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Ao longo da sua ainda curta exitência, a Camerata Silva Dionísio tem desenvolvido uma estreita colaboração com a Classe de composição da ESML, vindo a apresentar algumas obras em estreia de estudantes da mesma.

Para terminar este 1º Semetre de 2013-2014 e dar as boas vindas ao novo ano 2014, a Camerata apresenta no próximo dia 20 de Janeiro às 19h00 a obra "Duas semanas e um dia" de Daniel Davis, jovem compositor em formação na ESML que acaba de ser nomeado finalista no concurso de composição para Banda da BSP (Banda Sinfónica Portuguesa).

O restante programa será preenchido por novas apresentações das obras "A Britten Celebration" Sérgio Azevedo e "Eoludes" de Jacques Veyrier.

No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 19h30 no auditório Vianna da Motta, o Ensemble de Saxofone da ESML inicia o seu ciclo de concertos comemorativos do ano Adolphe Sax, celebrando 200 anos do seu nascimento e 120 anos da sua morte.

O programa inicia-se com a obra "Chant Sacré" que marcou a apresentação pública do saxofone a 3 de Fevereiro de 1844, na Salle Herz, com direcção de Hector Berlioz, o qual compôs a obra para apresentar os novos instrumntos do inventor belga.

O restante programa será preenchido com as obras: "Three pieces for 11 Saxophones" de Werner Wolf Glazer e "Hoquetus" de Lino Guerreiro.

Nos próximos dias 25 e 26 de Janeiro, pelas 17h no auditório Vianna da Motta, a Orquestra de Sopros da ESML apresenta mais um programa dedicado a obras originais para orquestra de sopros. Neste concerto o leitmotiv será o naipe da percussão, o qual estará em destaque nas obras Sinkretismos  de Jef Penders e Reflections de Henk Bading.

O programa apresentado neste concerto será posteriormente gravado em CD para a editora Molenaar (Holanda), a qual após o sucesso do primeiro CD gravado pela Orquestra de Sopros da ESML, renovou o seu pedido de colaboração para a gravação de obras de referência do seu catálogo.

29 de Janeiro | 18:00h | Escola Superior de Música de Lisboa

A harpa dupla, tal como o cravo, teve uma notável divulgação durante o século XVII, sendo um instrumento de baixo contínuo e simultaneamente um magnífico instrumento solista. Construída com duas fileiras de cordas cruzadas permite tocar cromaticamente. O seminário/concerto alternará a informação histórica e organológica com a execução musical, demonstrando o uso da harpa dupla na Europa entre 1550 e 1700, articulando-se em seis pontos:

-Um instrumento redescoberto

-Introdução histórica: breve introdução sobre a origem da harpa dupla, através de material iconográfico, fontes e tratados.

-Os harpistas: A escola napolitana seiscentista. O trio das Damas de Ferrara. Monteverdi.

-As formas musicais: o que se tocava na harpa barroca? Baixos ostinatos, baixo contínuo, tablaturas, peças a solo e obrigadas.

-A música original: execução de peças a solo desde as primeiras em que a harpa é indicada até ao reportório “emprestado” de outros instrumentos. Música de G.M. Trabaci, A. Mayone, Haendel, Frescobaldi.

-A harpa Barberini: instrumento magnífico, um modelo para os construtores.

Veronica Febbi, Harpista (1979) Iniciou os seus estudos musicais muito jovem, começou por tocar piano aos seis anos de idade, seguidamente aos onze anos de idade inicia o estudo da harpa na escola da professora V. Sorrentino no Conservatório O. Respighi situado na sua cidade natal, Latina. localidade a sul de Roma. Durante a carreira escolar, obtém uma bolsa de estudo, com a designação " melhor aluno " patrocinada pelo Ministério da Educação Italiano. Em 2002 graduou-se em harpa de pedais com as melhores notas, nesse mesmo ano inicia actividade como solista acompanhada pela orquestra do Conservatório de Latina. Esta etapa foi acompanhada e orientada pelos seguintes harpistas , A.Bianchi , U.Holliger , O.De Poli, S. Bertuccioli . Em 2003, ganha o concurso para a Orquestra Juvenil do Maggio Musicale Fiorentino, seguindo-se o título europeu de " técnica orquestral ", realiza simultaneamente actividade como solista na temporada da Academia do Maggio Musicale. Desde 2003 colabora como membro da orquestra ou como solista convidada , com a Latina Philharmonia Orchestra, a orquestra Tartini de Latina, orchestra Arts academy de Roma, a orquestra Reate Belcanto Festival em Rieti, Tim Orquestra de Roma, a orquestra barroca dos conservatórios do Veneto. Como parte do ensemble de música de câmara colabora com vários organismos intimamente ligados ao repertório clássico / contemporâneo e barroco; Canto di Eea, Camerata Barocca, Accademia Ottoboni , Circolo delle quinte vuote, Nablium ensemble, Duo Febbi Bono . Em 2007, estudou filologia na prática instrumental e repertório italiano de harpa tripla, um instrumento utilizado durante o período barroco. Em 2013 , conclui de forma brilhante o doutoramento ( diploma de nível II ) de harpa barroca. Aperfeiçoa a técnica instrumental , a pesquisa de repertório e prática do baixo contínuo em harpas históricas com o harpista-pesquisador Mara Galassi no ESMUC de Barcelona. Em 2011 , surge uma gravação para a etiqueta Stradivarius . Em 2012 participa no Festival de Música Antiga de Innsbruck, onde acompanha o violinista Riccardo Minasi , no mesmo ano , ele gravou o álbum " Classical Contemporary Emotions" pelo compositor contemporâneo Roberto Di Girolamo . Como historiadora da harpa, foi oradora convidada no prestigiado Concurso Bucchi em Roma. Harpista celta, solista da banda de Folk Road, actua em importantes festivais de música tradicional do seu país. Em 2013 participa no projecto europeu Leonardo e atualmente exerce a função de professora de harpa antiga, na ESMAE no Porto, em Portugal.

Modificado em quinta-feira, 23 janeiro 2014 02:43

No dia em que passam 120 anos da morte de Adolphe Sax a classe de saxofone da Escola Superior de Música não poderia deixar de prestar a sua homenagem a esse genial inventor e músico belga. Graças a este ousado músico é hoje possível termos o privilégio de poder conhecer grandiosos músicos que se notabilizaram neste instrumento.

Seria exaustivo e sem dúvida ficariam muitos esquecidos, no entanto são incontornaveis os nomes de Adolphe Sax, o primeiro intérprete do instrumento, François Combelle um dos primeiros notáveis na área erudita assim como o seu "discípulo" na Banda da Guarda de Paris, o famoso Marcel Mule; Sidney Bechet, provavelmente o primeiro músico de jazz a usar o saxofone em detrimento do clarinete; Charlie Parker, John Coltrane e mais recentemente Claude Delangle, Richard Ducros, Daniel Kientzy na área mais contemporânea, Michael Brecker, Joe Lovano, e tantos outros!!!!

E em Portugal? Ainda que com uma história bastante recente, o saxofone em Portugal tem feito uma notável evolução e são já vários os nomes que pelo menos circulam internamente e também nos circuitos internacionais. Também aqui correríamos os rsico de esquecer alguns, nesse sentido aproveitamentos esta efeméride para elogiar o trabalho realizado por um dos estudantes da classe de saxofone da ESML - Philippe Trovão, e dar-lhe os parabéns pelo seu recente 2º prémio no concurso internacional de Chieri (Itália), onde foi o escolhido para tocar com a "Chieri sinfonietta Orchestra" sob a direcção de Maurizio Righetti.

Alberto Roque - director artístico do Ensemble de Saxofone da ESML

25-02-2014 | 14h30 | Pequeno Auditório

Classe do prof. Paulo Gaspar

Acompanhador: Professor José João Santos

Modificado em segunda-feira, 24 fevereiro 2014 13:39

Investigação

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