Ricardo Gaspar vence o 1º Prémio de Violeta na 26ª edição do Prémio Jovens Músicos

A Escola Superior de Música felicita o seu aluno Ricardo Gaspar, vencedor do 1º Prémio de Violeta na 26ª edição do Prémio Jovens Músicos e distinguido com o "Prémio Maestro Silva Pereira - Jovem Músico do Ano 2012". No final do concerto de laureados "Grande Final", realizado ontem, dia 27, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Ricardo Gaspar foi também distinguido com o Prémio EMCY, atribuído pela União Europeia de Concursos de Jovens Músicos.

Está de parabéns, também, o nosso docente Professor Pedro Saglimbeni Muñoz, que preparou o Ricardo para este concurso.
Recordamos que este é o segundo ano consecutivo em que o prémio Jovem Músico do Ano é atribuído a um aluno ESML, dado que o mesmo foi atríbuído a Tamila Kharambura, na 25ª edição do PJM.

Felicitações, também, para o nosso docente Maestro Pedro Carneiro, pelo memorável concerto que dirigiu ontem no Grande Auditório Gulbenkian, à frente da Orquestra de Câmara Portuguesa.
No 1º dia do Festival foi lançado um CD comemorativo dos 25 anos do PJM (celebrados em 2011), incluindo o Concerto para Violino de Tchaikovski interpretado por Tamila Kharambura e a gravação da estreia mundial da obra "Instante", para orquestra e electrónica, composta pelo coordenador do nosso curso de Composição, Professor Carlos Caires.
Hoje, dai 28, no mesmo festival, a orquestra Divino Sospiro apresenta a estreia mundial da obra "O que será do rio without John Cage", composta pelo nosso aluno Nuno da Rocha e distinguida na 1ª edição do Prémio de Composição SPA-Antena 2. Parabéns, também, ao Nuno da Rocha!
No terceiro e último dia do Festival (29 de Setembro, Grande Auditório Gulbenkian, 19h) a Orquestra Gulbenkian dirigida por Joana Carneiro acompanhará o nosso "Jovem Músico do Ano" Ricardo Gaspar, a interpretar o Concerto para Violeta e Orquestra, de William Walton.

Este concerto que será transmitido em directo na RTP 2, Antena 2 e no canal web da Antena 2, inclui ainda a estreia mundial de "Erasing Mahler" - uma obra composta pelo nosso docente Professor Sérgio Azevedo, em resposta a uma encomenda de Guimarães Capital Cultural Europeia 2012.

A comunidade ESML está de parabéns!