ÁREA DE JAZZ
1) Prova prática de instrumento:
a. Execução a solo, ou com um músico acompanhador, de 3 temas de carácter e tempo contrastantes, de livre escolha do candidato (melodia e improviso, comping), com play-a-long (Aebersold, iRealb);
b. No caso de ser acompanhado, o candidato é responsável pela pontualidade do seu acompanhador, assim como pelo material necessário para a execução (instrumentos, cabos, etc.), com excepção de piano ou bateria e amplificadores, que estarão disponíveis na sala;
c. Prova de leitura à vista (melodia e cifra, com improvisação; para bateristas, estudos rítmicos e/ou peça de big band.
2) Texto escrito, em Português ou Inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática.
3) Entrevista.
Notas:
- Os candidatos deverão trazer partituras dos temas escolhidos para execução.
- Vocalistas deverão obrigatoriamente escolher pelo menos um tema com letra e outro "instrumental” (sem letra); microfone e amplificador são fornecidos pela ESML.
- Bateristas deverão mostrar conhecimentos sobre rudimentos (single stroke, double stroke, paraddidle simples, duplo e triplo), swing (4/4 e 3/4), latino, bossa nova; deverão ainda trazer baquetas e vassouras.
- Guitarristas e baixistas deverão trazer os cabos necessários; amplificadores são fornecidos pela ESML.
- Os candidatos deverão trazer os seus play-a-longs (smartphone, leitor mp3, tablet ou pc).
- Os instrumentos lecionados são: voz, saxofone, trompete, trombone, piano, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria. Candidatos a outros instrumentos deverão exibir um domínio técnico que o Júri considere bastante, uma vez que podem vir a ter aula de instrumento com outro instrumentista.
Critérios de avaliação:
- É feita uma avaliação global da execução, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom, muito bom): qualidade de som e afinação; competência técnica (articulação, destreza, etc.); sentido rítmico; noção de forma/harmonia (grau de consciência harmónica no improviso); criatividade/vocabulário; expressividade/musicalidade e leitura à vista.