ÁREA DE COMPOSIÇÃO

1) Apresentação de um portfólio com obras que o candidato considere relevantes na sua produção, integrando, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas.
2) Texto escrito, em Português, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio apresentado, a entregar no dia da realização da entrevista.
4) Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.

ÁREA DE DIREÇÃO (CORAL/ORQUESTRAL)

1) Apresentação de portfólio onde deve constar a experiência na área da Direção e um DVD com obras dirigidas pelo candidato em pelo menos duas formações distintas – a título de exemplo: Orquestra de Sopros/Banda, Orquestra Cordas/Sinfónica, Coro a cappella de maior dimensão, Ensemble ou Grupo Vocal a cappella de menor dimensão, Coro e Orquestra (Sinfónica, de sopros ou de cordas), Coro e Ensemble Instrumental, Ensemble Instrumental Misto.
2) Direção Coral: execução de peça obrigatória (Salmo CL de Eurico Carrapatoso – qualquer um dos andamentos).
3) Direção de Orquestra: a prova prática durará, aproximadamente, 10 minutos, e consistirá num ensaio de cerca de 3 minutos, seguindo-se o restante tempo para a execução da peça obrigatória (1º andamento (sem repetição) da Sinfonia n.º 41, K551 “Júpiter” de Mozart).
4) O júri reserva-se o direito de interromper a prova antes do fim dos 10 minutos.
5) Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.
6) Texto escrito, em Português, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio e do DVD apresentado, a entregar no dia da realização da entrevista.
7) Texto escrito, em Português, justificativo da intenção de frequência do Mestrado por parte do candidato, a entregar no momento da realização da entrevista.

ÁREA DE FORMAÇÃO MUSICAL

1) Provas escritas e provas de leitura musical à 1ª vista:

a) Prova escrita (ca. 1 hora): reconhecimento de intervalos (sequência de sons), ditado de melodia, ditado polifónico para preenchimento de espaços, ditado de baixo e análise funcional (com melodia dada);
b) Leituras à 1ª vista: leitura rítmica, leitura cantada de intervalos a partir de um qualquer som e duas melodias sem acompanhamento (uma tonal, outra atonal ou com dificuldades intervalares).

2) Provas preparadas de canto e piano:

a) Uma obra para canto e piano, à escolha do candidato, para ser cantada e tocada, em simultâneo, pelo mesmo;
b) Execução, à escolha do candidato, do acompanhamento ao piano da obra Wie viele Zeit verlor ich (Italienisches Liederbuch) de Hugo Wolf ou da obra Hôtel (Banalités) de Francis Poulenc.

3) Texto escrito, em Português, justificativo da intenção de frequência do Mestrado por parte do candidato, a entregar no momento da realização da prova prática. Este texto deverá incluir uma reflexão por parte do candidato sobre o processo de aprendizagem musical no contexto do ensino especializado, devidamente fundamentada em literatura. O texto escrito a entregar deverá respeitar os seguintes parâmetros: dimensão mínima e máxima: 1300-2000 palavras. Formato: folha A4. Formatação: Times ou Calibri tamanho 12, espaçamento 1.5. Capa e Bibliografia em formato APA.

ÁREA DE INSTRUMENTO/CANTO

1) Programa, à escolha do candidato, com a duração aproximada de 20 minutos e que inclua obras contrastantes.
2) Texto escrito, em Português, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática.
4) Entrevista.

Nota: O júri reserva-se o direito de não ouvir as obras na íntegra.

ÁREA DE JAZZ

1) Prova prática de instrumento:

a) Execução a solo, ou com um músico acompanhador, de 3 temas de carácter e tempo contrastantes, de livre escolha do candidato (melodia e improviso, comping), com play-a-long (Aebersold, iRealb);
b) No caso de ser acompanhado, o candidato é responsável pela pontualidade do seu acompanhador, assim como pelo material necessário para a execução (instrumentos, cabos, etc.), com exceção de piano ou bateria e amplificadores, que estarão disponíveis na sala;
c) Prova de leitura à vista (melodia e cifra, com improvisação; para bateristas, estudos rítmicos e/ou peça de big band).

Notas:

- Os candidatos deverão trazer partituras dos temas escolhidos para execução.
- Vocalistas deverão obrigatoriamente escolher pelo menos um tema com letra e outro "instrumental” (sem letra); microfone e amplificador são fornecidos pela ESML.
- Bateristas deverão mostrar conhecimentos sobre rudimentos (single stroke, double stroke, paraddidle simples, duplo e triplo), swing (4/4 e 3/4), latino, bossa nova; deverão ainda trazer baquetas e vassouras.
- Guitarristas e baixistas deverão trazer os cabos necessários; amplificadores são fornecidos pela ESML.
- Os candidatos deverão trazer os seus play-a-longs (smartphone, leitor mp3, tablet ou pc)
- Os instrumentos lecionados são: voz, saxofone, trompete, trombone, piano, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria. Candidatos a outros instrumentos deverão exibir um domínio técnico que o Júri considere bastante, uma vez que podem vir a ter aula de instrumento com outro instrumentista.

Critérios de avaliação:

- É feita uma avaliação global da execução, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom, muito bom): qualidade de som e afinação; competência técnica (articulação, destreza, etc.); sentido rítmico; noção de forma/harmonia (grau de consciência harmónica no improviso); criatividade/vocabulário; expressividade/musicalidade e leitura à vista.