Alunos da ESML premiados no Concurso Internacional de Jovens Compositores 2009 - Portimão

Adérito Valente, com a obra “Ventos do Sul”, foi o vencedor na modalidade Música de Câmara, enquanto Tiago Cabrita, com “Quasi una maré”, foi o melhor na categoria Música para Grupo Misto, recebendo cada um o prémio monetário de 3.000 euros.

Dirigido a compositores de qualquer nacionalidade, com 30 anos completados até ao final de 2009, este concurso internacional foi criado para reforçar a politica cultural que a autarquia de Portimão vem seguindo, através do estímulo às produções inéditas, nomeadamente na área da música clássica/erudita.

É ainda objectivo do certame o enriquecimento do património artístico e cultural de Portimão, fomentando a arte como veículo de desenvolvimento do município.

As composições a concurso, inéditas e alusivas a Portimão, foram avaliadas por um colégio de jurados formado pelos compositores Cristóvão Silva e Carlos Marecos e pelo maestro Roberto A. Pérez, tendo sido decidido não atribuir o primeiro prémio na categoria de Música para Solista, onde foi apenas outorgada uma menção honrosa a André Miranda, autor da peça intitulada ”Paisagens Marítimas”.

André Miranda e Tiago Cabrita são alunos da variante de composição da Escola Supior de Música de Lisboa

Tagged em