1. REQUISITOS GERAIS
O concurso especial abrange os estudantes que sejam titulares de pelo menos um dos seguintes graus:
- Bacharel;
- Licenciado;
- Mestre;
- Doutor;
. Despacho n.º 4166/2015, de 24 de abril
ATENÇÃO: Os estudantes que estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, não podem candidatar-se ao concurso. |
2. REQUISITOS ESPECÍFICOS DA LICENCIATURA EM TECNOLOGIAS DA MÚSICA
Tendo em conta o carácter particular do curso de Licenciatura em Tecnologias da Música é esperado que o candidato tenha previamente adquirido um conjunto de competências e conhecimentos mínimos, específicos da área onde pretende prosseguir os seus estudos. Como tal, o candidato será sujeito a uma série de provas de avaliação destas mesmas competências e conhecimentos, cujos elementos de avaliação se apresentam de seguida.
2.1 - Prova de Aptidão Científica
A Prova de Aptidão Científica consiste num teste escrito incidindo nos seguintes domínios:
- Som: conceitos gerais sobre som, áudio e acústica.
- Matemática: álgebra, funções e gráficos, geometria analítica, trigonometria, funções exponenciais e logarítmicas, números complexos, limites e continuidade de funções.
- Inglês: conhecimentos gerais de inglês incluindo termos técnicos relacionados com a área do curso.
- Música: identificação de instrumentos e agrupamentos instrumentais; identificação do movimento sonoro de intervalos musicais; comentário crítico a um trecho musical com diferentes resultados sonoros na escuta.
IMPORTANTE: Os candidatos com avaliação inferior a 10 (dez) valores, ou que FALTEM à Prova de Aptidão Científica estarão imediatamente EXCLUÍDOS do Concurso de Acesso à Licenciatura em Tecnologias da Música. |
Prova Modelo
Uma prova modelo poderá ser consultada AQUI.
Bibliografia recomendada para a parte de Som
- Sound Engineering Explained, Second Edition - Michael Talbot-Smith | Capítulos 1, 2, 7, 10
- Acústica Musical – Luís Henrique | Introdução, Capítulos 1, 3.15 a 3.20, 4.1 a 4.4, 22.1 a 22.4
- Master Handbook of Acoustics - Alton Everest, Ken Pohlmann | Capítulos 1, 2
- Introdução à Engenharia de Som - Nuno Fonseca
Data da Prova de Aptidão Científica
Para cada ano lectivo é anunciada qual a data de realização da Prova de Aptidão Científica, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Tecnologias da Música.
2.2 - Entrevista
A Entrevista é realizada individualmente, e guia-se pelos seguintes critérios de avaliação:
a) Expectativas relativamente ao curso;
b) Objetivos profissionais a atingir;
c) Experiência em áreas relevantes;
d) Motivação e interesse;
e) Preparação de base;
f) Disponibilidade.
NOTA: Apenas os candidatos que tenham obtido avaliação positiva na Prova de Aptidão Científica poderão realizar a Entrevista. |
Data da Entrevista
Para cada ano lectivo é anunciada qual a data de realização da Entrevista, no correspondente Calendário das Candidaturas para a Licenciatura em Tecnologias da Música.
2.3 - Prova Auditiva
A Prova Auditiva consiste na reprodução entoada de uma melodia dada e na marcação da pulsação de base a partir da audição de um excerto musical. Será realizada no final da Entrevista de cada candidato.
2.4 - Análise Curricular
Será ainda avaliado o curriculo académico e profissional apresentado pelo candidato.
3. NOTA DE CANDIDATURA, SERIAÇÃO E COLOCAÇÃO
A seriação dos candidatos para matrícula e inscrição no ciclo de estudos é realizada com base numa nota de candidatura. A nota de candidatura é a resultante do cálculo, até às décimas, da seguinte expressão:
NC = (0,9 x PE) + (0,1 x HA)
em que:
NC = Nota de candidatura;
PE = Nota obtida na prova específica
HA = Classificação final da habilitação com que se candidata (média final do curso com o qual se candidata)
Colocação nas vagas
A colocação dos candidatos nas vagas fixadas é feita por ordem decrescente da lista seriada elaborada. O resultado final exprime-se através de uma das seguintes situações: colocado, não colocado, excluído.
4. PROCESSO DE CANDIDATURA
4.1 - Documentos necessários
- 1 fotografia tipo passe em formato digital (.jpg ou .pdf);
- Cópia do cartão de cidadão (para efeitos de candidatura);
- Certificado de habilitações discriminativo e com média final do curso (emitido e autenticado pelas entidades competentes (.pdf);
- Plano de estudos com a carga horária (publicação do DR ou documento autenticado pelos serviços académicos).
ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL
Todos os documentos a serem entregues em formato digital deverão corresponder ao tipo requerido, habitualmente .jpg ou .pdf. Caso necessite de converter os ficheiros para o tipo correcto, aconselhamos a utilização das seguintes ferramentas:
- Conversão e união de vários documentos para um único ficheiro .pdf - topdf.com
- Converter ficheiros de vários tipos em ficheiros tipo .jpg - iloveimg.com
- Agrupar vários documentos num único ficheiro comprimido - ezyzip.com
4.2 - Iniciar o processo de candidatura
ANTES DE COMEÇAR
a) Certifique-se do Concurso de Acesso pelo qual pretende candidatar-se.
A escolha é unicamente da responsabilidade do candidato e não será possível efectuar troca de Concurso após a formalização da candidatura.
b) Prepare todos os documentos descritos no ponto 4.1.
c) Garanta que tem acesso a um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet.
Todo o processo de candidatura é realizado online.
c) Certifique-se que tem acesso a uma conta de email funcional.
Irá receber via email os dados do seu registo no portal das candidaturas.
d) De preferência, utilize um dos seguintes browsers para aceder ao portal das candidaturas:
- Mozilla Firefox (download);
- Google Chrome (download).
PROCESSO DE CANDIDATURA
O candidato deverá realizar a sua candidatura online, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário das Candidaturas correspondente a cada ano lectivo.
1) Aceder ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet. O portal não estará disponível para candidaturas antes e depois do prazo estipulado.
2) Seleccionar o menu "Candidaturas".
3) Seleccionar o Concurso/Regime de Acesso pretendido.
4) Criar um novo Registo de Utilizador.
5) Ler e aceitar os Termos e Condições.
6) Preencher os campos para criação de um novo Registo.
ATENÇÃO: o Nome de Utilizador deverá ser apenas em letras minúsculas, e não deverá conter espaços nem acentos.
7) Clicar em "Submeter".
8) Entrar na conta de email que introduziu para registo. Deverá ter recebido um email com um pedido de confirmação do Registo que acabou de realizar.
9) Clicar no link de confirmação apresentado no email.
10) Regressar ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet, e clicar em "Entrar/Registar", no canto superior direito do ecrã.
11) Introduzir, na zona "Autenticação", o Nome de Utilizador e Password que escolheu.
12) Prosseguir com a candidatura cicando no link "Seleccionar regime".
13) Iniciar o preenchimento da candidatura clicando no botão "Seguinte".
14) Preencher os campos com os dados requeridos. No final clicar no botão "Seguinte".
15) Seleccione o Curso a que se pretende candidatar. Depois cique no botão "Seguinte".
15b) APENAS PARA REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR (se não escolheu candidatar-se por este Concurso de Acesso, salte para o passo 16)
Preencher os campos com a informação requerida. Depois clicar em "Seguinte"
16) Preencher os campos com os seus dados pessoais. Depois clicar em "Seguinte".
17) Seleccione a Área de Especialização a que se candidata (Variante/Ramo). Não necessitará de realizar nenhuma acção para o item "Taxa de candidatura". Depois clique no botão "Seguinte".
18) Carregue os documentos descritos no ponto 4.1, clicando no botão "Browse" do item correspondente. No final clique no botão "Seguinte".
ATENÇÃO:
a) Os documentos digitais a serem enviados deverão estar disponíveis numa pasta de ficheiros do dispositivo (computador, tablet, smartphone) a partir do qual se encontra a fazer a candidatura.
b) Para cada item só poderá carregar um ficheiro. Se necessitar de agrupar documentos com várias partes num único ficheiro, recomendamos que leia a secção "ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL" no final do ponto 4.1.
c) A candidatura só poderá ser finalizada após ter entregue todos os documentos obrigatórios.
d) Se necessitar de informações adicionais sobre algum documento, passe o cursor sobre o ponto de interrogação (?) ao lado da descrição.
19) Nesta altura deverá ser-lhe apresentado um Resumo da Candidatura. Confirme que todos os dados que introduziu anteriormente estão correctos. No final clique no botão "Finalizar".
20) Neste passo deverá realizar a Formalização da Candidatura. Ser-lhe-á pedido que, uma vez mais, confirme os dados introduzidos. Se necessitar de alterar algum dos campos clique em "Alterar Dados Candidatura". Se tudo estiver correcto seleccione a opção "Formalizar Candidatura".
21) A sua candidatura terá sido formalizada. Descarregue os documentos (.pdf) para "Pagamentos de Pré-Requisitos" e o "Comprovativo Candidatura". Ambos serão necessários para as fases seguintes do processo. Deverá também receber um email com a confirmação da formalização da candidatura.
22) Poderá agora proseguir para o ponto "4.3 - Pagamento da taxa de candidatura".
4.3 - Pagamento da taxa de candidatura
O valor fixado para a Taxa de Candidatura ao Concurso de Acesso para Titulares de Cursos Superiores, na Licenciatura em Tecnologias da Música é de:
- 63,00 (sessenta e três euros).
O pagamento da taxa de candidatura apenas poderá ser realizado após ter sido formalizada a candidatura (ver 4.2). O candidato deverá utilizar as informações facultadas no documento "Pagamentos de Pré-Requisitos", disponível para descarga no final do processo de candidatura.
A taxa de candidatura deverá ser paga através da rede de Caixas Automáticas Multibanco, seleccionando a operação "Pagamentos" -> "Pagamentos de Serviços em Euros". A Referência MB estará diponível entre 24 a 48h úteis após o momento de formalização da candidatura.
Deverá realizar o pagamento da Taxa de Candiatura no máximo até à data limite apresentada no documento "Pagamento de Pré-Requisitos". Se o pagamento não for efectuado até esta data, a candidatura será considerada como inválida.
Após o pagamento poderá validar a conclusão acedendo ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet com as suas credenciais.
IMPORTANTE: Informamos aos candidatos que o pagamento da candidatura ao concurso local não será devolvido em caso de desistência ou de não cumprimento dos requisitos do concurso. Ao efetuar o pagamento, o candidato concorda com esta política de não devolução. |