Actividades

Dados do Evento

  • Data sábado, 26 novembro 2022
  • Hora 17h00
  • Local Auditório Vianna da Motta

A Orquestra de Solistas da ESML apresenta no próximo dia 26 de Novembro, no âmbito do ciclo de concertos "Sábado às 5", o seu primeiro concerto da temporada de Orquestras ESML 22-23, onde interpretará obras de W. Mozart e P. Tchaikovsky.

O ensaio geral é aberto ao público na 6.ª feira, 25 de Novembro, às 21h00.

PROGRAMA

Mozart, Wolfgang Amadeus
Concerto para Violino e Orquestra n.º5 , K.218, em Lá Maior, "Turco"
I. Allegro aperto
II. Adágio
III. Rondo: Tempo di menuetto
Veronika Taraban, Violino

Tchaikovisky, Piotr Ilyich
Concerto para Piano e Orquestra n.º 1, Op.23, TH 55, em Sib menor
I. Allegro non troppo e molto maestoso
II. Adantino semplice
III. Allegro con fuoco
Francisco Costa, Piano


direcção | José Eduardo Gomes

Entrada livre sujeita à lotação da sala

Acesso: Entrada SUL Campus de Benfica do IPL (estação de Benfica)

Modificado em quarta-feira, 23 novembro 2022 09:02

Dados do Evento

  • Data sábado, 19 novembro 2022
  • Hora 17h00
  • Local Auditório Vianna da Motta

A Orquestra de Sopros ESML apresenta no próximo dia 19 de Novembro, no âmbito do ciclo de concertos "Sábado às 5", o seu 1.º Programa da temporada 22-23, onde interpretará obras de R. Zare, M. Aulio e S. Lancen.

O ensaio geral é aberto ao público na 6.ª feira, 18 de Novembro, às 21h00.

Programa

"The Last Dream of the Old Oak" - M. AULIO
"Mare Tranquillitatis" - R. ZARE
"Le Chant de l’Arbre" - S. LANCEN
"Tombeau de Vercingétorix" - M. AULIO

Direcção: Maxime Aulio

Entrada livre limitada à lotação da sala

Modificado em quinta-feira, 17 novembro 2022 15:36

Dados do Evento

  • Data sábado, 12 novembro 2022
  • Hora 17:00
  • Local Auditório Vianna da Motta
A Orquestra Sinfónica ESML apresenta no próximo dia 12 de Novembro, no âmbito do ciclo de concertos "Sábado às 5", o seu primeiro concerto da temporada de Orquestras ESML 22-23, onde interpretará obras de C. Saint-Saens e E. Elgar

O ensaio geral é aberto ao público na 6.ª feira, 11 de Novembro, às 21h00.

PROGRAMA

Saint-Saëns, Camille
"Danse Macabre", Op.40

Elgar, Edward
"Variações Enigma"
Enigma: Andante
Var. 1. - "C. A. E." L'istesso tempo
Var. 2. - "H. D. S. - P." Allegro
Var. 3. - "R. B. T." Allegretto
Var. 4. - "W. M. B." Allegro di molto
Var. 5. - "R. P. A." Moderato
Var. 6. - "Ysobel" Andantino
Var. 7. - "Troyte" Presto
Var. 8. - "W. N." Allegretto
Var. 9. - "Ninrod" Moderato
Var. 10. - "Dorabella - Intermezzo" Allegretto
Var. 11. - "G. R. S." Allegro di molto
Var. 12 - "B. G. N." Andante
Var. 13. - "*** - Romanza" Moderato

Var. 14. - "E. D. U." - Finale


direcção | Vasco Azevedo

Entrada livre sujeita à lotação da sala

Acesso: Entrada SUL Campus de Benfica do IPL (estação de Benfica)

Modificado em segunda-feira, 07 novembro 2022 15:34

Dados do Evento

  • Data quarta-feira, 02 novembro 2022
  • Local Grande Auditório

4.ª feira - 2 Nov - 14h00 - Grande Auditório

5.ª feira - 3 Nov - 14h00 - Grande Auditório

6.ª feira - 4 Nov - 11h00 - Grande Auditório

Professora Elena Muñoz Valdelomar

Elena.jpg

Nace en Villarrubia de los Ojos (C. Real). Desarrolla sus estudios musicales en Madrid.
Ha realizado cursos internacionales con maestros como Enza Ferrari, Daniel Baremboim, Guillemette Laurens, Peter Mussbach o Jaume Aragall.
Titulada en Grado Superior de Canto en la Escuela Superior de Canto de Madrid con los profesores Antonio Blancas y Ana María Gorostiaga. Continuando su formación como cantante con el maestro Ian Baar en Londres.
Ha colabora con diversos grupos y orquestas de cámara, como “Plural Ensamble” dedicado a la música contemporánea, con el cual cabe destacar su interpretación del Pierrot Lunaire de Schöemberg en diversos festivales internacionales.
Ha actuado en el Auditorio Nacional, teatro Real de Madrid, Auditorio de Salamanca, Auditorio de Murcia, Auditorio de Valladolid, Auditorio de Cuenca, Teatro Principal de Zamora, Teatro Juan Bravo de Segovia, Real Coliseo Carlos III de El Escorial, Circulo
de Bellas Artes de Madrid, Fundación Juan March, Centro Cultural de la Villa de Madrid, Teatro Campoamor de Oviedo. Giras internacionales por el sur de Francia, Honduras y Guatemala...
A través de la compañía Arte Ópera de la que es fundadora ha realizado numerosos montajes de los que cabe destacar “Verdi, una vida dedicada a la ópera”, una gira por toda España con el espectáculo “Mozart a través de su ópera” “Una Ópera mágica” “Maestros del barroco” dedicado especialmente al público infantil, “un paseo por Madrid”, espectáculo de zarzuela. Ha llevado la dirección escénica en el montaje de la ópera Dido y Eneas de Purcell, realizado en Alicante y Elche.
Con una gran experiencia en el mundo coral tanto como intérprete en diferentes coros profesionales y como directora en diferentes formaciones madrileñas durante 15 años.
Actualmente es profesora en la Escuela Superior de Canto de Madrid y anteriormente profesora de canto en el Conservatorio Profesional de Música Victoria de los Ángeles de Madrid. Es titulada en Máster de Artes Escénicas.

Professor Ricardo Francia

Ricardo.jpg

Natural de Las Palmas de Gran Canaria y discípulo de los pianistas Nicole Postel y Francisco Martínez Ramos, obtiene la titulación superior de Piano y Música de Cámara y la profesional de Solfeo en el Conservatorio de Música de su ciudad natal, así como un Máster en Investigación Musical por la Universidad Internacional de Valencia.
Complementa su formación pianística participando como alumno activo en clases magistrales con los pianistas Katerina Gurska, Esteban Sánchez, Gabor Gsaloj y Assia Zlatkowa en Gran Canaria y Julian Jacobson, Bernard Roberts y William Howard en Inglaterra.
Se especializa en el acompañamiento de cantantes líricos estudiando en Madrid con los repertoristas Miguel Zanetti y Félix Lavilla, asistiendo, a su vez, a cursos de Interpretación Vocal impartidos por los cantantes María Orán, Victoria de los Ángeles, Teresa Berganza, Felicity Lott, Lorraine Nubar, Stuart Burrows, Ian Baar y Tom Krause; y los pianistas Dalton Baldwin, Giulio Zappa, Miquel Ortega, Kamal Khan y Wolfram Rieger, siendo en estos dos últimos galardonado con la beca “Joan Pons” y premiado por “Juventudes Musicales de Barcelona”, respectivamente.
Durante veinte años ha sido profesor de Repertorio Vocal en los conservatorios Superior y Profesional de música de Las Palmas de Gran Canaria a la vez que ha trabajado como pianista acompañante en cursos impartidos por los cantantes María Orán, Manuel Cid, Nancy Fabiola Herrera, Yolanda Auyanet, Siphiwe McKenzie, María Katsarava, Judith Pezoa, Augusto Brito, Vincenzo Spatola, Isabel Rey, Carlos Mena e Isabel Álvarez; y los pianistas Miguel Zanetti y Alejandro Zabala; ha impartido cursos de repertorio con piano para voz para la Orquesta Clásica de Lanzarote y en el Conservatorio Profesional de Música de Ourense; como correpetidor para el Gran Teatro del Liceu de Barcelona; los Teatros del Canal, el Teatro de la Zarzuela y la Fundación Juan March de Madrid; el Festival de Ópera Alfredo Kraus de Las Palmas y Ópera de Tenerife; como pianista oficial en los Concursos Internacionales de Canto de Bilbao (2014), Logroño (2015 a 2022), “Alfredo Kraus” Madrid/Las Palmas (2017, 2019, 2021), el Certamen de Zarzuela de Valleseco (Gran Canaria 2014 a 2022) y el Concurso Internacional de Canto “Corsica Lirica” (Córcega /Francia 2022); como integrante de la Orquesta Sinfónica de Las Palmas y la Orquesta del Atlántico, en diversos oratorios y galas de zarzuela y como pianista acompañante de cantantes y coros en numerosos escenarios de España, Dinamarca, Suecia, Reino Unido, Portugal, Francia y Corea del Sur
En la actualidad y paralelamente a su carrera artística, desarrolla su labor docente desde 2017 como profesor de Repertorio Vocal en la Escuela Superior de Canto de Madrid.

Modificado em sexta-feira, 28 outubro 2022 15:55

Dados do Evento

  • Data sábado, 25 junho 2022
  • Hora 17h00
  • Local Auditório Vianna da Motta

A Classe de Interpretação Cénica apresenta a Ópera "Hänsel und Gretel", no próxmo sábado e domingo, 25 e 26 de junho respectivamente, às 17h00, em ambas as datas no Auditório Vianna da Motta.

Sendo originariamente a ideia de, Adelheid Wette, irmã do compositor, Humperdinck a seu pedido compôs a ópera, cujo libreto é baseado na obra homónima dos irmãos Jacob and Wilhelm Grimm, ambos académicos de carreirae conhecidos pelos seus contos populares. Estreada emDezembro de 1893, dirigida por Richard Strauss, no ano seguinte estreou em Hamburgo dirigida por Gustav Mahler. Ainda o Séc.XIX não tinha terminado e esta ópera já tinha sido estreada em Londres e Nova York. Já no séc. XX, em 1931, foi a primeira ópera completa a ser transmitida em directo pela rádio desde o Metropolitan Opera. Na década de 40 do séc. passado foi transmitida na íntegra por uma televisão de Nova York. E na década de 50 já era apresentada no cinema numa versão em Technicolor mas em inglês.

Começando a sua carreira como assistente de Wagner, Humperdinck, tendo escrito 15 óperas, parece que só escreveu esta ópera. Usou as técnicas harmónicas de Wagner, no entanto adaptou-as a uma forma mais leve dado se tratar de um conto de fadas. A história também foi “adocicada” por Wette, que ao contrário da história original, onde as duas crianças tinham sido enviadas para a morte, na ópera foram mandadas para fora de casa apanhar morangos só para não criarem problemas dentro de casa.

Por tudo o mencionado estamos perante uma ópera da história da música que a Classe de Interpretação Cénica trouxe para o Sec .XXI com uma encenação revolucionária, sem recurso a adereços e figurinos num exercício de representação teatral e vocal contemporâneo.

Direcção Musical e Encenação | Sílvia Mateus

Piano | Francisco Sassetti

- Entrada livre limitada à lotação do espaço -

Modificado em quinta-feira, 23 junho 2022 09:27

Dados do Evento

  • Data segunda-feira, 06 junho 2022
  • Hora Varios horários, consulte programa
  • Local Escola Superior de Musica de Lisboa
  • Repetições ou continuação Entre dia 6 e 11 de junho

Uma iniciativa por parte da Escola Superior de Música de Lisboa, que visa dar oportunidade aos alunos de Composição darem mostras do seu trabalho.
De segunda feira a sábado, poderá ter oportunidades de ver Conferências de interesse para o panorama musical actual, e concertos que retratam sonoramente o discurso musical que a escola tem produzido através dos seus alunos.

Semana da Composição da ESML 2022 | Conferências e Concertos

mais informações em: https://esmlcomposition.blogspot.com/

Modificado em terça-feira, 07 junho 2022 20:27

Investigação

cesem polo2