Pedro e o Lobo em Gouveia

Uma orquestra com vinte e dois músicos, seis actores e um narrador apresentaram o conto musical de Prokofiev, ‘Pedro e o Lobo’, ao qual assistiram cerca de mil crianças, das escolas do 1.º e 2.º ciclo de todo o concelho de Gouveia que ali tiveram oportunidade de assistir com muito entusiasmo. Foi no Teatro-Cine de Gouveia que se realizaram os cinco concertos/espectáculos, que resultaram de uma parceria entre o Instituto de Gouveia - Escola Profissional e um grupo de alunos da Escola Superior de Música de Lisboa. Com o apoio e colaboração da DLCG- Empresa Municipal, este evento foi dirigido ao público infantil das escolas de Gouveia, mas foi também significativo o número de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de assistir ao espectáculo nocturno destinado ao público em geral. Foi um espectáculo que reuniu num só palco uma orquestra composta por músicos que estão em formação na Escola Superior de Música de Lisboa, um narrador do IG - Escola Profissional e seis actores que frequentam o curso de Animador Sociocultural da mesma escola e que representaram através da mímica as sete personagens do conto clássico “Pedro e o Lobo”. Durante meia hora, a música clássica, a representação e a narração estiveram em plena sintonia e afinação, resultando num trabalho único, intenso e profissional. Esta actividade teve igualmente como objectivo fazer com que as crianças conhecessem melhor os diferentes instrumentos que fazem parte de uma orquestra. Deste modo, os vários grupos de meninos e meninas das escolas presentes, passaram por vários ateliers, onde puderam contactar mais de perto com os músicos, conhecer melhor o nome e a sonoridade de cada instrumento e nalguns casos houve crianças que experimentaram ser “maestros”, por alguns momentos. No concerto da noite, aberto ao público em geral, o espectáculo dividiu-se em duas partes: numa primeira parte a orquestra tocou excertos de três peças clássicas e o maestro apresentou os vários grupos de instrumentos que compõem uma orquestra. Na segunda parte foi então apresentado o conto musical do ‘Pedro e o Lobo’. Este projecto foi uma experiência muito gratificante para todos os intervenientes e teve do público em geral uma apreciação bastante positiva.