Carlos Garcia vence Prémio de Composição

29 Set.
2014

A ESML felicita Carlos Garcia, vencedor do 1º Prémio no "1º Concurso de Composição de Canções para Crianças sobre Poemas Portugueses", atribuído pela APEM (Associação Portuguesa de Educação Musical) com o apoio da Fundação INATEL.

A obra distinguida, "Numa casa muito estranha" foi escrita a partir de um poema de António Mota. Para mais informações sobre este prémio, clique aqui.

Carlos Garcia Nasceu em 1983 em Torres Vedras.
Entrou para a Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa aos 12 anos, tendo concluído o 8.º grau de Formação Musical, o Curso básico de clarinete com Luís Gomes, e o de órgão com Rui Paiva. Realizou também Análise e Técnicas de Composição com Eurico Carrapatoso. Na mesma instituição participou durante dois anos no curso livre de Jazz Band com Pedro Moreira.
Estudou com vários pianistas na área do jazz: Aurelian Lino, João Maurílio, João Falcato e João Paulo Esteves da Silva e Antoine Hervé. Trabalhou direção de orquestra com os maestros Vasco Pearce de Azevedo, Ernst Shelle, Jean-Marc Burfin e Francisco Cintado Briceño.
É licenciado em Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa desde Junho de 2005. Encontra-se de momento a finalizar o Mestrado em Formação Musical na mesma instituição e frequentar a Licenciatura em Piano Jazz.
Leccionou Iniciação Musical na Escola de Música Metropolitana de Lisboa e Formação Musical na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues (Torres Vedras) e na Escola de Música do Conservatório Nacional. Foi formador convidado na Escola Superior de Educação de Lisboa no curso de Educação Musical. Leccionou também durante 8 anos na Escola de Música do Conservatório Nacional ensinando Iniciação e Formação Musical e dirigindo várias orquestras infantis/juvenis (Orquestra Jovem e a Orquestra do Pólo da Amadora (Extensão Pedagógica da EMCN).

Actualmente é professor assistente na Escola Superior de Música de Lisboa desde 2007/2008 leccionando nos cursos de: Direção Coral/ Formação Musical; Música na Comunidade; Tecnologias da Música.

É formador regular no sector de música do actual Descobrir – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura.

É também pianista em projectos de diversos estilos de música e escreve regularmente peças originais e arranjos para diferentes tipos de grupos. Enquanto pianista e arranjador já teve o prazer de trabalhar com Ana Moura, Luis Represas, João Gil, Mafalda Arnauth, Martinho da Vila, Chico César, Cristina Branco, Rão Kyao, Manuel d’Oliveira, Yami, Ritinha Lobo, Boy Gê Mendes, Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Estúdio (Guimarães CEC 2012). Realiza também regularmente, enquanto músico/actor, concertos encenados para crianças.

Enquanto compositor destacam-se o seu ciclo de canções para crianças “Cancioneiro da Bicharada” e a sua obras “Missa Breve” e "Stabat Mater", ambas para coro e Orquestra de Cordas.

Tagged em