AVISO
Eleição do Diretor da ESML
Nos termos e para os efeitos previstos no art.º 20.º dos Estatutos da Escola Superior de Música de Lisboa (despacho n.º 9718/2010, publicado no DR n.º 110 de 8 de junho de 2010 – 2.ª Série, com as alterações introduzidas pelo Despacho n.º 8843/2017, publicado no DR n.º 193, de 6 de outubro de 2017, Despacho n.º 9426/2018, publicado no DR. n.º 194, de 9 de outubro e Despacho n.º 4405/2023, publicado no DR. N.º 71, de 11 de abril), encontra-se aberto período de apresentação de candidaturas para a eleição do Diretor da Escola Superior de Música de Lisboa, de acordo com o calendário infra.
O Diretor é eleito pelo Conselho de Representantes da Escola Superior de Música de Lisboa para um mandato de quatro anos.
Os candidatos deverão apresentar a declaração de candidatura no prazo de quinze dias após o início do processo eleitoral, subscrita por, pelo menos, dez docentes e por cinco elementos de outros corpos da ESML.
A declaração de candidatura, subscrita nos termos do n.º 5 do art.º 20.º, deve ser dirigida ao Presidente do Conselho de Representantes da Escola Superior de Música de Lisboa, sita no Campus de Benfica do IPL, 1500-651 Lisboa, acompanhada de Curriculum Vitae, programa de ação da respectiva candidatura e declaração escrita de que não se encontra aposentado ou em nenhuma das outras situações de inelegibilidade ou incompatibilidade previstas na lei.
A audição pública dos candidatos, com apresentação e discussão do seu programa de ação, realiza-se obrigatoriamente nos cinco dias úteis anteriores à eleição.
Será eleito o candidato que à primeira volta obtenha a maioria dos votos da totalidade dos membros do Conselho de Representantes. No caso de tal não se verificar, realizar-se-á uma segunda volta entre os dois candidatos mais votados.
Para o cargo de Diretor podem ser eleitos Professores e Investigadores da ESML que não se encontrem na situação de aposentados ou noutras situações de inelegibilidade previstas na lei.
Calendário Eleitoral
Lisboa, 12 de abril de 2023
O Presidente do Conselho de Representantes
Professor Jaime Reis
Pós-graduação em Composição Musical Aplicada
A pós-graduação em Composição Aplicada pretende proporcionar uma formação técnica atualizada no domínio da produção musical, focada nos domínios do experimentalismo associado à multiplicidade de práticas inerentes à música erudita contemporânea ocidental e à diversidade de meios de produção que lhe são inerentes. Durante a pós-graduação, os alunos terão a oportunidade de trabalhar com um corpo docente de renome internacional e com o Ensemble Recherche.
Duração: 2 semestres
ECTS: 60
https://www.esml.ipl.pt/index.php/cursos/posgraduacoes/composicao-aplicada
______________________________
A pós-graduação em Produção Audiovisual na área da Música pretende proporcionar uma formação técnica atualizada no domínio da produção de conteúdos audiovisuais ao vivo e em estúdio. Esta formação visa o desenvolvimento de competências na área da captação e pós-produção AV, procurando ainda promover a reflexão estética, o conhecimento da linguagem da imagem e a gestão optimizada de projectos audiovisuais.
Duração: 2 semestres
ECTS: 60
Regime: Pós-laboral
2ª FASE DE CANDIDATURAS ATÉ 28 DE OUTUBRO
As Audições para a Gustav Mahler Jugendorchester serão realizadas nas instalações da ESML nos dias 18, 19 e 20 de Novembro.
Mais informações em http://auditions.gmjo.at/
1º Prémio de Música de Câmara – Nível Superior - Prémio Jovens Músicos | 2020/21
Veronika Taraban, violino
Leonor Mateus, violoncelo
Francisco Costa, piano
Este Trio com Piano foi formado no ano letivo 2018/19 na classe de Música de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa do Professor Paulo Pacheco.
É constituído pela violinista Veronika Taraban (Licenciada pela ESML, frequenta o Mestrado em Ensino da Música na classe da Professora Tamila Kharambura), pela violoncelista Leonor Mateus (Licenciada pela ESML na classe de Paulo Gaio Lima, atualmente a frequentar o Mestrado em Genebra) e pelo pianista Francisco Costa (aluno finalista da Licenciatura na classe do Professor Miguel Henriques).
Em 2019, com um percurso notável nesta disciplina durante três anos, este Trio representou a Escola Superior de Música no Festival Harmos no Porto, apresentou-se em concerto no Encontro Anual da European Chamber Music Teachers Association (ECMTA) no Auditório Vianna da Motta e foi semi-finalista no Ysaye International Music Competition em Liège.
A consistência e solidez deste trajeto pedagógico e artístico culminou com a obtenção do 1º Prémio de Música de Câmara – nível superior, no Prémio Jovens Músicos.
A Prova Final realizou-se a 28 de julho na Casa da Música. Como parte integrante do programa desta prova, o Dialecticae Piano Trio interpretou a obra “Do Desassossego” da compositora e docente da ESML, Ana Seara.
De realçar que, em 2018, Veronika Taraban e Leonor Mateus (com o “Four Trio”, integrando a pianista Ecaterina Popa), já tinham sido laureadas com o 3º Prémio neste concurso, destacando-se igualmente a participação no concerto do Encontro Anual da ECMTA em Varsóvia.
O programa com que se apresentaram nas 3 fases do PJM, edição 2020/21, foi o seguinte:
1ª Prova Eliminatória | Gravação áudio
II) Mortuos plango. Andante sostenuto
“D’un matin de printemps”
“Adagio adagio” (1993)
2ª Prova Eliminatória
II) Andante com moto
Trio in F# minor (1952)
Prova Final
“Do Desassossego” (2014)
Trio, op. 3 (1881)
A Escola Superior de Música de Lisboa, membro da rede Medinea, vai acolher um pequeno grupo de músicos para acompanhá-los na exploração da grande diversidade de expressões estéticas e musicais da cultura mediterrânica. Os participantes, com intensa prática de improvisação e composição musical, experimentarão técnicas de composição colectiva, com o objetivo de conduzir à criação de uma produção musical comum que também revele singularidades individuais. Esta residência oferece uma experiência intercultural única no processo de criação.
Os seis artistas seleccionados, da Bulgária, Tunisia, França e Portugal, irão trabalhar durante dez dias de ensaio e criação sob a orientação dos professores da Escola, e com o apoio da Associação de Estudantes.
A ESML gostaria de dar as boas-vindas a estes jovens músicos e desejar-lhes bom trabalho!
Programa de Testagem SARS-CoV-2 no Politécnico de Lisboa continua activo - Fase 4
A realização de testes antigénio decorre no Campus de Benfica do IPL, de 2.ª a 6.ª feira, mediante prévia inscrição (clicar no link).
Para mais informações https://www.ipl.pt/iplisboa/comunicacao/noticias/programa-de-testagem-sars-cov-2-no-politecnico-de-lisboa-fase-4