• Visitas: 365

Conteúdos das Provas de Acesso ao Mestrado em Música

MESTRADO EM MÚSICA

ÁREA DE CANTO

1. Execução de programa, à escolha do candidato, com a duração aproximada de 20 minutos e que inclua obras contrastantes;
  2. Texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática, numa folha A4, letra tamanho 12.

ÁREA DE COMPOSIÇÃO

1. Apresentação de um portfólio com obras que o candidato considere relevantes na sua produção, integrando, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas;
  2. Texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio apresentado, a entregar no dia da realização da entrevista, numa folha A4, letra tamanho 12;
  3. Entrevista.

ÁREA DE DIREÇÃO/CORAL E ORQUESTRAL

1. Apresentação de portfólio onde deve constar a experiência na área da Direção e um DVD com obras dirigidas pelo candidato em pelo menos duas formações distintas – a título de exemplo: Orquestra de Sopros/Banda, Orquestra Cordas/Sinfónica, Coro a cappella de maior dimensão, Ensemble ou Grupo Vocal a cappella de menor dimensão, Coro e Orquestra (Sinfónica, de sopros ou de cordas), Coro e Ensemble Instrumental, Ensemble Instrumental Misto

2. Prova prática

- Direção Coral: execução de um programa de aproximadamente 15 minutos preenchido com 2 peças contrastantes para coro misto a cappella de escolha livre do candidato, e uma prova auditiva de detecção de erros.

- Direção de Orquestra: a prova prática durará, aproximadamente, 15 minutos, e consistirá num ensaio de 5 minutos, seguindo-se os restantes 10 minutos para a execução da peça obrigatória (1.º andamento da Sinfonia n.º 9 “Novo Mundo” de A. Dvorák).

Nota: O júri reserva-se o direito de interromper a prova antes do fim dos 15 minutos

3. Texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio e do DVD apresentado, a entregar no dia da realização da entrevista, numa folha A4, letra tamanho 12

4. Entrevista.

ÁREA DE INSTRUMENTO

1. Execução de um programa preenchido com obras contrastantes de livre escolha do candidato, com a duração aproximada de 20 minutos;

2. Texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática, numa folha A4, letra tamanho 12;5.

Nota: O júri reserva-se o direito de não ouvir as obras na íntegra

ÁREA DE CLARINETE

1. Execução da Sonata para clarinete e piano de F. Poulenc, obrigatoriamente com acompanhamento de piano;

Nota: O júri reserva-se o direito de não ouvir a obra na íntegra

ÁREA DE JAZZ

1. Prova prática:

- Execução a solo, ou com um músico acompanhador, de 3 temas de carácter e tempo contrastantes, de livre escolha do candidato (melodia e improviso, comping), com play-a-long (Aebersold, iRealb)

- Prova de leitura à vista (melodia e cifra, com improvisação; para bateristas, estudos rítmicos e/ou peça de big band)

Nota: No caso dos temas incluirem acompanhamento, o candidato é responsável por providenciar o acompanhador, pela sua pontualidade, assim como pelo material necessário para a execução (instrumentos, cabos, etc.), com excepção de piano ou bateria e amplificadores, que estarão disponíveis na sala.

Notas

- Todos os candidatos deverão trazer partituras dos temas escolhidos para execução.

- Vocalistas deverão obrigatoriamente escolher pelo menos um tema com letra e outro "instrumental” (sem letra); microfone e amplificador são fornecidos pela ESML.

- Bateristas deverão mostrar conhecimentos sobre rudimentos (single stroke, double stroke, paraddidle simples, duplo e triplo), swing (4/4 e 3/4), latino, bossa nova; deverão ainda trazer baquetas e vassouras.

- Guitarristas e baixistas deverão trazer os cabos necessários; amplificadores são fornecidos pela ESML.

- Os candidatos deverão trazer os seus play-a-longs (smartphone, leitor mp3, tablet ou pc)

- Os intrumentos lecionados na ESML são: voz, saxofone, trompete, trombone, piano, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria. Candidatos a outros instrumentos deverão exibir um domínio técnico que o Júri considere bastante, uma vez que podem vir a ter aula de instrumento com outro instrumentista.

Critérios de avaliação

A avaliação da prova prática é global, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom, muito bom): qualidade de som e afinação; competência técnica (articulação, destreza, etc.); sentido rítmico; noção de forma/harmonia (grau de consciência harmónica no improviso); criatividade/vocabulário; expressividade/musicalidade e leitura à vista.