Este manual irá guiá-lo na realização da preparação da inscrição para o ano lectivo 2023/2024.

ATENÇÃO: Este manual serve apenas para alunos que se encontrem a efectuar uma renovação da matrícula.

1. Para dar início à preparação para a inscrição deverá entrar no Portal Académico com as suas credenciais. O nome de utilizador é sempre [número de aluno]@alunos.esml.ipl.pt.

NOTA: Aconselha-se a utilização dos browsers Mozilla Firefox ou Google Chrome.

2. De seguida selecione a opção "Matrículas/Inscrições", conforme a imagem seguinte.

Pre1

3. Irá ser direccionado para um ecrã semelhante ao da imagem seguinte. Clique no botão onde se lê "Realizar pré-matrícula/inscrição".

Pre2

4. Para continuar o processo deverá tomar conhecimento dos termos e condições associados. Leia com atenção toda a informação apresentada. De seguida marque a caixa de selecção com a legenda "Tomei conhecimento dos termos e condições", e clique no botão que diz "Avançar".

Pre3

5. No ecrã seguinte ser-lhe-ão apresentados os seus dados fiscais. Confirme que se encontram correctos e devidamente actualizados. Corrija os que se encontrem errados. De seguida avance para a próxima página clicando no botão que diz "Confirmar".

ATENÇÃO: Dados fiscais incorrectos podem criar problemas nas facturas emitidas!

Pre4

6. O ecrã seguinte informa se o processo foi bem-sucedido até este ponto. (A sua matricula/Inscrição está preparada).

Ao terminar a pré-inscrição a sua matricula/inscrição está preparada para efetuar os pagamentos.

7. Pagamentos

Deve clicar em pagamentos online e de seguida selecciona a 1ª prestação e os emolumentos.

Pag 1

8. Selecionar a 1.ª prestação e emolumentos