No próximo dia 19 de fevereiro, no âmbito do ciclo de Concertos ESML | Antena 2 | PortugalSOM, será apresentado o seu 2.º concerto onde serão interpretadas obras de F. Fleynjans, M. Pujol, R. Gnatalli, F. Lacerda, F. Lopes-Graça e B. Britten.
PROGRAMA
Francisco Alpoim | Guitarra
Auditório Vianna da Motta | Entrada livre sujeita à lotação da sala
Acesso: Entrada SUL Campus de Benfica do IPL (estação de Benfica)
Duo in Harmony
Francisco Alpoim começou a ter contato com a música aos 11 anos, ouvindo discos e vinis e tentando tocar guitarra elétrica como autodidata, vindo a aperfeiçoar a aprendizagem do instrumento com Nelson Dias (The Rising Sun Experience) .
Aos 14 anos ingressa na Academia de Música de Óbidos, dando início ao estudo da guitarra clássica, com Abel Beja (Primitive Reason).
Desde 2012 até 2019, manteve o projeto musical FÜZZ e I Am The Ghost Of Mars, compartilhando o palco com bandas nacionais e internacionais.
Em 2015 transfere-se para a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, onde estudou com Eurico Pereira.
Prossegue em 2019 os estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Guitarra de António Jorge Gonçalves e na classe de Música de Câmara de Fernando Fontes.
Em 2019 forma o Duo in Harmony em conjunto com Francisco Alpoim, um duo de guitarras.
Miguel Ângelo iniciou o seu contacto com a música aos 9 anos na MusiMusa, escola de música localizada no Montijo, na classe de Carlos Castro.
Aos dez anos ingressou no Conservatório Regional de Artes do Montijo, onde completou os oito graus de Conservatório em Guitarra Clássica e teve como professores de guitarra Dejan Ivanovic e Titus Isfan.
Ao longo do seu percurso académico obteve 3 premiações no Concurso Internacional de Guitarra do Montijo.
Deu vários concertos em estabelecimentos como: Festival do Estoril, Auditório Vianna da Motta e Teatro Joaquim de Almeida.
Foi solista na estreia da obra "Requiem", de Joly Braga Santos na Escola Superior de Música de Lisboa e também em concertos com a Orquestra Sinfónica e o Coro do Conservatório Regional de Artes do Montijo.
Frequenta atualmente a Licenciatura em Execução de Guitarra Clássica na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Guitarra de António Jorge Gonçalves e na classe de Música de Câmara de Fernando Fontes.
Em 2019 forma o Duo in Harmony em conjunto com Francisco Alpoim, um duo de guitarras.
ClusterLAB ensemble
No próximo dia 29 de janeiro, no âmbito do ciclo de Concertos ESML | Antena 2 | PortugalSOM, será apresentado o seu 1.º concerto onde serão interpretadas obras de C. Reinecke e F. Pires.
PROGRAMA
Auditório Vianna da Motta | Entrada livre sujeita à lotação da sala
Acesso: Entrada SUL Campus de Benfica do IPL (estação de Benfica)
Notas de Programa
Trio, Op. 188
Reinecke foi um proeminente pianista, compositor, maestro e professor. Este trio, publicado em 1887, surge já numa fase de maturidade, tinha o compositor 63 anos de idade, ocupando a posição de maestro da Orquestra Gewandhaus e o lugar de professor no conservatório de Leipzig.
A sua linguagem enquadra-se na ala conservadora do romantismo, sendo as afinidades com Brahms e Schumann evidentes. Esta obra é disso prova, seguindo um convencional esquema de quatro andamentos. O primeiro em forma sonata, sério, em lá menor, o segundo um Scherzo em dó maior, o terceiro um Adagio de grande pungência expressiva em fá maior e um Rondo final, em lá maior, que não será tanto um rondo-sonata como uma forma sonata que o compositor fez habilmente soar como um Rondo, recuperando ainda, algo inesperadamente, o tema do andamento lento na reexposição.
Esta estrutura de forma clássica contém, ainda assim, um léxico harmónico algo arrojado, notem-se as progressões encontradas no desenvolvimento do primeiro andamento, que harmonizam o motivo B-A-C-H, a utilização da quinta aumentada no acorde da dominante, sobretudo no último andamento, ou o uso muito frequente de modulação por meio de acordes de sexta aumentada, por toda a obra.
O compositor terá sem dúvida construído aqui uma obra convincente e comunicativa, variada e bem proporcionada, dando igual destaque a todos os instrumentos e procurando a sua natural interacção, que constitui merecidamente o alicerce do repertório para piano, oboé e trompa.
José Couto, dezembro 2023
Quatro ou cinco movimentos fugidios de água
pelo próprio compositor, junho de 2001
A Orquestra de Jazz Contemporâneo da ESML apresenta-se em concerto no próximo dia 18 de janeiro, às 19h30, no Auditório Vianna da Motta, interpretando a música de Scott Ninmer (EUA).
Programa
Direcção | Lars Arens
Entrada livre sujeita à lotação da sala
Acesso: Entrada SUL Campus de Benfica do IPL (estação de Benfica)
A Orquestra de Sinfónica da ESML apresenta no próximo dia 13 de janeiro, no âmbito do ciclo de concertos "Sábado às 5", o seu 2.º programa da temporada de Orquestras ESML 23-24, onde interpretará F. Mendelssohn.
O ensaio geral é aberto ao público na 6.ª feira, 12 de janeiro, às 21h00.
PROGRAMA
Auditório Vianna da Motta | Entrada livre sujeita à lotação da sala
Acesso: Entrada SUL Campus de Benfica do IPL (estação de Benfica)
Masterclasse Música Antiga | Canto, com Ana Quintans
"Ópera do séc. XVII e XVIII"
Data - 7 de Janeiro
Horário - das 10:00 ás 18:00
Local - Sala Dinarte Machado (0.69)
Inscrições até 27 de Dezembro
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.