ÁREA DE COMPOSIÇÃO

1) Apresentação de um portfólio com obras que o candidato considere relevantes na sua produção, integrando, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas.
2) Texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio apresentado, a entregar no dia da realização da entrevista.
3) Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.

ÁREA DE DIREÇÃO CORAL/DIREÇÃO DE ORQUESTRA

1) Apresentação de portfólio onde deve constar a experiência na área da Direção e um DVD com obras dirigidas pelo candidato em pelo menos duas formações distintas – a título de exemplo: Orquestra de Sopros/Banda, Orquestra Cordas/Sinfónica, Coro a cappella de maior dimensão, Ensemble ou Grupo Vocal a cappella de menor dimensão, Coro e Orquestra (Sinfónica, de sopros ou de cordas), Coro e Ensemble Instrumental, Ensemble Instrumental Misto.
3) Direção Coral: execução de peça obrigatória (Chichester Psalms de Bernstein – qualquer um dos andamentos).
4) Direção de Orquestra: a prova prática durará, aproximadamente, 15 minutos, e consistirá num ensaio de 5 minutos, seguindo-se o restante tempo para a execução da peça obrigatória (Abertura de Manfred, de R. Schumann).
5) Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.
6) O júri reserva-se o direito de interromper a prova prática antes do fim dos 15 minutos.

ÁREA DE INSTRUMENTO/CANTO

1) Execução de um programa preenchido com obras contrastantes de livre escolha do candidato, com a duração aproximada de 20 minutos.
2) Texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática.
3) Entrevista.

Nota: O júri reserva-se o direito de não ouvir as obras na íntegra.

ÁREA DE JAZZ

1) Prova prática de instrumento:

a) Execução a solo, ou com um músico acompanhador, de 3 temas de carácter e tempo contrastantes, de livre escolha do candidato (melodia e improviso, comping), com play-a-long (Aebersold, iRealb);
b) No caso de ser acompanhado, o candidato é responsável pela pontualidade do seu acompanhador, assim como pelo material necessário para a execução (instrumentos, cabos, etc.), com excepção de piano ou bateria e amplificadores, que estarão disponíveis na sala;
c) Prova de leitura à vista (melodia e cifra, com improvisação; para bateristas, estudos rítmicos e/ou peça de big band.

3) Entrevista.

Notas:

- Os candidatos deverão trazer partituras dos temas escolhidos para execução.
- Vocalistas deverão obrigatoriamente escolher pelo menos um tema com letra e outro "instrumental” (sem letra); microfone e amplificador são fornecidos pela ESML.
- Bateristas deverão mostrar conhecimentos sobre rudimentos (single stroke, double stroke, paraddidle simples, duplo e triplo), swing (4/4 e 3/4), latino, bossa nova; deverão ainda trazer baquetas e vassouras.
- Guitarristas e baixistas deverão trazer os cabos necessários; amplificadores são fornecidos pela ESML.
- Os candidatos deverão trazer os seus play-a-longs (smartphone, leitor mp3, tablet ou pc).
- Os instrumentos lecionados são: voz, saxofone, trompete, trombone, piano, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria. Candidatos a outros instrumentos deverão exibir um domínio técnico que o Júri considere bastante, uma vez que podem vir a ter aula de instrumento com outro instrumentista.

Critérios de avaliação:

- É feita uma avaliação global da execução, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom, muito bom): qualidade de som e afinação; competência técnica (articulação, destreza, etc.); sentido rítmico; noção de forma/harmonia (grau de consciência harmónica no improviso); criatividade/vocabulário; expressividade/musicalidade e leitura à vista.