (1903-1978)
I. Andante con dolore, molt’ espressione
II. Allegro – Allegretto – Allegro Agitato – Maestoso pesante

Beatriz Silva, violino
Luís Vieira, clarinete
Matilde Andrade, piano

Prelude, cadence et finale - Alfred Desenclos (1912-1971)

Raul Gouveia, saxofone
Marisa Reis Silva, piano

 

17h00 | Jardim de Inverno
Laboratório de Música Mista
(Ensembles instrumentais e Electrónica em tempo real)

Nocturno &... - John Cage (1912-1992)

“I love sounds just as they are.
And I have no need for them to be anything more than what they are.”
(John Cage, 1991)

O Laboratório foi concebido para os alunos da ESML desenvolverem competências no domínio da performação, improvisação e experimentação no âmbito da música mista. Somos uma Margarida, um Luís e um Joaquim. Uma Matilde, um José, um Tomás e até mesmo um Philippe. Uma Maria. Dois Pedros, um Jorge, um João e também um Francisco. Um Carlos e um Zé para ajudar.

Começamos com o “Nocturno” para Violino e Piano (1947) de John Cage e não sabemos onde e como vamos acabar...

 

17h45 | Sala Principal
Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa
Brahms e os ingleses

1ª Parte
Elegy for Brahms (1897) - Hubert Parry (1848-1918)

Concerto para Violino e Orquestra Op. 15 (1938-9) - Benjamin Britten (1913-1976)
I. Moderato con moto - Agitato - Tempo primo
II. Vivace - Animando - Largamente - Cadenza
III. Passacaglia: Andante Lento (un poco meno mosso)

Violino: Mafalda Rodrigues

2ª Parte
Sinfonia nº 1 em Dó Menor Op. 68 (1855-76) - Johannes Brahms (1833-1897)
I. Un poco sostenuto - Allegro
II. Andante sostenuto
III. Un poco allegretto e grazioso
IV. Adagio – Più andante – Allegro non troppo ma con brio - Allegro

Direcção: Vasco Pearce de Azevedo

 

19h00 | Jardim de Inverno
Combo jazz

sal - André Fernandes
gloomy sunday - Rezső Seress
court jester - Tigran Hamasyan

Susana Nunes, voz
Feodor Bivol, guitarra
João Bernardo, piano
Carlos Borges, baixo
Ciro Lee, bateria

 

20.30h | Sala Principal
D. Giovanni de W. A. Mozart (1756-1791)

Elenco:
Don Giovanni - Tiago Gomes
Donna Anna - Marta Rosa
Donna Elvira - Maria Fontes
Don Ottavio - Pedro Nascimento
Leporello - David Silva
Commendatore - João Costa
Zerlina - Joana Alves
Masetto - Francisco Henriques

Coro: Alexandra Lopes, Ana Raquel Sousa, Andreia Alves, Cátia Sousa, Joana Dias, Jorge Leiria, Margarida Sousa, Maria Gil Proença, Rodrigo Carreto, Rui Vieira, Sara Pedro

Piano: Francisco Sassetti
Direcção Musical e Encenação: Sílvia Mateus

A ópera Don Giovanni de W. A. Mozart foi a escolha da Classe de Interpretação Cénica para apresentar como trabalho final do ano lectivo 2015/2016. Recorrendo à UC de Práticas de Ópera para angariar vozes que faltassem à Classe de Interpretação Cénica, conseguimos formar logo desde o inicio do ano o elenco completo necessário mais um pequeno coro para levar o projecto avante.

À Semelhança de anos anteriores os ensaios foram programados ao minuto e atempadamente a ópera ficou montada musical e cenicamente não isto sem termos que gerir todos os problemas colaterais inerentes à realização de um projecto desta envergadura. Foram muitos e enormes os percalços neste trajecto mas foram sempre ultrapassados devido ao empenho e motivação do grupo e ao apoio que as Assistentes de Produção e de Cena prestaram. Houve muitos acidentes de percurso, alguns desencontros, momentos onde parecia que não se ia conseguir.

Paralelamente lançamos um desafio à Classe de Composição para que fosse feita uma redução de orquestra da ópera para um ensemble. O trabalho está a meio do percurso mas a bom ritmo e os ensaios com os músicos do ensemble já está a ser feito. Contamos poder apresentar este trabalho final no exercício a apresentar na ESML ou a 28 de Maio na Chamusca,

O espectáculo que vão ver hoje é de um grau de exigência muito elevado. Os cantores/actores estão em palco resguardados unicamente pelas suas capacidades teatrais e pelo seu virtuosismo vocal. Não se podem agarrar a nenhuma bengala ou subterfúgio. O palco está nu, não há cenários, não há adereços mas está tudo lá.

Sílvia Mateus

Modificado em domingo, 24 abril 2016 18:11

30 ABR | 20h30  São Luiz, sala principal

Modificado em terça-feira, 17 abril 2018 19:02

Investigação

cesem polo2