A Classe de Interpretação Cénica apresenta a Ópera "Hänsel und Gretel", no próxmo sábado e domingo, 25 e 26 de junho respectivamente, às 17h00, em ambas as datas no Auditório Vianna da Motta.
Sendo originariamente a ideia de, Adelheid Wette, irmã do compositor, Humperdinck a seu pedido compôs a ópera, cujo libreto é baseado na obra homónima dos irmãos Jacob and Wilhelm Grimm, ambos académicos de carreirae conhecidos pelos seus contos populares. Estreada emDezembro de 1893, dirigida por Richard Strauss, no ano seguinte estreou em Hamburgo dirigida por Gustav Mahler. Ainda o Séc.XIX não tinha terminado e esta ópera já tinha sido estreada em Londres e Nova York. Já no séc. XX, em 1931, foi a primeira ópera completa a ser transmitida em directo pela rádio desde o Metropolitan Opera. Na década de 40 do séc. passado foi transmitida na íntegra por uma televisão de Nova York. E na década de 50 já era apresentada no cinema numa versão em Technicolor mas em inglês.
Começando a sua carreira como assistente de Wagner, Humperdinck, tendo escrito 15 óperas, parece que só escreveu esta ópera. Usou as técnicas harmónicas de Wagner, no entanto adaptou-as a uma forma mais leve dado se tratar de um conto de fadas. A história também foi “adocicada” por Wette, que ao contrário da história original, onde as duas crianças tinham sido enviadas para a morte, na ópera foram mandadas para fora de casa apanhar morangos só para não criarem problemas dentro de casa.
Por tudo o mencionado estamos perante uma ópera da história da música que a Classe de Interpretação Cénica trouxe para o Sec .XXI com uma encenação revolucionária, sem recurso a adereços e figurinos num exercício de representação teatral e vocal contemporâneo.
Direcção Musical e Encenação | Sílvia Mateus
Piano | Francisco Sassetti
- Entrada livre limitada à lotação do espaço -
Uma iniciativa por parte da Escola Superior de Música de Lisboa, que visa dar oportunidade aos alunos de Composição darem mostras do seu trabalho.
De segunda feira a sábado, poderá ter oportunidades de ver Conferências de interesse para o panorama musical actual, e concertos que retratam sonoramente o discurso musical que a escola tem produzido através dos seus alunos.
Semana da Composição da ESML 2022 | Conferências e Concertos
mais informações em: https://esmlcomposition.blogspot.com/
Ted Rosenthal
O pianista e compositor Ted Rosenthal (docente na Juilliard School e na Manhattan School of Music) irá apresentar na ESML, no próximo dia 9 de junho pelas 14h, uma Masterclass intitulada "Jazz improvisation and composition: from standards to jazz opera".
O ensaio geral é aberto ao público na 6.ª feira, 3 de Junho, às 21h00.
PROGRAMA
Brahms, Johannes
Abertura "Trágica", Op.81
Promenade
1. Gnomus
Promenade
2. Il vecchio castello
Promenade
3. Tuileries (Dispute d'enfants après jeux)
4. Bydło
Promenade
5. Ballet des poussins dans leurs coques
6. Samuel Goldenberg und Schmuÿle
7. Limoges. Le marché (La grande nouvelle)
8. Catacombae (Sepulcrum romanum) - Con mortuis in lingua mortua
9. La cabane sur des pattes de poule (Baba Yaga)
10. La grande porte de Kiev
Entrada livre com lotação limitada
2.ª feira, 23 de Maio
Grande Auditório | 10h00 às 11h15 | Composição:
- Eurico Carrapatoso: "Análise e Técnicas de Composição: pequeno balanço de 37 anos de ensino (1985-2022)"
- Luís Tinoco: "Ensino da composição: obstáculos, desafios, caminhos."
Grande Auditório | 11h30 às 12h45 | Improvisação
- António Augusto de Aguiar: "Contemporaneidade e Ensino de Música"
- Rodrigo Pires de Lima: "Introdução à improvisação não idiomática"
Grande Auditório | 14:00 às 15:15 | Palestra:
- Paul Harris: "An introduction to Simultaneous Learning"
Grande Auditório | 15:30 às 16h45 | Palestra:
- Paul Harris: "The Virtuoso Teacher"
Grande Auditório | 17:00 às 18:00 | Recital de Música de Câmara
- Trio Perpétuo (Filomena Andrade, violino; Leonor Moniz, violoncelo; Manuel Prata, piano)
3.ª feira, 24 de Maio
Grande Auditório | 10h00 às 11:15 | Recital-conferência (Piano):
- Ana Telles: "Ensinar o que (quase/ainda) ninguém quer aprender: A música contemporânea erudita no ensino superior de música em Portugal"
Grande Auditório | 11:30 às12:45 |Direção de Orquestra:
- Jean-Sébastien Béreau: "Transmettre le language du geste: Réflexions sur l'enseignement de la direction d'orchestre"
Grande Auditório | 14:00 às 15:15 | Palestra:
- Paul Harris: "If only my pupils would practice more!"
Grande Auditório | 15:30 às 16h45 | Palestra:
- Paul Harris: "Unconditional Teaching"
Grande Auditório | 17:00 às 18:00 | Recital de Acordeão:
- João Barradas
4.ª feira, 25 de Maio
Pequeno Auditório | 10:00 às 11h15 | Formação Musical:
- Cristina Brito da Cruz e Margarida Fonseca Santos: "A iniciação à arte e à literacia musical"
Grande Auditório | 10:00 às 12:45 | Masterclass (Clarinete):
- Paul Harris
Grande Auditório | 14h30 | Concerto:
- Ensemble de Clarinetes da ESML (direção: Manuel Jerónimo; solistas: Elizabeth Crawford e Paulo Gaspar)
A Orquestra de Sopros ESML apresenta no próximo dia 21 de Maio, no âmbito do ciclo de concertos "Sábado às 5", o seu 4.º Programa da temporada 21-22, onde interpretará obras de G. Holst, F, Cesarini, P. Grainger e C. Saint-Saëns.
O ensaio geral é aberto ao público na 6.ª feira, 20 de Abril, às 21h00.
Direcção: José Eduardo Gomes
Entrada livre limitada à lotação da sala