O concurso de acesso à Licenciatura em Tecnologias da Música por via de reingresso é aplicável apenas a estudantes que já frequentaram a ESML.
O reingresso é o ato pelo qual um estudante, após uma interrupção dos estudos num determinado curso e instituição de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.
Entende-se por “mesmo curso”, os cursos com idêntica designação e conduzindo à atribuição do mesmo grau ou os cursos com designações diferentes mas situados na mesma área científica, tendo objetivos semelhantes, ministrando uma formação científica similar e conduzindo:
a) À atribuição do mesmo grau;
b) À atribuição de grau diferente, quando tal resulte de um processo de modificação ou adequação entre um ciclo de estudos conducente ao grau de bacharel e um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado ou entre um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado e um ciclo de estudos integrado de mestrado.
Não tem limitações quantitativas, ou seja, não estão sujeitos a vagas.
PROCESSO DE CANDIDATURA
1. Documentos necessários
- Cópia do Cartão de Cidadão - frente e verso - em formato digital (.pdf);
- 1 fotografia tipo passe em formato digital (.jpg ou .pdf);
ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL
Todos os documentos a serem entregues em formato digital deverão corresponder ao tipo requerido, habitualmente .jpg ou .pdf. Caso necessite de converter os ficheiros para o tipo correcto, aconselhamos a utilização das seguintes ferramentas:
- Conversão e união de vários documentos para um único ficheiro .pdf - topdf.com
- Converter ficheiros de vários tipos em ficheiros tipo .jpg - iloveimg.com
- Agrupar vários documentos num único ficheiro comprimido - ezyzip.com
2. Iniciar o processo de candidatura
ANTES DE COMEÇAR
a) Certifique-se do Concurso de Acesso pelo qual pretende candidatar-se.
A escolha é unicamente da responsabilidade do candidato e não será possível efectuar troca de Concurso após a formalização da candidatura.
b) Prepare todos os documentos descritos no ponto 1.
c) Garanta que tem acesso a um computador ou dispositivo móvel com ligação à internet.
Todo o processo de candidatura é realizado online.
c) Certifique-se que tem acesso a uma conta de email funcional.
Irá receber via email os dados do seu registo no portal das candidaturas.
d) De preferência, utilize um dos seguintes browsers para aceder ao portal das candidaturas:
- Mozilla Firefox (download);
- Google Chrome (download).
PROCESSO DE CANDIDATURA
O candidato deverá realizar a sua candidatura online, dentro dos prazos estabelecidos pelo Calendário das Candidaturas correspondente a cada ano lectivo.
1) Aceder ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet. O portal não estará disponível para candidaturas antes e depois do prazo estipulado.
2) Seleccionar o menu "Candidaturas".
3) Seleccionar o Concurso/Regime de Acesso pretendido.
4) Criar um novo Registo de Utilizador.
5) Ler e aceitar os Termos e Condições.
6) Preencher os campos para criação de um novo Registo.
ATENÇÃO: o Nome de Utilizador deverá ser apenas em letras minúsculas, e não deverá conter espaços nem acentos.
7) Clicar em "Submeter".
8) Entrar na conta de email que introduziu para registo. Deverá ter recebido um email com um pedido de confirmação do Registo que acabou de realizar.
9) Clicar no link de confirmação apresentado no email.
10) Regressar ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet, e clicar em "Entrar/Registar", no canto superior direito do ecrã.
11) Introduzir, na zona "Autenticação", o Nome de Utilizador e Password que escolheu.
12) Prosseguir com a candidatura cicando no link "Seleccionar regime".
13) Iniciar o preenchimento da candidatura clicando no botão "Seguinte".
14) Preencher os campos com os dados requeridos. No final clicar no botão "Seguinte".
15) Seleccione o Curso a que se pretende candidatar. Depois cique no botão "Seguinte".
15b) APENAS PARA REGIME DE REINGRESSO E DE MUDANÇA DE PAR INSTITUIÇÃO/CURSO NO ENSINO SUPERIOR (se não escolheu candidatar-se por este Concurso de Acesso, salte para o passo 16)
Preencher os campos com a informação requerida. Depois clicar em "Seguinte"
16) Preencher os campos com os seus dados pessoais. Depois clicar em "Seguinte".
17) Seleccione a Área de Especialização a que se candidata (Variante/Ramo). Não necessitará de realizar nenhuma acção para o item "Taxa de candidatura". Depois clique no botão "Seguinte".
18) Carregue os documentos descritos no ponto 1, clicando no botão "Browse" do item correspondente. No final clique no botão "Seguinte".
ATENÇÃO:
a) Os documentos digitais a serem enviados deverão estar disponíveis numa pasta de ficheiros do dispositivo (computador, tablet, smartphone) a partir do qual se encontra a fazer a candidatura.
b) Para cada item só poderá carregar um ficheiro. Se necessitar de agrupar documentos com várias partes num único ficheiro, recomendamos que leia a secção "ENTREGA DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL" no final do ponto 1.
c) A candidatura só poderá ser finalizada após ter entregue todos os documentos obrigatórios.
d) Se necessitar de informações adicionais sobre algum documento, passe o cursor sobre o ponto de interrogação (?) ao lado da descrição.
19) Nesta altura deverá ser-lhe apresentado um Resumo da Candidatura. Confirme que todos os dados que introduziu anteriormente estão correctos. No final clique no botão "Finalizar".
20) Neste passo deverá realizar a Formalização da Candidatura. Ser-lhe-á pedido que, uma vez mais, confirme os dados introduzidos. Se necessitar de alterar algum dos campos clique em "Alterar Dados Candidatura". Se tudo estiver correcto seleccione a opção "Formalizar Candidatura".
21) A sua candidatura terá sido formalizada. Descarregue os documentos (.pdf) para "Pagamentos de Pré-Requisitos" e o "Comprovativo Candidatura". Ambos serão necessários para as fases seguintes do processo. Deverá também receber um email com a confirmação da formalização da candidatura.
22) Poderá agora proseguir para o ponto "3. Pagamento da taxa de candidatura".
3. Pagamento da taxa de candidatura
O valor fixado para a Taxa de Candidatura ao Concurso de Acesso por Reingresso, na Licenciatura em Tecnologias da Música é de:
- 40,00 € (quarenta euros)
O pagamento da taxa de candidatura apenas poderá ser realizado após ter sido formalizada a candidatura (ver 2). O candidato deverá utilizar as informações facultadas no documento "Pagamentos de Pré-Requisitos", disponível para descarga no final do processo de candidatura.
A taxa de candidatura deverá ser paga através da rede de Caixas Automáticas Multibanco, seleccionando a operação "Pagamentos" -> "Pagamentos de Serviços em Euros". A Referência MB estará diponível entre 24 a 48h úteis após o momento de formalização da candidatura.
Deverá realizar o pagamento da Taxa de Candiatura no máximo até à data limite apresentada no documento "Pagamento de Pré-Requisitos". Se o pagamento não for efectuado até esta data, a candidatura será considerada como inválida.
Após o pagamento poderá validar a conclusão acedendo ao Portal de Candidaturas Online - CSSnet com as suas credenciais.
IMPORTANTE: Em caso de desistência do candidato o pagamento da taxa de candidatura não lhe será reembolsado. |