Siphiwe McKenzie nasceu em Vancouver, British Columbia. Licenciou-se em Música na Universidade de British Columbia e tem um Mestrado em Estudos de Música e Ópera feito no prestigiado Curtis Institute of Music de Philadelphia. Começou a sua carreira na Europa, a convite da Staatsoper de Nuremberga, onde desempenhou mais de 21 papéis ao longo de seis temporadas consecutivas. Durante essa temporada foi nomeada duas vezes pela prestigiada revista alemã Opernwelt como “Jovem Cantora do Ano”.

Desde então, tem desenvolvido o seu repertório e acrescentou 20 papéis adicionais (totalizando 40 papéis até o momento) com com grande aclamação pelo mundo fora, nomeadamente nos seguintes teatros e festivais: Volksoper de Viena (Áustria), Teatro Colón de Buenos Aires (Argentina), Teatro Reggio de Parma (Itália), Ópera Nacional da Finlândia, Staatstheater de Basileia (Suíça), Ópera de San Diego (E.U.A), Ópera de St.Gallen (Suíça), Hessische Staatsopera de Wiesbaden (Alemanha), Ópera de Leipzig (Alemanha), Baden Oper de Viena (Áustria), Ronacher Theater em Viena (Áustria), Ópera Nacional de Bucareste (Roménia), Festival de Ópera de Rheingau (Alemanha), Haydn Festival de Eisenstadt (Áustria), Beijing Wagner Festival (China), Arts Festival de Singapura, Arts Festival de Hong Kong (China), Festival de Ópera de St. Margerethen (Áustria), Festival de Ópera de Belles-Îles en Mer (França), Chamber Music Festival de Vancouver (Canadá), Festival de Música de Câmara de Mozart da Cidade do México (México) e o Festival Internacional de Música de Nuremberga (Alemanha).

Com um amplo repertório de música de câmara e com orquestra, Siphiwe McKenzie apresentou-se e gravou frequentemente para a National Radio Orchestra da Polónia, a National Radio Orchestra de Budapeste, a CBC Radio Orchestra do Canadá, WDR Orchestra de Colónia na Alemanha e ainda em concertos de digressões gravados ao vivo com a Orquestra Sinfónica da Volksoper de Viena (Áustria), no Japão e na Coreia. Posteriormente, ela também gravou um álbum solo com o guitarrista italiano Adriano Sebastiani.

Siphiwe McKenzie participou como solista convidada em vários eventos de caridade, como o Telathon da Televisão Nacional Austríaca para 'Licht ins Dunkel’ do famoso moderador de televisão austríaco Alfons Heider em Viena. Foi artista convidada pela estrela da culinária alemã na televisão, Professor Alfred Biolek, e para cantar com Nana Mouskouri para a Fundação Mundial da População, em Colónia na Alemanha. Participou como artista convidada na Fundação de Parkinson em Vancouver, Canadá. Siphiwe também gosta de trabalho humanitário e apareceu como solista convidada para a secção portuguesa da renomada organização venezuelana El Sistema, a Orquestra Geração, onde ajudou na angariação de fundos para a compra de instrumentos para a orquestra de jovens músicos em desenvolvimento de origens sociais menos favorecidas.

Uma professora e educadora apaixonado, Siphiwe McKenzie é atualmente professora de Canto na Escola Superior de Música de Lisboa - ESML, em Portugal. Além disso, ela dirige o seu próprio estúdio de ensino particular, orientando e inspirando aspirantes a cantores/cantoras de todas as idades.