Actividades

06-03-2014 (5a Feira) | 19h00 | Pequeno Auditório

SINOPSE:

Concerto de "Ud" e de "Bağlama" (instrumentos de corda da família do alaúde), inserido no seminário de Introdução à música clássica e "Folk" da Turquia, pelos professores da Universidade de Gazi (erasmus STA): Prof.Dr. Gulcin YAHYA KAÇAR e Doc.Dr. Sevilay Çınar.

PROGRAMA:

PART I
Solist: Sevilay ÇINAR / BAĞLAMA
• Cirit Havası (Kayseri)
• Gine Yeşillendi Germir Bağları (Kayseri)
• Bursa Güvendesi (Bursa)
• Bağlamam Perde Perde (Giresun)
• Yağcılar Zeybeği (İzmir)
• Göynük Zeybeği (Bolu)
• Seherde Bir Bağa Girdim (Erzincan)

PART II
Solist: Gülçin YAHYA KAÇAR / UD
• Hicaz Hümayun Taksim / Improvizasyon
• Hicaz Hümayun Peşrevi / Veli Dede
• Hicaz Sazsemâîsi / Refik Talat Alpman
• Kürdî Saz eseri / Gülçin Yahya Kaçar
• Muhayyerkürdî Peşrevi / Asdik Ağa
• Muhayyerkürdî Sazsemâîsi / Sadi Işılay
• Hüseynî Sazsemâîsi / Cinuçen Tanrıkorur
• Hüseynî Oyun Havası / Tanburî Cemil Bey

Modificado em sábado, 01 março 2014 13:17

4 de Março (3ª Feira) | 10h00 | Grande Auditório ESML || 14h30 | Pequeno Auditório 

 PROGRAMA:

   1ª sessão: Piano | 10.00h | Grande Auditório

   2ª sessão: Música de Câmara | 14.30h | Pequeno Auditório


   Admissão exclusiva: alunos ESML, das classes de Piano e Música de Câmara

 

   Fotografia © Tiago Figueiredo

Modificado em quarta-feira, 05 março 2014 08:26

28, 29 e 30 de Março de 2014 | ESML | Masterclass, Audições, Palestras, Aulas Abertas, Concerto de Professores, Orquestras e Solistas da ESML

Classes dos Professores:
Gareguin Aroutiounian, Tiago Neto, Pedro Muñoz, Clélia Vital, Manuel Rêgo, Irene Lima, Paulo Pacheco.

Modificado em segunda-feira, 12 fevereiro 2018 16:42

10-03-2014 (2a Feira) | 14h30 | 0.67

LAURA PONTECORVO

Nasceu em Roma e estudou com Marianne Eckstein, Peter Lukas-Graf e Marc Hantai.
 
Durante muitos anos tem tocado nas mais importantes temporadas de concertos do mundo com vários grupos orquestrais ou de câmara com Concerto Italiano (Rinaldo Alessandrini), Europa Galante (Fabio Biondi), Accademia Bizantina, Divino Sospiro, Accordone, La Capella della Pietà dei Turchinni, L’Arte dell’Arco.
 
Tocou como solista no Japão, Estados Unidos, Holanda, Israel, Alemanha, Itália, Portugal, Bélgica e Austria; Gravou para as etiquetas Opus 111, Naïve, Stradivarius, Brilliant, Dynamic e Inedita.

É professora de Música de Câmara e flauta barroca no Conservatório de Música de Cosenza e no Instituto superior de Educação Giulio Briccialdi em Terni. Ministrou masterclasses de flauta barroca na Escola Superior de Música de Lisboa, no Real Conservatório de Música de Madrid e na Universitat Fur Musik und darstellende Kunst em Viena.
 
Durante um recente ano sabático investigou nos arquivos da biblioteca do Convento de Assis as origens da colecção de instrumentos ali preservada, publicando um ensaio na Ricercare, Rivista per lo studio e la pratica della música antica.
Como produto dessa investigação, gravou um CD com o grupo Helianthus recentemente editado pela etiqueta Brilliant: “L’e’ tanto tempo hormai: G. B. Buonamenteand the colection of Instruments at the Holy Convent in Assisi”.
O próximo disco do grupo, previsto para a Primavera de 2014, é uma gravação dos Quartetos para flauta, viola e cravo obligato compostos por Carl Philipp Emmanuel Bach no último ano da sua vida.

 

Modificado em quinta-feira, 06 março 2014 17:15

10-03-2014 (2a Feira) | 19h00 | 0.67

O TRAVERSO DE ASSIS

O que aconteceu à flauta nos primeiros 80 anos do século XVII? Este é um “buraco negro” na história da flauta, que após o seu florescimento na Renascença (temos muitas flautas renascentistas nas colecções europeias e também muitos exemplos iconográficos) desaparece, para reaparecer no final do século XVII em Paris no atelier da família Hotteterre. A Biblioteca do Convento de S. Francisco de Assis foi depositária durante muitos anos duma colecção de instrumentos de sopro: um baixão, quatro cornetos, uma flauta de bisel baixo e uma flauta travessa. Este último instrumento, tal como os outros dum construtor anónimo, é uma das raras flautas travessas construídas no século XVII conhecidas. A investigação sobre a origem deste instrumento bem como de toda a colecção, levada a cabo por Laura Pontecorvo nos arquivos do Convento é fascinante e plena de interessantes surpresas. O traverso de Assis é muito especial representando de facto o elo de transição entre a flauta renascentista e a barroca. Até há alguns anos, era comum considerar que o traverso não era tocado em Itália até aos últimos anos da segunda década do século XVIII, e em especial no Norte do país. Como explicar então a presença deste instrumento num convento franciscano no centro da Itália?

 

LAURA PONTECORVO

Nasceu em Roma e estudou com Marianne Eckstein, Peter Lukas-Graf e Marc Hantai. 
  
Durante muitos anos tem tocado nas mais importantes temporadas de concertos do mundo com vários grupos orquestrais ou de câmara com Concerto Italiano (Rinaldo Alessandrini), Europa Galante (Fabio Biondi), Accademia Bizantina, Divino Sospiro, Accordone, La Capella della Pietà dei Turchinni, L’Arte dell’Arco. 
  
Tocou como solista no Japão, Estados Unidos, Holanda, Israel, Alemanha, Itália, Portugal, Bélgica e Austria; Gravou para as etiquetas Opus 111, Naïve, Stradivarius, Brilliant, Dynamic e Inedita. 

É professora de Música de Câmara e flauta barroca no Conservatório de Música de Cosenza e no Instituto superior de Educação Giulio Briccialdi em Terni. Ministrou masterclasses de flauta barroca na Escola Superior de Música de Lisboa, no Real Conservatório de Música de Madrid e na Universitat Fur Musik und darstellende Kunst em Viena. 
  
Durante um recente ano sabático investigou nos arquivos da biblioteca do Convento de Assis as origens da colecção de instrumentos ali preservada, publicando um ensaio na Ricercare, Rivista per lo studio e la pratica della música antica. 
Como produto dessa investigação, gravou um CD com o grupo Helianthus recentemente editado pela etiqueta Brilliant: “L’e’ tanto tempo hormai: G. B. Buonamenteand the colection of Instruments at the Holy Convent in Assisi”. 
O próximo disco do grupo, previsto para a Primavera de 2014, é uma gravação dos Quartetos para flauta, viola e cravo obligato compostos por Carl Philipp Emmanuel Bach no último ano da sua vida.

 

Modificado em quinta-feira, 06 março 2014 17:14

11-03-2014 (3ª Feira) | 18h00 | 0.84

Classe do Prof. Hugo Assunção

ENSEMBLE DE TROMPETES | TRIO DE TROMBONES | ENSEMBLE DE TUBAS

Modificado em segunda-feira, 23 abril 2018 18:26

Investigação

cesem polo2